13 maio, 2009

Encontro dos Assessores da Pastoral da Juventude do Regional SuL II

Tema: “Setor Juventude e Ministério do assessor (a)”.
Assessores: D. Eduardo Pinheiro da Silva e Pe. Gisley Azevêdo Gomes.
Estão sendo convidados os coordenadores Diocesanos do Setor Juventude, das Pastorais da Juventude para participar juntos com assessores da PJB e do Setor Juventude.
Sendo que no dia 02 de junho será o encontro para todos os coordenadores e assessores. E no dia 03 e 04 será específico para os assessores da PJB e Setor Juventude.
Data: 01 de junho a 04 de junho de 2009. (Inicia dia 1º de junho chegada e termina no dia 04 de junho com o almoço.)
Local: Seminário Propedêutico de Maringá. Rodovia BR 376 km 130 saída para Paranavaí-Pr

Mensagem da CNBB por ocasião da memória da abolição da escravatura

“... para dar liberdade aos oprimidos.” (Lc 4, 18)
O sonho de liberdade, desde sempre, moveu o coração humano.
O dia 13 de maio acentua os 121 anos da Assinatura da Lei Áurea que declarou extinta legalmente qualquer forma de trabalho escravo no Brasil. Foi um fato marcante para nosso País, mas que exige um complemento, pois a abolição da escravatura é uma obra inconclusa, devido às precárias condições de vida da população negra.
A riqueza do Brasil Colônia e Império foi construída, principalmente, pelas mãos dos negros e negras que foram feitos escravos. A memória desse fato motiva a sociedade a estar ciente da dívida que ainda tem para com os descendentes dos povos africanos.
A Abolição da Escravatura não foi acompanhada por medidas de inserção dos afro-brasileiros na sociedade como portadores de direito. Não significou a melhoria nas condições de vida dos descendentes desse povo. Somam-se a esta situação a ameaça à sobrevivência, a desconsideração à cultura e à tradição herdadas. Leia na íntegra

Objetivo, natureza e finalidade da atividade do assessor

Contando com a assessoria da Francine Porfírio Ortiz, consultora da Praemium Consultoria, de Curitiba, os Assessores da Pastoral Catequética , reunidos em Curitiba, estudaram o tema: "Objetivo, natureza e finalidade da atividade do assessor".
Dos assuntos propostos por Francine, se destacaram:
O assessor é assistente ou participante de funções de outrem; ele deve atuar como aquele que vem facilitar as ações, a partir de sua prática em: observar o desenvolvimento dos trabalhos e da equipe, ou seja, ACOMPANHAMENTO; identificar as demandas e as necessidades que surgem na equipe de trabalho, ou seja, OLHAR CRÍTICO; estudar técnicas e alternativas que respondam às necessidades necessárias, procurando, inclusive, ajuda profissional, ou seja, TEORIA-PRÁTICA; Desenvolver alternativa identificada como a melhor na minha realidade, ou seja, ANICIATIVA e OUSADIA (e isso envolve mudanças, e mudança gera medo, por isso é necessário a iniciativa e ousadia).
É necessário uma homeostase funcional, ou seja, tem que ver o processo também e não ver tão somente o resultado. Percebe-se hoje, na maioria das empresas e também na Igreja, ver só o resultado, não importando, muitas vezes, com o processo que leva ao bom resultado.
Leitura do Meio ambiente: a partir do todo. Ver um todo é em certa parte, um poder, que pode ser usado tanto para ao bem, quanto para ao mal. O campo do assessor é ajudar a desenvolver o potencial real de sua equipe. Esse deve ser o olhar do assessor. Isso torna o assessor um super-visionário (tornar o geral a especificidade de seu trabalho).
A comunicação é um elemento fundamental para qualquer assessor. Pode acontecer o "Duplo vínculo": em geral não são idéias claras, “ordens claras”. Tem que ser claros na sua fala. Às vezes é um ótimo assessor que não sabe se comunicar, por isso é tachado de mal assessor.
E por fim, o assessor tem que ter Ética. Há regras que existem na instituição que não estão escritas. Tem que entender qual o funcionamento que existe ali. Não podemos impor algo que faz parte da ética interna, conclui Ortiz.

Texto: Pe. Wilson Alexandre Pintenho
Fonte: Diocese de Umuarama

Hoje Terço na Praça na cidade de Maringá-Pr



Hoje(13) dia de Nossa Senhora de Fátima, a Comissão do núncio da Arquidiocese de Maringá, promove o Terço na Praça. Será a partir das 18h na Praça Raposo Tavares, no centro da cidade. Centenas de pessoas são esperadas para este precioso momento de oração da Igreja Católica. A organização pede que os fiéis levem velas. Assista ao vídeo sobre o TERÇO NA PRAÇA.

A vergonha na Câmara Municipal de Maringá

Ontem na sesão da Câmara Municipal de Maringá os vereadores Humberto Henrique, Manoel Sobrinho, Marly Martin, Flávio Vicente e Mário Verri apresentaram requerimento solicitando ao prefeito Silvio Barros II (PP) a relação de todos os ocupantes de cargos comissionados, com nome, valor, cargo, função e atribuições desempenhadas, setor e horário de trabalho e foi rejeitado pelos vereadores bajuladores do profeito. É uma vergonha e um desrespeito para com o povo.

Câmara aprova estabilidade no emprego para quem tiver guarda de recém-nascido



A Câmara dos Deputados aprovou no dia 5 projeto de lei complementar, que estende a estabilidade no emprego a quem obtiver a guarda do recém-nascido, quando a mãe biológica morrer nos meses seguintes ao parto. A estabilidade no emprego é um direito garantido pela Constituição às mães por cinco meses, após o parto. Mais informações

PJ de Maringá presta homenagem ao padre Hilário Dick

Para homenagear este discípulo de Cristo e amigo da juventude, a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maringá publica o seu mais recente artigo. Pe Hilário Dick nos proporciona conhecer pensamentos gestados por 72 anos de vida a serviço do Reino e Deus, grande parte em prol da juventude.
Ele é autor de vários livros sobre evangelização da juventude, foi assessor nacional da Pastoral da Juventude, coordena o curso de pós-graduação em Juventude da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo, participa da Rede Latino-Americana de Pesquisadores em Juventude, é pesquisador da juventude no Instituto Humanitas Unisinos, é doutor em Literatura Brasileira, é padre jesuíta e há 30 anos acompanha grupos de jovens. Estamos falando do padre Hilário Dick que ontem (12) comemorou mais um ano de vida. Leia o artigo