09 janeiro, 2010

São Paulo é um exemplo da mercantilização das cidades

Para a Relatoria, São Paulo é um exemplo da mercantilização das cidades, com a entrega de seus espaços à iniciativa privada e transferência da população pobre para regiões cada vez mais afastadas do centro, muitas vezes situadas em áreas de risco. "Antes de atender a interesses econômicos, a cidade precisa atender aos seus moradores".
De acordo com os relatos, a situação das comunidades é grave e precária: famílias próximas ou com suas casas dentro de córregos poluídos, ameaças de despejo e reintegração de posse, violências diversas e incerteza sobre o futuro. Leia na íntegra

Padre João disse: Entre os grandes sofrimentos que eu Venho tendo...

Em contato com Pe João Caruana que se encontra em Guajará-Mirim ele disse:
“Entre os grandes sofrimentos que eu venho tendo todos estes sete anos é que os Movimentos e Pastorais Sociais (inclusive a CNBB) não entenderam o dever deles no governo Lula”.
No ano de 2004 escrevi dizendo que não podemos subestimar vários bons resultados de Lula e coloquei o controle da inflação que na Venezuela já era um problema e muitas lideranças acharam que Lula tem muito a aprender de Chávez... E não o contrário. Especialmente sobre o modelo econômico etc.
A noticia “Chávez anuncia desvalorização e cria duas taxas para moeda venezuelana”, deve ajudar muita gente a rever a avaliação deles, inclusive do pré-candidato Requião e agradecer Lula por ter ficado firme no caminho dele.
Veja aqui "Chávez anuncia desvalorização e cria duas taxas para moeda venezuelana"

Fórum Social Mundial, décima edição

Dez anos depois, Fórum Social Mundial volta a Porto Alegre para "redescobrir" suas origens, celebrando seus 10 anos. Ocorre de 25 a 29 de janeiro. As atividades acontecem em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e Gravataí.
"Os milhares de ativistas que se reunirão em Porto Alegre, no final desse mês, terão várias razões para comemorar seu feito. Mas também estarão diante do fracasso de um dos conceitos estratégicos que levou à convocação do Fórum Social Mundial no início desse século." Leia na íntegra, por Breno Altman