17 junho, 2009

Homenagem ao Padre Gisley

Amigos e amigas, tudo que se diga é de menos. Deixa que diga, contudo, um pouco das minhas lágrimas. Fazia tempo que não chorava tão profundo...O dia todo, de espaço em espaço...
Choro duplo: por Gisley amigo, dedicado, querido, lutador...e por esta juventude que faz esse tipo de coisas.

Falta muita coisa por ser feita...Mesmo que nos matem...É verdade que somos doidos encantados pela juventude!

E não só a juventude boazinha, que reza, que faz coisocas...Por esta juventude que mata porque não foi amada...Uma juventude que nem sabe que é amada.

A grande criminosa é a sociedade que não se ama e, por isso, produz estes frutos que a gente, neste momento, só pode chorar Infelizmente também nós, também a Igreja, também a Pastoral da Juventude é culpada por esta crueldade. Eles que pareciam estar tão longe, de repente entram em nossa casa...

Vontade de abraçar estes meninos e dizer: "Menino! nós te queremos bem..."Mas eles vão sofrer... Provavelmente vão ser mortos também. Que desgraceira!

E fico pensando em D. José Mauro, o mártir do Documento sobre a evangelização da Juventude efico olhando, agora, para o amigo Gisley, mártir daquilo que deveríamos ter começado há muito tempo deixando querelas bobas em vez de irmos ao encontro desses que precisam de nosso afeto.
P. Hilário Dick S.J.
16 de junho de 2009

Festa Junina - Debate e Autógrafos (PT Maringá)

Dia 19 com inicio as 19h30m
- Festa Junina
- Debate com o tema "Mulher na vida privada, divisão de tarefas domésticas"
- Noite de Autógrafos, com Lançamento do livro "DA ARTE DE VOTAR E SER VOTADO", de Reginaldo Benedito Dias.

Solano Rossi escreve livro sobre Nossa Senhora


A Editora Paulus publicou no último dia 9 de junho o novo livro do professor Luiz Alexandre Solano Rossi. Trata-se de uma obra de espiritualidade de título bastante sugestivo e desafiador: VIVER COM MARIA. O livro procura, através de uma linguagem simples, acessível e envolvente, mostrar que é possível viver com mais qualidade de vida transformando as contradições e dramas do dia-a-dia a partir da espiritualidade que irradia de Maria. O livro pode ser encontrado nas Livrarias: Paulinas, Rainha da Paz e Espaço do Livro em Maringá. O professor Luiz Alexandre Solano Rossi é maringaense, ex-pastor protestante e professor da PUC-PR.
Lançamento: Dia 23, terça-feira, na Av. Duque de Caxias, 51 (Centro Pastoral: sala Nossa Senhora Aparecida), ás 20 horas.

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

12º Intereclesial das CEBs -21 a 25 Julho - Porto Velho - RO


As CEBs com entusiasmo preparam para o grande momento do 12º Intereclesial das CEBs, a Província Eclesiástica de Maringá que compreende as dioceses de Maringá, Umuarama, Paranavaí e Campo Mourão com alegria envia 40 representantes.
Cristo continua apontando o caminho para a Amazônia e a Tenda vai se alargando cada vez mais para acolher o povo das CEBs de todos cantos e recantos do Brasil, povos indígenas e povos da América Latina, convidados brasileiros e de várias Nações.
Na Amazônia e em todo o mundo, diziam os bispos reunidos em Manaus, a Igreja é chamada a ser “pastora da criação”. Também neste campo, as comunidades Eclesiais de Base (CEBs) são portadoras de uma profecia que contesta o modelo de desenvolvimento sócio-econômico predatório, ainda vigente.
A Amazônia brasileira possui mais de 3,65 milhões de Km² de florestas continuas, dividida, principalmente, em três tipos: Floresta de Igapó ou Várzea, áreas que ficam alagadas durante parte do ano; Floresta de Terra Firme, terra mais altas da Amazônia, com arvores de grande porte e dossel fechado; Manguezal e Floresta costeiras. Estima-se que existam na região mais de 104 sistemas de paisagem distintas, mais de 55.000 plantas (22% das espécies superiores conhecidas na terra), mais de 1.000 espécies de aves, cerca de 300 espécies de mamíferos dos 502 representados no Brasil e dos 4.650 no mundo, cerca de 550 espécies de répteis já descritas, 163 espécies de anfíbios, entre 2.000 e 3.000 espécies de peixes e um numero ainda desconhecido – mais da ordem de milhões, de insetos e de micro-organismos.

Mudanças com a Copa do Mundo de 2014


A confirmação das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 pela FIFA agitou, como era de se esperar, o espírito nacional, despertando também uma grande expectativa, certa euforia de “salvação” dessas cidades, pelos projetos, obras e negócios que, desde já, os preparativos para a competição aglutinarão. Para Curitiba, por exemplo, foi anunciada uma injeção de R$ 4,5 bilhões para o metrô, melhorias no estádio onde serão realizados os jogos, no aeroporto, nas principais vias de trânsito e de integração metropolitana, entre outras obras. Temos mais é que comemorar os muitos frutos que o evento deverá trazer, esperando contabilizar também dividendos turísticos – ocupação da rede hoteleira, movimentação em restaurantes, bares, shoppings, comércio em geral - mas não podemos deixar passar a oportunidade para dizer aos nossos gestores públicos que as nossas cidades, que não são apenas 12, mas milhares – somente no Paraná, as sedes municipais somam 399 – não podem ficar à mercê de eventos esporádicos, motivações extraordinárias, para pôr em prática planos de desenvolvimento que contemplem suas populações com obras necessárias que trazem benefícios sociais, geram emprego, renda, qualidade de vida, avanços...

Divanzir Chiminacio
Presidente da Fecopar

Festa Junina - Lar Escola da Criança de Maringá

Líder de camponeses é morto em emboscada

O agricultor Luiz Lopes Barros, presidente da Liga dos Camponeses Pobres no Pará, organização que tem estado à frente, juntamente com outras entidades, na defesa dos trabalhadores que ocupam o complexo Forkilha, no sul do Estado, foi brutalmente assassinado, na última sexta-feira, em uma emboscada realizada em uma estrada vicinal do município de Conceição do Araguaia. Leia a matéria

Cidade de Maringá - Conselheira é suspeita de destruir documentos

A conselheira tutelar Noêmia Conceição Pereira , que já integrou o Conselho de Ética do PPS de Maringá e foi CC no primeiro mandato do prefeito Silvio II por indicação do partido, é a principal suspeita de ter destruído documentos públicos referentes a cerca de 250 casos que estavam sob sua responsabilidade. Ela foi denunciada ontem à Promotoria da Infância e Juventude e hoje à Polícia Civil pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e pelo próprio CT. Noêmia admitiu algumas das irregularidades. Nesta quarta-feira pela manhã o CMDCA reúne-se para decidir quais os procedimentos administrativos que serão tomados em relação à conselheira. Matéria publicada no blog do Rigon, continue lendo.

Felicidade, um sentimento a ser vivido


Saber o que deixa você realizado e viver esse momento intensamente é a saída para uma vida um pouco mais feliz

Émerson Oliveira

Cada um de nós tem uma opinião própria sobre as grandes indagações da vida. Não é diferente quando o assunto é felicidade. Em algum momento da vida, todos já fomos questionados se somos felizes ou não. Na maioria das vezes, a reposta é aquela que sempre está na ponta da língua: “Sim! Tenho dinheiro, tenho saúde, reconhecimento profissional etc. Sou feliz!”. Mas será que isso significa ser feliz? Leia na íntegra

Enquete Jornal Matéria Prima

O Jornal Matéria Prima esta com a enquete:
Você acha que detentos devem trabalhar para se manter nos presídios?
Clique aqui e vote

Relatório discute o Direito à Educação nos presídios

A matéira traz entrevista com o Relator Especial sobre o Direito à Educação das Nações Unidas, Vernor Muñoz, é muita rica a entrevista, dados importantes, vale a pena ler.
Produzido pelo Relator Especial sobre o Direito à Educação das Nações Unidas, Vernor Muñoz, o relatório defende que a educação das pessoas privadas de liberdade seja um “imperativo em si própria”
Tatiana Lotierzo,
da Campanha Latinoamericana pelo Direito à Educação
“O Direito à Educação das pessoas nos presídios” é o tema do "Relatório de Promoção e Proteção dos Direitos Humanos, Civis, Políticos, Econômicos, Sociais e Culturais, incluindo o Direito ao Desenvolvimento" que o Relator Especial sobre o Direito à Educação das Nações Unidas, Vernor Muñoz, apresentou ao Conselho de Direitos Humanos da ONU em Assembléia Geral no dia 2 de junho. ...continue lendo...

Novo julgamento para Massacre de Eldorado Carájas

Marcado para o próximo dia 23 no Supremo Tribunal de Justiça, em Brasília, o recurso especial do coronel da polícia militar paraense, Mário Colares Pantoja, condenado a 228 anos de prisão por comandar o Massacre de Eldorado de Carajás.
Em abril de 1996, no município de Carajás, sul do Pará, 155 policiais assassinaram19 trabalhadores rurais, deixaram centenas de feridos e 69 mutilados. Com forte repercussão internacional, o episódio marcou a luta dos trabalhadores camponeses pela reforma agrária.
Entre os policiais, 144 foram incriminados e julgados, mas apenas dois comandantes foram condenados: Pantoja e o major José Maria Pereira de Oliveira (condenado a 154 anos de prisão). Ambos aguardam a análise do recurso da sentença em liberdade, que está sob avaliação da ministra Laurita Vaz.
Para o dia do julgamento no STJ, estão previstas vigílias e celebrações em memória dos agricultores assassinados. Para o advogado do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Ney Strozake, “é importante que os movimentos sociais e direitos humanos estejam presentes e pressionem para que se cumpra justiça e se mantenha a condenação deste que é um dos principais responsáveis pelo massacre”.
Fonte: Brasil de Fato