21 março, 2010

Papa pede desculpa a vítimas de abusos sexuais de padres

O papa Bento 16 através de carta pediu desculpas às vítimasde de abusos sexuais cometidos por padres no país da Irlanda o mais afetados por escândalos de pedofilia na Igreja .
Penso que a carta deveria ter também atingindo os outros países que também ocorreu abuso sexual cometido por padres, como o Brasil, Áustria, Holanda e Alemanha.
Na carta o papa reconheceu o sofrimento que as revelações trouxeram à comunidade católica do país. De acordo com a BBC Brasil, Bento 16 admitiu que as vítimas e os parentes se sentem traídos pela Igreja após décadas de abusos sexuais de crianças e jovens por sacerdotes. “Vocês sofreram dolorosamente e eu verdadeiramente sinto muito”, disse o papa no documento.
Na Irlanda a carta desde ontem(20) começou a ser lida durante as missas. No texto, o papa também criticou o tratamento dado pela hierarquia da Igreja às acusações de pedofilia. Para ele, houve “erros sérios” na condução dos casos, mas a carta não pediu a renúncia de nenhum bispo.
Segundo o papa, os culpados de abusos devem “responder perante a Deus e aos tribunais propriamente constituídos pelas ações pecadoras e criminais que cometeram”. O papa disse ainda estar disposto a se encontrar com as vítimas e que a carta deve ajudar a curar as feridas e renovar a fé.

Segunda feira nova etapa de vacinação contra a gripe suína

A partir desta segunda-feira (22), começa mais uma etapa de vacinação contra a influenza A (H1N1) - gripe suína. Até o próximo dia 2, gestantes, crianças com idade entre 6 meses e 2 anos e doentes crônicos. As crianças de 6 meses a 2 anos vão receber uma dose dividida em duas vezes, sendo que a segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira.
Lista de doenças crônicas:
-obesidade grau 3 ou antiga obesidade mórbida (crianças, adolescentes e adultos);
- doenças respiratórias crônicas desde a infância (como fibrose cística, displasia broncopulmonar);
- asmáticos (formas graves);
- doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
- doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (como distrofia neuromuscular);
- imunodeprimidos (como pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
- diabetes mellitus;
- doença hepática (como atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
- doença renal (como insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
- doença hematológica (hemoglobinopatias);
- pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (como doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
- portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
- portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (como hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).