24 fevereiro, 2020

Bom carnaval a todas e a todos! - "Carnaval é a Alegria Popular"

'Carnaval é a Alegria Popular'

“Carnaval é a alegria popular. Direi mesmo, uma das raras alegrias que ainda sobram para a minha gente querida. Peca-se muito no carnaval? Não sei o que pesa mais diante de Deus: se excessos, aqui e ali, cometidos por foliões, ou farisaísmo e falta de caridade por parte de quem se julga melhor e mais santo por não brincar o carnaval. Estive recordando sambas e frevos, do disco do Baile da Saudade: ô jardineira por que estas tão triste? Mas o que foi que aconteceu… Tu és muito mais bonita que a camélia que morreu. Brinque, meu povo povo querido! Minha gente queridíssima. É verdade que quarta-feira a luta recomeça. Mas, ao menos, se pôs um pouco de sonho na realidade dura da vida!”


(Dom Hélder Câmara)


Somos o que quisermos ser!


Brasil no topo quando falamos no feminicídio!



Brasil no topo quando falamos no feminicídio!

As mortes violentas por razões de Gênero nos coloca todos os dias no “medo”.

Ser mulher é ser a luta! Ser mulher é saber que precisamos encarar uma guerra por dia contra a discriminação e opressão que o machismo nos oferece.

Temos o nosso corpo sexualizado a cada instante e isso não pode e nem deve ser aceito, somos assediadas, mortas... Pelo fato de sermos mulheres e vivermos em uma sociedade que ainda nos inferioriza. A cada 7 segundos, aproximadamente, uma mulher é vítima de violência física.

Somos tantas, somos livres e somos o que quisermos ser.

Talvez um dia teremos queda nos tristes números de feminicídio e a sociedade perceberá que não cabe objetificação em um corpo feminino que não nasceu para ser pautado pelo outro.

Enquanto isso não acontece, seguiremos carregando a nossa própria cruz.

Ah... e se Jesus fosse mulher?! Seu coração aceita? Seus olhos enxergam? Seu amor te limita?

“EU SOU DA ESTAÇÃO PRIMEIRA DE NAZARÉ, ROSTO NEGRO, SANGUE ÍNDIO, CORPO DE MULHER’”

Texto Evelyn Bastos que interpretou Jesus Mulher no desfile da Mangueira publicado no seu Instagram.

 (Foto: Antonio Scorza/Reprodução/ Instagram)