24 outubro, 2018

Nota da CNBB por ocasião do 2º turno das eleições

No documento, os bispos reforçam que as eleições são ocasião de exercício da democracia que requer dos candidatos propostas e projetos que apontem para a construção de uma sociedade em que reinem a justiça e a paz social. Os bispos exortam a que se deponham as armas de ódio e de vingança que têm gerado um clima de violência, estimulado por notícias falsas, discursos e posturas radicais, que colocam em risco as bases democráticas da sociedade brasileira. 

Abaixo, a íntegra do documento.  


Nota da CNBB por ocasião do 2º turno das eleições

Jesus Cristo é a nossa paz! (cf. Ef 2,14)

O Brasil volta às urnas para eleger seu novo presidente e, em alguns Estados e no Distrito Federal, seu governador. Fiel à sua missão evangelizadora, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de seu Conselho Episcopal Pastoral (Consep), reunido em Brasília-DF, nos dias 23 e 24 de outubro, vem ratificar sua posição e orientações a respeito deste importante momento para o País.

Eleições são ocasião de exercício da democracia que requer dos candidatos propostas e projetos que apontem para a construção de uma sociedade em que reinem a justiça e a paz social. Cabe à população julgar, na liberdade de sua consciência, o projeto que melhor responda aos princípios do bem comum, da dignidade da pessoa humana, do combate à sonegação e à corrupção, do respeito às instituições do Estado democrático de direito e da observância da Constituição Federal.

Na missão de pastores e profetas, nós, bispos católicos, ao assumirmos posicionamentos pastorais em questões sociais, econômicas e políticas, o fazemos, não por ideologia, mas por exigência do Evangelho que nos manda amar e servir a todos, preferencialmente aos pobres. Por isso, “a Igreja reivindica sempre a liberdade, a que tem direito, para pronunciar o seu juízo moral acerca das realidades sociais, sempre que os direitos fundamentais da pessoa, o bem comum ou a salvação humana o exigirem (cf. Gaudium et Spes, 76). Não podemos nos calar quando a vida é ameaçada, os direitos desrespeitados, a justiça corrompida e a violência instaurada” (CNBB – Mensagem ao Povo de Deus – 19 de abril de 2018). Inúmeros são os testemunhos de bispos que, na história do país, se doaram e se doam no serviço da Igreja em favor de uma sociedade democrática, justa e fraterna.

A CNBB reafirma seu compromisso, sobretudo através do diálogo, de colaborar na busca do bem comum com as instituições sociais e aqueles que, respaldados pelo voto popular, forem eleitos para governar o País.

Exortamos a que se deponham armas de ódio e de vingança que têm gerado um clima de violência, estimulado por notícias falsas, discursos e posturas radicais, que colocam em risco as bases democráticas da sociedade brasileira. Toda atitude que incita à divisão, à discriminação, à intolerância e à violência, deve ser superada. Revistamo-nos, portanto, do amor e da reconciliação, e trilhemos o caminho da paz!

Por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, invocamos a bênção de Deus para o povo brasileiro.

Brasília-DF, 24 de outubro de 2018

Dom Murilo S. R. Krieger
Arcebispo de São Salvador
Presidente da CNBB em exercício
Dom Guilherme Antônio Werlang
Bispo de Lajes
Vice-Presidente da CNBB em exercício
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário-Geral da CNBB

Fonte: CNBB

Vale a pena ler o depoimento do meu amigo o Teólogo Celso Pinto Carias



O PT me decepcionou e MUITO. Sacrifiquei juventude e até família por acreditar na CAUSA. Os setores que comandavam o PT não tinham o direito de não caminhar com o POVO. Deveriam correr o risco de perder eleições buscando quebrar o sistema e não manter o modelo predominante de GOVERNABILIDADE. Possibilitou que, de fato, houvesse desvios sérios, manchando a história de muitos que não se corromperam. Mas somente uma pessoa desonesta ou submetida a forte propaganda do ódio, pode concluir que o PT institucionalizou a CORRUPÇÃO. Entrei no PT em 1986 e saí em 2004, antes que a construção do antipetismo tomasse grandes proporções. O PT ainda não fez uma profunda revisão do seu caminho. APESAR DE TUDO voto sem vacilar em HADDAD. Trata-se de um voto na DEMOCRACIA, NA PAZ, NO RESPEITO, NO AMOR, na garantia de que posso respirar gás na rua, e tomar pimenta na cara, mas que não serei processado por pensar de forma diferente. Trata-se de não dar condições para que inocentes morram. Por favor, esta CORTINA DE FUMAÇA poderosa que conseguiram criar de FAMÍLIA, ABORTO, KIT GAY, COMUNISMO (KKKKKKKK), com o auxílio de lideres religiosos, muitos por sincero medo, e outros por puro oportunismo, possa ser retirada de sua frente. E PT, POR FAVOR, GANHANDO OU PERDENDO, REVEJA O SEU CAMINHO. Que o DEUS DA VIDA seja a nossa luz e que possamos caminhar juntos se o pior acontecer. (Celso Pinto Carias - Doutor em Teologia pela PUC-Rio, mendigo de Deus, morador da Baixada Fluminense).  

----------------

Celso Pinto Carias, vive em Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. É doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde trabalha. Assessor das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB (Comissão do Laicato, Setor CEBs), vem acompanhando a vida dessas Comunidades desde 1989, quando ajudou a coordenar os serviços do 7º Encontro Intereclesial, em Duque de Caxias. Participa do grupo de assessoras e assessores da Ampliada Nacional das CEBs.

Um lindo exemplo Com dinheiro do Dízimo, padre e comunidade constroem casas para famílias em extrema pobreza.

Sou Fernando Haddad


Para refletir