29 outubro, 2008

Para entender paróquias com CEBs e Pequenas Comunidades

De uma forma muita clara, de fácil entendimento o artigo apresenta como é uma paróquia organizada em “Uma Rede de Comunidades”, levando a compreensão o que são as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e o que são Pequenas Comunidades.
Que tipo de paróquia a Igreja quer após a assembléia celebrada á luz do documento de Aparecida?
“O pensamento chave é que a paróquia deve ser organizada em varias Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e outras Pequenas Comunidades e assim se torna verdadeiramente “Uma Rede de Comunidades”. O que significa isto para a nossa paróquia?”
O artigo é de Pe João Caruana que escreveu para, seus paroquianos(as), publicado no informativo paroquial com o título: A PÁROQUIA APÓS A ASSEMBLÉIA.
Vale a pena ler o artigo, é de fácil entendimento.
“Agora, cabe aos indivíduos e individuas dessas pequenas comunidades frutos dos vários movimentos que atuam na paróquia, ajudar no trabalho pastoral da paróquia que acontece em cada comunidade eclesial de base(CEBs). Na verdade no nosso caso, isto já acontece!“.
Leia o artigo na íntegra AQUI

Padre João é pároco da Paróquia São Silvestre, cidade de Maringá – Arquidiocese de Maringá.

Novelas uma Escola de criminalidade dentro de nossas casas

Muito raramente assisto novelas, infelizmente ou felizmente, nesta semana com oportunidade de ficar em casa a noite e estou acompanhando a novela da globo, uma verdadeira escola de criminalidade, de valores não cristãos.
Minha mãe e meu pai acompanham com freqüência as novelas e diante do que estou acompanhando esta semana e o que meus pais relataram, as famílias precisam ficar atentas.
Já algum tempo venho tentando entender tanto envolvimento ilícito de crianças e adolescentes, semana passada publiquei aqui em meu blog a matéria “Fé precisa de sustentação”, onde um menino disse que gostaria de ser “ladrão” por que sendo “ladrão” poderia levar comida para casa. Percebo ausência de verdadeiras pessoas que sejam referencia.
Diante do capitalismo maldito, do individualismo imposto pela sociedade que discrimina e exclui além de impor uma falsa consciência que inverte ou camufla a realidade em prol dos ideais ou vontade da classe dominante.
Diante da correria do dia a dia, onde os pais saem para trabalhar às 6 horas da manhã e só retornam para seus lares a noite e quando chegam tem tanto a fazeres que nem tempo para conversar tem, as crianças e adolescentes fica muita das vezes um período na escola e o outro período pelas ruas a mercê, sabe lá de quem? À noite ficam à frente da televisão, assistindo as novelas que nada de bom ensina infelizmente com elas se aprende como seqüestrar, roubar, matar, prejudicar a outra pessoa alem de desvalorizar o sacramento do matrimonio e destruir as famílias, enfim, uma verdadeira escola de criminalidade. Faltam políticas públicas, falta projetos para tirar crianças e adolescentes das ruas. Vereadores cadê os projetos que resgatam a vida, a cidadania.
Ta faltando vozes proféticas. Cadê o povo bom. Cadê o povo consciente. Cadê as Igrejas. Cadê as instituições e organizações não governamentais. Esses povos bons precisam se unir para elaborar projetos, cobrar projetos dos órgãos competentes, cobrarem políticas publicas, cobrar mudanças nos conteúdos dos programas da TV.
Se visitarmos os bairros durante o dia, vamos encontrar diversas salas e salões pertencentes às Igrejas, associações e outros de portas trancadas, vazios, sendo que poderiam estar sendo usados para realização de projetos que resgatam a vida e a dignidade da pessoa humana.
A situação é gritante, não podemos perder a esperança, recomeçar sempre é preciso, não podemos nos calar, precisamos nos unir para transformar essa triste realidade.

Lucimar Moreira Bueno (Lucia)

Silvio II foi o grande perdedor!

Nesta confusão toda envolvendo a eleição de Belinati e a cassação do seu registro pelo TSE, entendo que o grande perdedor foi o prefeito Silvio Barros II. Ele não precisava ir a Londrina e aparecer naquela foto de comemoração junto com Ricardo e Cida. Muitos eleitores votaram nele justamente por acreditarem que ele seja diferente de Ricardo. Sua presença lá, naquele momento, em nada ajuda sua administração. Poderia, pelo menos, demonstrar que não estava interessado na eleição do ‘ficha suja’ de Londrina. Foi decepcionante para todos os eleitores honestos que acreditam que Silvio seja um político honesto e não compactua com os corruptos. Seu currículo político ficou um pouco mais pobre.
Helio Ribeiro II, bloguista
Fonte: Blog do Rigon

Fiquemos atentos!


POR UMA QUESTÃO emergencial, é compreensível que o Congresso coloque na frente de todas as suas pautas, até mesmo do projeto de reforma tributária, a MP do governo com medidas para enfrentar a crise internacional, incluindo, entre outras definições, autorização para o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal socorrer e até comprar instituições financeiras em dificuldades. Longe de insinuar que uma reação pudesse ser dispensada, mas não deixa de preocupar que o pacote, de repente, possa trazer alguma surpresa para as empresas e contribuintes em geral. Fiquemos atentos!

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

“Iniciação à vida cristã”, tema prioritário da próxima Assembléia dos Bispos do Brasil

A “Iniciação à vida cristã” será prioridade da 47ª Assenbléia Geral dos Bispos do Brasil que acontecerá em Indaiatuba, de 22 de abril a 1º de maio de 2009 e terá com tema central a “Formação Presbiteral: Diretrizes e Desafios”.
A prioridade e o tema esta sendo discutido(28 e 29) por uma comissão cosntituída por bispos, padres e leigos com experiência e conteúdo teórico sobre o assunto, especificamente nas áreas da liturgia e da catequese, mas também na Pastoral da Juventude, Pastoral da Comunicação e Pastoral Familiar.
“A preocupação é a seguinte: como transmitir a fé num mundo cada vez mais secularizado, num mundo que oferece muitas possibilidades religiosas? Então, como iniciar alguém na fé cristã, no que diz respeito à adesão a Jesus Cristo, como também à proposta dele?”, explica o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblica Catequética, dom Eugênio Rixen, que veio direto do Vaticano, onde participou do Sínodo dos Bispos, para este encontro na CNBB.
É a primeira reunião e a idéia é pensar num texto que possa ser proposto para a 47ª Assembléia.
Fonte: CNBB

Bancários realizam manifesto por segurança

Em 27/10 aconteceu uma tentativa de assalto com vítimas na agência do Unibanco Maringá Centro e por conta deste episódio o Sindicato dos Bancários de Maringá e Região realizará protesto nesta quarta (29/10) na frente desta unidade do Unibanco. O protesto terá início às 09:00 horas e se estenderá por todo o dia. Esta agência do Unibanco é a única da cidade que ainda não tem mecanismos de segurança com detector de metais sistematicamente pleiteados pelo Sindicato. “Em outra agência do Unibanco em Maringá já foi instalada a porta giratória e houve uma redução significativa de assaltos” comenta o sindicalista Claudecir de Oliveira Souza que é do Unibanco.

Vamos ver no que vai dar...

Antonio Belinati que disputou o segundo turno da eleição em Londrina e ganhou com 51,73% dos votos se encontra em situação delicada, o TSE cassa sua candidatura, por 5 votos a 2. Saiba mais AQUI.

A hitória das coisas

A história das coisas, vale a pena ver AQUI

A desigualdade global tem de acabar

Os pobres têm subsidiado os ricos por muito tempo. Um maior envolvimento do estado na atividade econômica é agora necessário. O mais importante é que o sistema financeiro internacional fracassou em encontrar duas exigências óbvias: prever instabilidades e crises e transferir recursos das economias ricas para as pobres. A análise é da economista indiana Jayati Ghosh. Leia AQUI