16 abril, 2015

Paróquia Nossa Senhora da Liberdade - Arquidiocese de Maringá


CEB São Francisco de Assis programa atividades para este ano de 2015.

Dinamizar, Ousar e Envolver e com Carinho Conhecer, Acolher, Unir, Motivar!

As Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs, são riquezas incalculável em nossa Igreja, fonte de amor, carinho, acolhida, consciência, fraternidade e de ministérios. É lindo sentir ação discreta do Espírito Santo que sempre fez arder os corações das seguidoras e dos seguidores de Jesus, agindo em nossa CEB São Francisco de Assis.

Através das diversas pastorais e movimentos organizados, as missas realizadas na rua e os momentos de espiritualidade, reza do terço e a visita missionária de responsabilidade dos cinco grupos de reflexão a nossa CEB tem procurado ser aquela que ama e é amada pelo povo, procurando ser uma Samaritana a serviço da vida - “Viu, aproximou-se, sentiu compaixão e curou-lhe as feridas” (Lc 10, 33-34).  

Temos também consciência, que não estamos atingindo todas às famílias que pertencem a nossa CEB. Precisamos conhecer melhor a realidade de nosso povo, para poder ser a presença amiga de nosso Deus, estender a mão, abrir espaço, e ajudar no que for necessário.

Para atingir o objetivo, as lideranças precisam ter a certeza que são fermento e semente. O fermento é para fazer crescer a massa e a semente é para produzir e se reproduzir e para isso precisam estarem unidas, serem amigas.

Dinamizar, ousar e envolver e com carinho conhecer, acolher, unir, motivar, foram as inspirações para as atividades que iremos realizar neste ano de 2015, aprovadas no Conselho de Pastoral da CEB (CPP), realizado na terça-feira, dia 14 de abril.

- Almoço com as lideranças das CEBs e seus familiares
Dia 05 de julho de 2015.

- Festão da CEB - Celebrando o padroeiro São Francisco de Assis com roda de viola
Dia 03 de outubro de 2015 às 20 horas
Todos os/as moradores, às famílias serão convidados – um momento ecumênico
Com roda de viola celebrar o padroeiro São Francisco de Assis
Em um dia da semana que antecede o sábado, haverá a missa.

- Noite Natalina confraternizando a caminhada de 2015
Mês de dezembro - dia a definir, será as 20 horas
Todos os/as moradores, às famílias serão convidados – um momento ecumênico
Celebrar o nascimento do Menino Deus com confraternização

- Conhecendo a CEB
Um levantamento que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como:
- número de casas;
-  número de: famílias, católicos, evangélicos, crianças, idosos, jovens e outros;
- comércio existente no espaço geográfico da CEB;
- idosos que ficam sozinhos durante o dia;
- crianças que ficam sozinhas após o período de aula;
- tipos de família – casados – 2º. União e etc.;
- famílias com dependentes químicos;
- família com deficiente físicos;
- família com doentes;
- outros.
Obs.:
Não seria um levantamento indo de casa em casa, a proposta é que liderança da rua, sentam juntas, e faça o levantamento. Conhecemos quem mora em nossa rua.
Por exemplo: na Rua Pioneiro Carlos Poppi, temos duas coordenadora de grupo de reflexão, uma em cada extremo da rua, elas pode convidar mais algumas pessoas que são referência nesta rua, sentar juntas e fazer o levantamento, sem precisar ir de casa em casa, sabemos tem muitas pessoas que não gostam de ficar fornecendo dados pessoais de sua família, queremos acolher, não criar constrangimento.

Com esse levantamento, queremos propor ações concretas, social, pastoral e evangelizadora, como por exemplo:

- Tendo conhecimento dos comércios existentes no espaço geográfico da CEB, propor um encontro com esses empresários/as, para ouvir o que eles esperam da Igreja, e dizer o que esperamos deles e despertar ações entre eles que possam contribuir para seu desempenho empresarial. Essa proposta pode ser estendida em nível paroquial.

 - Com o levantamento de quantos evangélicos residem no espaço geográfico da CEB, propor uma celebração ecumênica. Essa proposta pode ser estendida em nível paroquial.

Que o nosso Deus, Deus da Vida e da Paz nos abençoe com a interseção de São Francisco de Assis e Nossa Senhora da Liberdade, a Virgem geradora da vida e modela de profeta missionária.

Lucimar Moreira Bueno (Lucia)
Coordenadora da CEB São Francisco de Assis
                                                                                       

Rosto da Igreja no Brasil

A análise de conjuntura eclesial apresentada na  53ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), trata do rosto da Igreja no mundo. Uma reflexão pastoral com duas partes: a realidade que interpela a Igreja e a Igreja que interage com a realidade.

A assembleia teve início na quarta-feira, 15, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, São Paulo e prosseguirá até o dia 24 de abril.

Clique aqui e confira texto na íntegra da Análise Eclesial