16 junho, 2011

Conselho Tutelar de Maringá lançará campanha de combate ao bullyng e alienação parental

O Conselho Tutelar da Zona Sul de Maringá, durante a realização da Audiência Pública da Assembléia Legislativa do Paraná em Maringá sobre "Violencia Escolar - Bullying" lançará a Campanha de combate ao bullying e alienação parental. Aqui a programação.

A palavra bullying é derivada do verbo inglês bully que significa usar a superioridade física para intimidar alguém. Também adota aspecto de adjetivo, referindo-se a “valentão”, “tirano”. Como verbo ou como adjetivo, a terminologia bullying tem sido adotada em vários países como designação para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo inerente às relações interpessoais. As vítimas são os indivíduos considerados mais fracos e frágeis dessa relação, transformados em objeto de diversão e prazer por meio de “brincadeiras” maldosas e intimidadoras.
Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este. A prática de ato de alienação parental fere direito fundamental da criança ou do adolescente de convivência familiar saudável, prejudica a realização de afeto nas relações com genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criança ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes à autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda.

Começa 13ª Expoflor em Umuarama

As flores são de Holambra e São Miguel D’Oeste, SP. No evento será possível encontrar cerca de 280 espécies. A feira funcionará até domingo (19) das 8h às 21h, em frente ao Centro Cultural. Mais informações

Nesta sábado vacinação contra poliomielite (paralisia infantil)



Pais e responsáveis devem levar neste sábado (18), as crianças menores de 5 anos até os postos de vacinação para receberem a primeira dose contra paralisia infantil.

Provas do Vestibular de Inverno 2011 da PUCPR serão realizadas neste domingo

Confira o ensalamento e orientações. Portões de acesso às salas serão fechados às 9h20
As provas do Vestibular de Inverno 2011 da PUCPR serão aplicadas neste domingo (19), das 9h30 às 13h30, nos Câmpus Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo. O ensalamento pode ser conferido no site da Universidade www.pucpr.br. Os portões de acesso às salas serão fechados às 9h20, 10 minutos antes do início das provas. A recomendação é que o vestibulando chegue ao local de provas com uma hora de antecedência.
O cartão resposta e a redação só poderão ser preenchidos com caneta esferográfica de ponta grossa preta. Para realizar a prova, o candidato deve levar um documento de identidade com foto. Não serão aceitos carteirinhas de clubes, colégios, biblioteca, entre outros.
Os candidatos deverão responder a quatro questões das seguintes disciplinas: História, Matemática, Biologia, Química, Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Física e Geografia. Além disso, terão que elaborar uma redação com no mínimo 15 e no máximo 20 linhas.
Endereços
Câmpus Curitiba – Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho
Câmpus São José dos Pinhais – Rodovia BR 376, Km 14, Costeira
Câmpus Londrina – Avenida Jockei Club, 485, Vila Hípica
Câmpus Maringá – Praça Vítor Rodrigues Martins, 388, Jardim Paris
Câmpus Toledo – Avenida da União, 500, Jardim Coopagro

CEBs Sul1



Visite a página das CEBs na Internet:


Visite a página das CEBs no Facebook: http://www.facebook.com/group.php?gid=139479822749458

Leituras ao Ventos - cidade de Maringá - Pr

Projeto de incentivo à leitura, destinado a crianças e jovens, realizado todos os domingos na praça da Catedral de Maringá, convida a comunidade para o evento:
“SOPRANDO HISTÓRIAS” (leitura de livro infantil)
Leitor convidado:
ROBSON TSCHA GIRARDELLO (Controlador de vôo e Psicólogo)
Livro: O MENINO QUE GANHOU UMA BONECA
Autora: Majô Baptistoni
Desenhos: James Rosafel
Editora: Massoni
Data: 19.06.2011
Hora: das 14:00h às 17:00h
Local: Praça da Catedral
Contatos:
email: leiturasaovento@gmail.com
Blog: http://leiturasaoventomaringa.blogspot.com/

Sugestão de Leitura

Como sugestão de leitura apresento o artigo de Roberto Malvezzi, intitulado "Bala Perdida, Bala Certeira", destaca que não importa de onde vem a bala perdida, o fato é que ela, por vezes, tem um endereço certo: um inocente. Ilustrando experiências suas, o autor convida-nos a reflexão. Leia o artigo