31 julho, 2023

#15o. Intereclesial das CEBs do Brasil - Partilhando para provocar uma partilha!

Compartilhando para provocar uma partilha!

Em um dos momentos no 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do Brasil, que foi por regional, partilhar e assumir compromissos, manifestei no Regional Sul II a preocupação ao ouvir a partilha dos compromissos assumidos:

As CEBs precisam assumir:
- As lutas sociais: estar junto e fortalecer as pastorais sociais, os movimentos sociais, conselhos municipais, etc.
- Fortalecer e formar nas comunidades: grupos de reflexões e ciclos bíblicos.
- Ajudar a Igreja a ser sinodal.
- Acolher e envolver as juventudes.
- Ajudar a fortalecer a Pastoral da Juventude.
- Ser Igreja missionária.
- Ser Igreja em saídas as periféricas geográficas e existenciais.

Eu mesmo reforcei que a CNBB precisa nas Diretrizes da CNBB reconhecer as CEBs.

Más precisamos continuar dando motivo para que as CEBs continuem sendo reconhecidas e assumidas.

Partilhei no momento a preocupação com a pergunta:
Quem são as CEBs?
Quem vai assumir esses compromissos?

As CEBs são Igreja. Igrejas não são conjunto de tijolos que unidos por cimento conclui-se na igreja templo. Igreja são as batizadas e os batizados, são pessoas.

As CEBs que estão organizadas em nossas paróquias, são as pessoas que moram em um determinado prédio, condomínio, naqueles conjuntos de quadras/ruas que forma uma CEB.

Ao dizermos que as CEBs precisam assumir os compromissos, estamos dizendo, que essas pessoas precisam assumir e ser as e os protagonistas desses compromissos.

Então transversalmente a todos os compromissos precisa estar a formação da base, porque se não, no próximo intereclesial, os mesmos compromissos serão apresentados para serem assumidos, e ao fazer o ver e o julgar a conclusão é que muito pouco está sendo feito.

A caminhada das CEBs persiste e resiste, apesar de todas as dificuldades e a metodologia popular - ensinar e aprender, refletir, debater e celebrar a caminhada a partir do método Ver, julgar e Agir continua atual, e precisa ser praticado em nossas estruturas: Arq/Dioceses, Paróquias e CEBs (comunidades, setores capelas).

Formar a base (o povo que formam uma CEB) é urgente e necessário. Precisamos no Brasil, nos Regionais, nas Arq/Dioceses formar Formadores e Articuladores das CEBs e para as CEBs. O caminho é multiplicar, esse acredito ser a compreensão, ser o caminho “multiplicar formadores e articuladores”.

Não pode, não dá, é um pecado quase que imperdoável ao invés de assumirmos o que de fato é nosso dever terceirizar para outros. Não que outros não possam fazer, más é compromisso nosso, multiplicar formadores para chegar a base com estudos bíblicos e formações para capacitar as pessoas para assumirem com consciência os compromissos como os partilhados acima.

Rezemos juntos

Rezemos juntos,

"Não deixemos de rezar pela martirizada Ucrânia, onde a guerra destrói tudo, até o grão. Esta é uma ofensa grave a Deus, porque o grão é seu dom para alimentar a humanidade; e sobe ao Céu o grito de milhões de irmãos e irmãs que passam fome. Faço um apelo aos meus irmãos, às autoridades da Federação Russa para que a iniciativa do Mar Negro seja restaurada e o grão possa ser transportado com segurança." (Papa Francisco).

------------

Guterres: crise vai pesar principalmente sobre os países pobres

Numa entrevista, neste domingo, ao jornal italiano La Republica, o secretário-geral da ONU, António Guterres, critica a decisão da Federação Russa de pôr fim à implementação da Iniciativa do Mar Negro, acordo mediado pelas Nações Unidas que permitiu a exportação segura de mais de 33 milhões de toneladas de cereais e produtos alimentares em 45 países com mais de mil navios. “Quando milhões e milhões de toneladas de grãos são retirados do mercado, de acordo com as leis econômicas, isso leva a preços mais altos dos que existiam com o acesso normal ao grão ucraniano nos mercados internacionais. Esses aumentos de preços serão pagos por todos, em todos os lugares, e especialmente pelos países em desenvolvimento e pelas pessoas vulneráveis ​​nos países de renda média e até países desenvolvidos”, disse Guterres.

Fonte: Vatican News.