22 novembro, 2011

Cá Entre Nós

REPRESENTARIA, sem dúvida, um avanço para a nossa democracia a mudança do sistema de indicação de membros para o Supremo Tribunal Federal, com a participação da sociedade civil. Atualmente a escolha é feita pelo presidente da República com aval do Senado, prevalecendo sempre boa dose de critério político. Divulgada essa semana, a proposta tem nosso pleno apoio.
Pior é a forma de escolha de conselheiros dos tribunais de contas do país. Nas cortes de Justiça, pelo menos há a exigência da formação em Direito, e em alguns casos de notório saber jurídico, e para os tribunais de contas que nem se exige formação em Ciências Contábeis, quando esses órgãos são responsáveis pela análise das contas dos entes públicos?

Contador Paulo César Caetano de Souza
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná

Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti divulga carta aos jovens


OBS.: A de óculos escuro sou "eu"

Em poucas palavras, o Arcebipo da Arquidiocese de Maringá, Dom Anuar Battisti, apresenta Jesus Cristo aos jovens com uma linguagem simples e cativante.
Segue a carta
CAMINHO PARA A FELICIDADE
Querido(a) jovem.
A sua vida está em suas mãos. Ao iniciar esta carta, recordo que a gente conhece uma pessoa pelos olhos, e nos olhos dos jovens há algo que ninguém tem: o encanto pela vida. Fico admirado ao ver você, com tanta energia e coragem, com tanto desejo de realização, com tanta vontade de ser alguém. Você tem sede de transformação, você deseja ser alguém e alguém importante. Isso é bacana demais. Ao mesmo tempo me preocupo com você. Sim, me preocupo porque lhe quero bem e quero o seu bem e que você pratique o bem.
Então, quero lhe propor um caminho, um estilo de vida, que vai abrir novas perspectivas de realização. Tenho certeza de que você já ouviu falar, já leu a respeito dele, já o conhece. E se acaso não o conhece, vai conhecê-lo em breve. Ele tem vários nomes, mas eu gosto de chamá-lo “o jovem Galileu”. Ele viveu 33 anos, e em três anos fez uma verdadeira revolução. Leia na íntegra

10ª Noite da Gratidão Lar Escola da Criança de Maringá

O Lar Escola da Criança de Maringá, realiza no dia 24,  a 10ª Noite da Gratidão. O evento tem entrada franca e realizar-se-à às 20h no salão social da Entidade – Rua Martin Afonso, 1441 – Jd. Novo Horizonte. Haverá diversas apresentações culturais com as crianças e adolescentes da entidade, informações gerais da Entidade e a entrega do Certificado de Parceiros 2011. Após, será servido um coquetel. Confirmar presença pelo fone (44) 3227-3030, até amanhã, dia 23/11.

1ª Audiência Pública sobre Comunidades Terapêuticas

No dia 26, das 9:00 às 19:00, no Plenário da Câmara Municipal de Maringá, acontece a 1ª Audiência Pública sobre Comunidades Terapêuticas, com o tema: "O que são as comunidades terapêuticas e qual sua importância na prevenção e no tratamento de dependências químicas". A audiência buscará tratar da temática que é extremamente necessária e urgente, especialmente diante dos desafios enfrentados pela sociedade.

Negras e negros na Bíblia? - Por Edmilson Schinelo

Em primeiro lugar, porque seguimos acreditando que o Deus da Bíblia faz opção pelas pessoas e pelos grupos mais marginalizados. Em nossa sociedade, as mulheres, as pessoas negras e indígenas continuam sendo as maiores vítimas da gritante exclusão social. Com elas aprendemos a resistir. Em segundo lugar, porque queremos e podemos descobrir as raízes negras do povo hebreu e de toda a Bíblia. De fato, antes de ser européia, a Bíblia é afro-asiática. Não negamos a contribuição européia ao nosso continente, queremos seguir trocando saberes com o chamado "Velho Continente". Mas denunciamos o cristianismo branco e opressor, com teologias que chegaram ao absurdo de justificar a escravidão negra (feita pelos brancos) e que continuam, muitas vezes, negando nossas raízes.
Não queremos fazer isso apenas pinçando textos bíblicos nos quais apareçam personagens africanas. Este até pode ser o primeiro passo, um exercício necessário e interessante. Mas é preciso mais do que isso, é preciso olharmos toda a Bíblia na perspectiva da negritude. Porque essa é nossa experiência, ainda que negada: vivemos num país onde metade da população é afro-descendente. "Coincidentemente", é a metade mais pobre.
Que aceitemos o desafio de mergulharmos na Bíblia e na vida com nosso olhar afro-descendente. Afinal, por muitos séculos, fizemos isso apenas com o olhar europeu. Erramos e acertamos, agora vemos que é preciso mais. Ou manteremos a opção, muito mais cômoda e bem menos questionadora para nossa sociedade preconceituosa e racista, de continuar enxergando apenas um Jesus loiro, de olhos azuis e cabelos cacheados? Leia na íntegra

Entrevista: antropólogo Kabengele Munanga: Nosso racismo é um crime perfeito.

O CEBI, Transcreveu parte da entrevista concedida pelo antropólogo Kabengele Munanga concedida à Revista Fórum. Leia sobre o mito da democracia racial brasileira, a polêmica com Demétrio Magnoli e o papel da mídia e da educação no combate ao preconceito no país, aqui.