02 setembro, 2009

Casos gripe suína em Maringá

CPT divulgará os dados parciais de conflitos no campo

Na quinta-feira (3), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), divulgará os dados parciais de conflitos no campo em 2009. Os dados estarão disponíveis no site da CPT (www.cptnacional.org.br).

Pela Atualização dos Índices de Produtividade

Por: Dom Ladislau Biernaski
Presidente da Comissão Pastoral da Terra

O anúncio pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva de atualização dos índices de produtividade da terra desencadeou uma furiosa campanha da bancada ruralista contra a medida, apoiada por grande maioria da poderosa mídia, pelo Ministro da Agricultura Reinhold Stephanes usando para isso da mentira e de argumentos falaciosos, destinados a enganar a opinião pública e a derrubar a iniciativa governamental.
A Comissão Pastoral da Terá - CPT Nacional - vem, pois, a público mostrar o outro lado da moeda.
Está de parabéns o senhor Presidente por este gesto histórico que trará um grande e benéfico desenvolvimento para todo o nosso povo. Ao assinar esta atualização, atrasada há mais de 30 anos, Lula estará simplesmente cumprindo a Lei Agrária 8.629 ...continue lendo...

Reta final da Campanha Ficha Limpa

Milton Gonçalves, Isabel Fillardis e Rafael Almeida, são alguns dos artistas que estarão nesta quarta-feira (2) em um ato público na Praça dos Três Poderes, em Brasília, às 17h. Além deles, também já confirmou presença o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa; o renomado jurista e apoiador da Campanha, Aristides Junqueira e representantes de diversas entidades da sociedade civil organizada que integram o MCCE.
O ato acontece para lembrar a sociedade que faltam apenas 200 mil assinaturas para fechar a Campanha Ficha Limpa, que há mais de um ano trabalha para coletar a marca de 1,3 milhão de assinaturas nos 26 estados da federação e no Distrito Federal.
Segundo o MCCE, 1,1 milhão de assinatuas já foram arrecadadas, faltam apenas 200 mil assinaturas.
A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008, é um projeto de lei de iniciativa popular que visa alterar a Lei Complementar número 64, de 1990, tornando inelegíveis pessoas em débito com a justiça, julgadas em primeira instância, e também parlamentares que renunciam ao cargo para não serem cassados.
É preciso ser votado e aprovado no Congresso Nacional para se tornar lei e passar a valer em todas as eleições brasileiras. Para isso, é preciso que 1% do eleitorado brasileiro assine esse Projeto, o equivalente a um milhão e trezentas mil assinaturas.
Em 1999, o MCCE promoveu uma ação similar que resultou na criação da Lei 9.840, estabelecendo penas severas para os crimes de compra de votos e uso indevido da máquina administrativa e já conseguiu a cassação de mais de 600 políticos em todo o Brasil.

Homens vivem menos que mulheres; número de filhos cai

A pesquisa "Indicadores Sociodemográficos e de Saúde 2009", divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que, em 2000, os homens passaram a viver, em média, quase nove anos a menos que as mulheres no sudeste do país. O estudo abrange estatísticas de fecundidade, natalidade e mortalidade de 1960 a 2005, ainda afirma que a sobrevida da mulher aumentou de seis para quase oito anos (7,6) no Brasil.
A pesquisa também mostra que o aumento da instrução feminina vem contribuindo para a redução do número de filhos. No entanto, em todos os estados, as mulheres com mais de oito anos de escolaridade (pelo menos o ensino fundamental completo) têm taxas de fecundidade total abaixo do nível de reposição (2 filhos), segundo a pesquisa do IBGE. Mais informações

Gripe suína no Brasil


Fonte: Folha Online

Plenário da Câmara pode votar PEC dos Vereadores

O plenário da Câmara dos Deputados pode votar hoje a proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta em 7.343 o número de vereadores em todo o país. Aprovada em comissão especial, a PEC reduz, por outro lado, o percentual de repasse de verba para as câmaras municipais. Espero que a redução de verba não fique apenas na teoria.

IBGE divulga indicadores sociodemográficos e de saúde

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança hoje (2), a publicação Indicadores Sociodemográficos e de Saúde do Brasil 2009.
O documento analisa o perfil dos nascimentos no país, a redução da fecundidade, o impacto das mortes por causas violentas, as condições de saúde da população idosa, a importância dos censos demográficos para que se conheça aspectos demográficos e de saúde da população indígena e as diferenças na distribuição de equipamentos de diagnóstico por imagem.

Participe da Mostra de Profissões 2009 em Maringá PR


Com objetivo de ajudar os jovens a escolher uma profissão a UEM promove, nos dias 22 e 23 de setembro, a Mostra de Profissões 2009. Aqui mais informações

Empresa americana vai assessorar tucanos na CPI da Petrobrás

O Conversa Afiada pedirá ao presidente da CPI, senador João Pedro (PT-AM), que interpele os dois tucanos sobre esse ato que, se verdadeiro, seria uma forma de traição. Leia a matéria

Arquidiocese de Maringá - OlimPJ


Jovens da região pastoral São José Operário, da arquidiocese de Maringá, estão finalizando os preparativos para a OlimPJ. O evento acontece neste domingo (6), no Centro Social Urbano (CSU), próximo ao Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá... Continue lendo...