01 agosto, 2008

XVII Semana Mundial da Amamentação e XIII Semana Maringaense da Amamentação


Com o tema “Se o assunto é amamentar: Apoio à mulher em primeiro lugar” têm inícia hoje(1) a XVII Semana Mundial da Amamentação e XIII Semana Maringaense da Amamentação.

A semana tem o objetivo de estimular e esclarecer às mães a importância do aleitamento materno, que além de ser benéfico para o recém nascido também traz benefícios ao relacionamento entre mãe e filho. “O momento da amamentação é único. É nesta hora que mãe e filho se relacionam por completo, sentindo todas as emoções um do outro, se conhecendo. Para a mulher o ato de amamentar é fundamental para o auto conhecimento, já para os bebês é o alimento recomendado até o seis meses de vida. Aconselho todas as mulheres a passar por essa experiência e não abrir mão deste momento”, relata Talita Cândido, que amamentou seu filho até um ano e dois meses.

Bom Final de Semana


Para você com carinho
Veja

Estamos vivendo um período de mudança

Por todo Brasil noticias de impugnação de candidaturas de prefeitos e vereadores e para nós cidadãs e cidadãos a esperança que a justiça seja feita, mas devemos ficar atentos, não podemos apagar da memória a tradição e a história de uma justiça estatal que sempre tratou a população de uma forma extremamente desigual: aos pobres, os rigores da lei; e aos ricos, as exceções da mesma lei, quando muito, pois a regra sempre foi a mera impunidade.

Nos dias de hoje há descrença da população com a esmagadora maioria dos políticos, e de instituições como a polícia, os sistemas públicos de saúde ou de educação, ou o próprio poder judiciário.

Desde que foi criado o comitê 9840, fruto da Lei 9840 de setembro de 1999 de iniciativa popular, impulsionada pela Campanha da Fraternidade de 1996, da CNBB, cujo tema foi “Fraternidade e Política”, que identificou a compra de votos de eleitores, a chamada “corrupção eleitoral”, como uma das maiores distorções da democracia brasileira, o comitê 9840 colaborou com a cassação de 623 candidatos.

Esse tipo de iniciativa leva naturalmente ao imediato apoio de camadas expressivas da população. Existe uma espécie de déficit de justiça no país, que faz com que essas ações sejam vistas, enfim, como uma espécie de luz no fim do túnel da impunidade.

Esse sentimento de uma justiça tardia, mas que finalmente age, estimula a sensação que estamos vivendo um período de mudanças e que, a partir de agora, a história possa ser diferente.
Esperança de construir um novo tempo, onde a justiça passa a ser igual para todos, onde a lei deva ser uma obrigação a ser respeitada por todos, sem exceções.

É a certeza da presença de Deus que faz história junto com seu povo. Precisamos ser capazes de analisar toda a realidade a partir dos critérios do Reino de Deus, ser capazes de discernirmos o bem do mal.

Mas para quem discerne o bem do mal é preciso ficar atento, isso não da o direito de condenar os que erram, mas devem ser um instrumento de Deus para que todos consigam fazer esta distinção.

É preciso instalar uma nova consciência política, todos nós somos chamados a valorizar o nosso voto e devemos denunciar os políticos que aproveitam de situações de desespero da população para comprar votos.

Os políticos que compram ou trocam o voto por favores não assumem compromissos, cuida apenas dos interesses próprios e as conseqüências são arrasadora.

O voto é o instrumento que temos para mudar toda essa situação gritante, tudo passa por decisões políticas, se queremos geração de emprego, transporte digno, educação, remédios e médicos nos postos de saúde, vaga para internamento nos hospitais, lazer para nossas famílias, enfim, uma sociedade justa e igualitária.

Precisamos valorizar nosso voto, dando um basta a tantas sujeiras que vem acontecendo e mostrar aos autores dessas sujeiras que não da mais, não somos otários.

Estamos vivendo um período de mudança graças ao testemunho de mulheres e homens de ontem e de hoje, que não se cansam e não se calam e sempre presentes onde as necessidades são mais gritantes, anunciando, organizando, denunciando e gestando uma nova historia, uma nova vida.

Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)

19º FESTIVAL NIPO BRASILEIRO/2008

Organização: Acema
Data: 02/08/2008 a 10/08/2008
Horário de Início: 20 horas
Local: Nas dependências da Acema
Endereço: Avenida Kakogawa,50 Parque das Grevíleas - Maringá - PR
Objetivo: Manter um pouco da tradição japonesa (isto é o sinônimo de lazer,cultura,integração e congraçamento dos diversos costumes e etnias)

Confira a relação dos aprovados no Vestibular de Inverno da UEM

Veja a lista dos aprovados no limite das vagas (primeira chamada), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). AQUI

Fórum Paulo Freire abre inscrições


As inscrições do VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, que acontece entre 16 e 20 de setembro na PUC-SP, já estão abertas.
A sexta edição do encontro mundial, que há dez anos reúne pessoas que compartilham e vivenciam as concepções freirianas, traz os 40 anos da Pedagogia do Oprimido para o centro da discussão, além de outros assuntos.
Escrita em 1968, no Chile, foi traduzida para mais de 30 idiomas, tornando-se a mais importante obra do autor e a principal referência mundial para o entendimento e a prática da pedagogia libertadora.
Nela, Paulo Freire discute temas como conscientização, revolução, diálogo, cooperação que, entre outros, sustentam a sua concepção de educação.
Saiba mais AQUI

O MÊS DE GRANDES RECORDAÇÕES

Irradiar vida, promover a paz, estabelecer vínculos de amizade, isto é ser missionário. Não será um mês de homenagens e sim de compromisso na missão de evangelizar.
Artigo de Dom Anuar Battisti - Arcebispo da Arquidiocese de Maringá

Pastoral da Juventude de Guajará-Mirim - Amazônia - Brasil

Pe João esta animado e diz " Vai ser bonito, não vai?"
Conheça um pouquinho da PJ de Guajará-Mirim AQUI

Galera de Curitiba

Companheiros(as)
É dever e responsabilidade a participação de todos para esta assembléia.
Abraços,
Pedro Ernani Kosiba

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM CONCESSIONARIAS DOS SERVIÇOS DE GERAÇÃO, TRANSMISSÃO, DISTRIBUIÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELETRICA DE FONTES HIDRICAS, TERMICAS E ALTERNATIVAS DE CURITIBA - SINDENEL
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINARIA
O Sindicato dos Empregados em Concessionárias dos Serviços de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de Energia Elétrica de Fontes Hídricas, Térmicas e Alternativas de Curitiba - Paraná - SINDENEL, CNPJ 01.295.051/0001-50, com sede em Curitiba, Estado do Paraná, na Rua Ulisses Vieira nº 1515, através de seu Presidente, no uso de suas atribuições e na forma do Estatuto da entidade, convoca todos os trabalhadores da categoria eletricitária de sua base territorial a se reunirem em Assembléia Geral Extraordinária, tendo por local a sua sede na Rua Ulisses Vieira nº 1515, no dia 1 de agosto de 2008, sexta-feira, às 18 horas, em primeira convocação, com o número regulamentar de presentes, e às 19 horas, em segunda convocação, com qualquer número de presentes, para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:
1. Discussão e autorização para criação da Federação dos Trabalhadores do Setor de Energia do Estado do Paraná;
2. Designação de Delegados/Representantes para participação de assembléia de criação da Federação.
Curitiba-PR, 22 julho de 2008
VENCESLAU IGNACZUK
Diretor-Presidente