05 outubro, 2009

Fórum - Fraternidade: O princípio Esquecido


Com o tema Fraternidade: O princípio Esquecido, o movimento Focolares e Universidade Estadual de Maringá promovem o fórum com enfoques nas areas de cidadania, direito e bioética. Será no dia 10 das 14h30 às 18h no auditório Ney Marques na UEM.

O Fórum tem como objetivo demonstrar que a Fraternidade traz uma nova forma de construir a sociabilidade em diversas áreas, como a cidadania, saúde e direito, apresentando novas perspectivas para os desafios da atualidade.
Por que dentre o tríplice lema da Revolução Francesa, Igualdade, Liberdade e Fraternidade, esta ultima foi à única esquecida? Por que apesar da Igualdade, tão pronunciada pelo comunismo, e a Liberdade, tão evidenciada no capitalismo, não alcançaram seus objetivos?
Diante de tantos problemas que assolam a nossa sociedade, suas crises de sociabilidade, queremos demonstrar uma nova forma de se viver, uma nova cultura que já se faz presente em mais de 183 nações com mais de 5 milhões de aderentes, a cultura da Fraternidade que é, como explica a fundadora do Movimento dos Focolares "uma categoria de pensamento capaz de conjugar a unidade e a distinção a que anseia a humanidade contemporânea" (Chiara Lubich,2003).
Através das experiências de nossos palestrantes e um amplo diálogo, vamos responder a essas questões porque acreditamos que o "O Principio esquecido é capaz de dar fundamento a idéia de uma comunidade universal, de uma unidade de diferentes, na qual os povos vivam em paz entre si, no respeito das próprias identidade" (Baggio, 2008).

Projetos apresentados pelos vereadores de Curitiba maioria sem relevância

Mais da metade dos projetos de lei apresentados na Câmara Mu­­­nici­­­pal de Curitiba na atual legislatura trata de temas de pouca relevância para a maior parte da população. Leia a matéria da Gazeta do Povo

Projeto sobre Ater para a Agricultura Familiar aguarda apreciação do Plenário da Câmara

Consta da pauta (item 2) do Plenário da Câmara dos Deputados para a semana de 5/10, em situação de sobrestamento de pauta (projeto tramita em regime de urgência constitucional), o Projeto de Lei 5665/09, do Poder Executivo, que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater) e cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater).

DNJ - Arquidiocese de Maringá


Programação:
Domingo, dia 25 de outubro
15h – Concentração na Praça da Igreja São José Operário – Vila Operária – Apresentações culturais
16h – Santa Missa, presidida por dom Anuar Battisti
17h30 – Início da caminhada, com Trio Elétrico e animação de bandas, seguindo pela Av. Brasil, até a Praça Raposo Tavares
18h30 – Parada para reflexão sobre o tema do DNJ, após segue pela Av. Getúlio Vargas
19h30 – Show de encerramento no Centro de Convivência Comunitária (Praça da Prefeitura) com o cantor Wilson Rocha e a banda Tropa de Elite.

Faleceu Mercedes Sosa



Enviado pelo leitor


A cantora argentina Mercedes Sosa, de 74 anos, morreu ontem (4) em Buenos Aires como consequência de uma doença hepática complicada por problemas respiratórios, informaram fontes oficiais. Sosa arrastava graves problemas de saúde durante os últimos anos e no dia 18 de setembro foi internada. Estava em coma desde a quinta-feira passada e respirando com a ajuda de aparelhos.
Conhecida como a voz da América Latina, Mercedes começou a carreira na música aos 15 anos de idade cantando numa competição de uma rádio local da cidade natal. A consagração internacional veio em 1967. Seu mais recente álbum, Cantora 1, chegou a alcançar o recorde de vendas e receber as três indicações ao Grammy Latino. O prêmio será entregue no dia 5 de novembro, em Las Vegas.

Semana Americana de Solidariedade com os povos - Homenagem aos poetas da américa


1ª SEMANA AMERICANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS – Homenagem aos Poetas da América, no período de 06 a 12 de outubro de 2009, na cidade de Curitiba, estado do Paraná.
Nesta semana haverá palestras, apresentação de mosaicos, oficinas de teatro , apresentação de danças típicas de povos da América, de conjuntos musicais, de teatro, filmes com debate, exposição de cartazes sobre cinema, enfim, encontros solidários sobre temas de interesse para os povos de América.
Convidados especiais como Thiago de Mello, Roberto Retamar, Aleida Guevara, Dante Ledesma, Vicente Feliu, Cláudio Ribeiro, Leonardo Boff, entre outros. Veja aqui: - programação e a relação dos Poetas homenageados em mosaicos