15 dezembro, 2008

O Tempo do Advento


A palavra "advento" quer dizer "que está para vir".
O Tempo do Advento é tempo de fazermos um ver, julgar e agir de nos mesmos, de nossos pensamentos e de nossas atitudes com o objetivo de recomeçar uma vida nova em Cristo.
O tempo do Advento é tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor.

Petroleiros e sem-terra ocupam prédio do Minisitério de Minas e Energia

Cerca de 250 integrantes da Via Campesina, Assembléia Popular e Sindicato dos Petroleiros ocupam o térreo do prédio do Ministério de Minas e Energia, na manhã desta segunda-feira, em protesto contra a 10ª Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, marcada para o dia 18 de dezembro. Na íntegra

A fome generalizada, a pior denúncia a Direitos Humanos

O bilhão de famintos catalogados pela FAO no planeta representa 40 milhões a mais do que a um ano atrás, 2007. Na íntegra

Preocupação da coordenadora do Observatório das Metrópoles

Caros,
alguns talvez não se lembrem de mim ou, mesmo, não me conheçam. Sou professora na Universidade Estadual de Maringá e trabalho com políticas urbanas, coordenando o núcleo local do Observatório das Metrópoles.
Maringá está adotando uma tecnologia austríaca de tratamento do lixo (BIOPUSTER) sobre a qual não há informações precisas, pois parece que Maringá é o piloto do experimento (campo de teste para o sistema). Mas não é esta a questão. Estou perplexa com a notícia matutina (nas primeiras páginas dos jornais locais) de que esta taxa extra de lixo será cobrada na conta de água, levando aqueles que gastam mais água a pagar mais. Me pergunto como uma administração consegue ser tão desastrada como esta tem sido com as ações dos últimos dias, pois têm sido uma arbitrariedade após a outra. Será que não há nenhuma assessoria paga ou nenhuma voz dentre as "entidades" convidadas a legitimar ações como esta, que não se questionou acerca do seguinte: - nesta cidade para poucos, quem paga taxa integral de água são os que não foram capazes de ter um poço artesiano em seu quintal, como têm o que residem em bairros nobres da cidade, ou em prédio de apartamentos ou, ainda, em enclaves fortificados, também chamados condomínios horizontais. Pois seus registros de água da Sanepar são desligados assim que se alcançam os gastos mínimos. Oras, são exatamente estes cidadãos que têm maior capacidade de consumo, sendo, portanto, os maiores geradores do passivo de lixo nas nossas cidades, que pagarão menos? Alguém, por gentileza, me explique esta equação!
Ana Lúcia Rodrigues
Professora do DCS/UEM e coordenadora do Observatório das Metrópoles-Núcleo Região Metropolitana de Maringá
Av. Colombo, 5790 - Câmpus Universitário87.020-900 Maringá-PR

Senado pode finalizar apreciação do projeto sobre entidades filantrópicas

O Plenário do Senado Federal tem agendadas para a semana de 15/12, a última antes do recesso parlamentar, uma sessão deliberativa extraordinária às 10 horas de terça-feira, 16/12, e sessões deliberativas ordinárias na terça, na quarta e na quinta-feira, 16, 17 e 18/12. De acordo com matéria da Agência Senado, o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou após a reunião dos/as líderes partidários/as na última terça-feira, 9/12, que o Senado deverá também votar antes do recesso, entre outras matérias, o projeto apresentado por ele em substituição à MP 446/08, que trata da certificação das entidades beneficentes de assistência social e regula os procedimentos de isenção de contribuições para a seguridade social (PLS 462/08). O projeto consta da pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para a reunião de terça-feira 16/12, às 10 horas, na sala 19 da ala Alexandre Costa, sob a relatoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que deverá pronunciar o seu parecer durante a reunião. A matéria terá de ser apreciada também pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que terá decisão terminativa sobre o projeto.

Adorável embaixador


Logo depois da audiência em que Itamar Franco lhe pediu o cargo de embaixador em Buenos Aires , Lula ouviu a ponderação de um assessor:- Mas ele merece uma embaixada de maior importância, como a da China...- China? ? surpreendeu-se o presidente.- Seria uma maravilha: por causa do fuso horário, enquanto a gente trabalhasse, ele estaria dormindo! E quando ele telefonasse, o senhor é quem estaria dormindo!Lula gargalhou por dez minutos, segundo relato de uma testemunha.