03 agosto, 2018

Minha querida sobrinha e afilhada Paula Barbuzano Bueno


Minha querida sobrinha e afilhada Paula Barbuzano Bueno

Minha linda! No ano de dois mil e nove, você foi batizada e eu a graça de ser sua Madrinha, ao celebrar esse nove anos presenteio você com o livro “Luana Capoeira e Liberdade” de Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino.


Tenho certeza, que ao ler o livro vai experimentar uma experiência rica e inesquecível.


Através das histórias lidas, pessoas se conectam e partilham experiências, relacionam-se e interagem, formando uma teia que é desenhada dinamicamente.

Que esse livro ajude a te envolver para a vida. A cultura é a identidade de um povo. Sem ela, perdemos não apenas nossa identidade, mas nossos valores e princípios.

Luana é uma menininha como você. Tem praticamente a sua idade. Você Paula tem nove anos e ela oito anos.

Luana gosta de brincar, estudar, ler livros e gibis com histórias interessantes.

Eu sei que você também Minha Linda, gosta de brincar, estudar e também de livro interessantes e mais uma coisinha que tu gosta “bagunçar meu quarto”, é eu sei... .

Você gosta de dançar e Luana de “Capoeira”.

Vou te revelar um segredo minha linda, a verdade é que capoeira é uma verdadeira dança de pernas e braços, corpos elásticos se encolhendo e se esticando.

Tu deve estar pensando que ao presenteá-la com o livro “Luana Capoeira e Liberdade”, tem como fundamentação por ser a Capoeira o esporte, arte e dança que mexe comigo, cativa-me e por isso sou uma capoeirista.

Más não é por isso, esse pequeno livro que também fala de capoeira vai ajudar você a perceber as diferenças e semelhanças, o que tem em comum, como podemos respeitar e dialogar e a importância da cultura e que a solidariedade pode ajudar e a reconstruir vidas.

Você vai conhecer a alegria e a festa da cidade de Cafindé, remanescente de um quilombo, antigo refúgio de escravos foragidos das fazendas da região. Você descobrirá o segredo da alegria e da festa.

Minha Linda, você já ouviu falar do rio Pocandé, ele corta a cidade de Cafindé de lado a lado. Não há poluição nesse rio, porque os habitantes de Cafindé cuidam, sabe da importância do cuidado com a natureza. Eles reciclam o lixo e até transforma esses em obras de arte.

Luana é uma menina diferente, o segredo sabe qual é?

Você vai descobrir ao ler o livro, más vai uma dica, ela tem um coração bom, é solidária, sabe amar. Nós também podemos ser como ela.

O coração bom de Luana a leva a aproximar do Sr Altino com amor e solidariedade.

Sabe qual o objetivo que a leva aproximar desse velhinho - para resgatar sua alegria.

Isso é lindo.

Uma criança que vai ao encontro de um velhinho para levar a alegria. E sabe como isso vai acontecer. Ela vai até a sua casa, entra, senta e conversa com ele. Na conversa ela descobre o que o faz infeliz e aí ela assume uma missão, de buscar o que o fará novamente feliz.

Quantas vovós e quantos vovôs de nossa família e de nossa comunidade podem voltar a sorrir, com um pequeno gesto carinhoso de uma criança. Pensa nisso Paulinha.

Luana tem um berimbau mágico que a ajuda a viajar para o lugar que quiser, no tempo que desejar, na atualidade, no passado ou no futuro.

Nós também podemos, mesmo que não tenhamos um berimbau mágico, sabe como, conversando com os mais velhos, lendo bons livros, brincando, conversando com nosso Deus, e muitas outras formas.

Às vezes o mundo é um imenso perigo, mas acredite, temos onde buscar segurança e ajudar a construir um mundo lindo.

A Harmonia é a palavra-chave. Não importa se é ex-escravo, indígena, branco, ou mestiço. O importante é o respeito.

Paulinha, você sabe o que é tradição oral? Uma pessoa conta uma história e outra reconta, repassando-a a outra que a passa adiante. Foi isso que aconteceu no encontro de Luana com o Sr Altino.

Na conversa de Luana com o Sr Altino, tu Minha Linda vai conhecer a capoeira e a importância que ela teve ao ajudar as/os escravos a enfrentar a opressão e a resistir contra os que queriam destruir sua cultura.

Vai entender, por que a capoeira mexe comigo, porque ela é “luta, dança, música, ritmo, espiritualidade, liberdade, cultura e uma eficiente forma de autodefesa. Muitas artes numa só.”

Ao ler o livro “Luana Capoeira e Liberdade”, tu vai compreender o grande valor do amor, da ternura, da alegria, da festa, do ser amigos, do preocupar-se com a outra pessoa.

 A importância de doar parte do seu tempo para fazer com que outras pessoas possam ser felizes. Renascer para a vida. O Respeito e o carinho para com as pessoas idosas. E vai descobrir, mesmo sendo Minha Linda uma criança, tu pode ser presença amiga de nosso Deus a quem precisa de amor, carinho e afeto.

 Agora leia o livro “Luana Capoeira e Liberdade” de Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino, que iluminado pelo Espírito Santo, lhe servirá como orientação para sua vida, depois que ler o livro responda as questões do suplemento de leitura e venha conversar comigo.

Estou te esperando.
E não esqueça, sou sua tia, sou sua madrinha (mãe) e sou sua verdadeira amiga.

Que bom ser sua Madrinha do Sacramento do Batismo e ser sua Tia!

Ser Madrinha
Para o Sacramento do Batismo a igreja exige a pessoa da Madrinha e Padrinho ou um dos dois.
A justificativa é porque o Batismo representa um novo nascimento, onde a Mãe é a Madrinha e o Pai é o Padrinho.
Ser Madrinha é ser mãe segundo nosso Deus.
Um acompanhar sincero. Estar sempre por perto. Um cuidar da sua relação com Jesus. Compartilhar alegrias e tristezas, erros e acertos, as não conquistas e as conquistas. Compartilhar a fé.
É...
Isso é ser Madrinha para mim, espero que para tu também, aí sim, vai ser muito bom.


Ser Tia
Ser tia é amar a quem nós pertencemos.
É acompanhar a vida de quem vive outras histórias e que faz parte da sua.
É algo lindo, maravilhoso.
É decididamente apaixonante e fascinante.

Procure conhecer Jesus, leia os evangelhos, quantas vezes forem necessárias para conhecer como foi que Jesus agiu enquanto esteve nesse mundo. Siga Seu testemunho.

Nas horas de alegrias compartilhe com o nosso Deus suas alegrias, procure um lugar em sua casa ou onde estiver, em silêncio, só você e Ele, e compartilhe suas alegrias.

Nas horas de angústias, dúvidas, tristezas procure um lugar em sua casa ou onde estiver, em silêncio, só você e o nosso Deus, Clame a Ele, converse com Ele e peça discernimento. Abre seu coração e coloque sua causa diante Dele.


Conte sempre comigo.
Amo você.

 

Mateus 13,54-58

Naquele tempo:
54Dirigindo-se para a sua terra,
Jesus ensinava na sinagoga,
de modo que ficavam admirados.
E diziam:
'De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres?
55Não é ele o filho do carpinteiro?
Sua mãe não se chama Maria,
e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas?
56E suas irmãs não moram conosco?
Então, de onde lhe vem tudo isso?'
57E ficaram escandalizados por causa dele.
Jesus, porém, disse:
'Um profeta só não é estimado
em sua própria pátria e em sua família!'
58E Jesus não fez ali muitos milagres,
porque eles não tinham fé.
Palavra da Salvação.

O Vídeo do Papa . agosto 2018 : As famílias, um tesouro

"As famílias, um tesouro" 

O Papa propõe para este mês de agosto "que as grandes escolhas econômicas e políticas protejam as famílias como um tesouro da humanidade”. 

O papa Francisco afirma: 

"As famílias, um tesouro" 

"Ao falar das famílias, muitas vezes me vem à mente a imagem de um tesouro. 
O ritmo de vida atual, o estresse, a pressão do trabalho e também a pouca atenção das instituições podem colocá-las em perigo. 
Não é suficiente falar de sua importância; é preciso propor medidas concretas e desenvolver seu papel na sociedade com uma boa política familiar. 
 Peçamos juntos, a Jesus, para que as grandes escolhas econômicas e políticas protejam a família como um tesouro da humanidade."