10 abril, 2009

Ocupação Dandara: Por Moradia, Trabalho e Dignidade


Na madrugada de 09 de abril de 2009 mais de 200 famílias sem-teto lideradas pelo MST, pelas Brigadas Populares e Fórum de Moradia do Barreiro, ocuparam um terreno abandonado na periferia de Belo Horizonte.
Em Assembleia, os Sem Teto batizaram a ocupação do bairro Céu Azul, em Belo Horizonte, de OCUPAÇÃO DANDARA.
Por quê? Porque DANDARA foi negra revolucionária, companheira de Zumbi dos Palmares. Junto com Zumbi, lutava para libertar os negros da escravidão. Suicidou em 06 de fevereiro de 1694, para não voltar à condição de escrava.
Dandara vive nas centenas de famílias que lutam por moradia, trabalho e dignidade!

"O mundo segundo a Monsanto"

Pesquisadora francesa poder da maior multinacional de sementes: corrupção de governos, produção armas químicas, controle de alimentos em nível global.
Entrevista com a escritora e documentarista francesa, Marie-Monique Robin apresenta seu novo livro, fruto de três anos de profundas investigações sobre o poder de influência da multinacional sobre Governos e o projeto de controle total da produção de alimentos em nível global.

Fazendeiro que mandou assassinar Irmã Dorothy Stang está preso

O fazendeiro condenado pelo assassinato da missionária Dorothy Stang está preso novamente. Ele havia sido absolvido por um segundo julgamento, que foi anulado esta semana pelo Tribunal de Justiça do Pará.
O advogado de Vitalmiro Bastos de Moura vai recorrer para que ele aguarde o júri popular em liberdade. O Tribunal de Justiça do Pará ainda vai marcar a data do novo julgamento.

Projeto leva livros para o campo


“A garotada vem aqui todinha, leem os livros, pegam os livros e levam para casa, passam oito, quinze dias com o livro, daí vêm devolver e já pegam outro, na maior empolgação”, conta Cícero Saraiva, agente de leitura.
As bibliotecas fazem parte do projeto Arca das Letras, que leva a leitura para 1.700 municípios do país. As pequenas bibliotecas funcionam em casas de voluntários que foram treinadas para atender os leitores.