14 julho, 2014

Igreja Anglicana aprova ordenação de mulheres como bispos

Aprovação acontece dois anos após uma tentativa similar ter sido bloqueada

O sínodo geral da Igreja da Inglaterra aprovou nesta segunda-feira a ordenação de mulheres como bispos, uma medida histórica que a dividia há anos.
A proposta foi aprovada em uma votação realizada em York, no norte da Inglaterra, pelos membros das três câmaras que compõem o órgão executivo da Igreja Anglicana – laicos, clérigos e bispos. As primeiras nomeações de mulheres como bispas podem ser efetuadas já em 2015.
Entre os bispos, houve 37 votos a favor, dois contra e uma abstenção. Já a votação dos clérigos teve 162 favoráveis à medida, 25 contrários e quatro abstenções. Já entre os laicos, houve 152 votos a favor, 45 contra e cinco abstenções.
A aprovação se deu dois anos depois de uma tentativa similar ter sido bloqueada em 2012, quando o sínodo geral rejeitou por seis votos do setor laico a ordenação de bispas após anos de divergências internas entre os setores conservador e reformista.
A Igreja da Inglaterra, surgida de um cisma da católica, é a Igreja mãe da comunidade anglicana, que conta com 80 milhões de fieis em 165 países do mundo.  No entanto, a aprovação desta reforma pelo sínodo inglês não obrigará as outras igrejas anglicanas a ordenar mulheres bispos, embora envie uma mensagem forte.
Na Inglaterra, onde as mulheres podem, desde 1992, ser sacerdotes, a comunidade anglicana busca com esta proposta acabar com sua imagem de Igreja retrógrada, em comparação com a atitude mais progressista de outras Igrejas anglicanas, como em Gales, Estados Unidos, Austrália, Canadá e Suazilândia, que já autorizam a ordenação de mulheres como bispos.
Fone:Terra