23 junho, 2009

Pastoral da Criança lança campanha “Dormir de barriga para cima é mais seguro”

Com o objetivo de reduzir o número de mortes súbitas de bebês a Pastoral da Criança lançou ontem na cidade de Curitiba-Pr a campanha “Dormir de barriga para cima é mais seguro”.
A pastoral estima que três mil crianças morrem por ano subitamente durante no País. Só no Paraná, de acordo com a Associação Paranaense de Pediatria, são registradas cerca de 80 mortes súbitas anuais de lactentes. De acordo com a presidente da Pastoral da Criança, Zilda Arns, a ideia é alertar a população sobre a posição mais segura para que os bebês durmam sem riscos. “A posição de barriga para cima pode reduzir em até 70% o risco de morte súbita de crianças com até três meses de idade”, alerta.
No site da Pastoral www.pastoraldacrianca.org.br esta disponível informações e também exite um espaço destinado a esclarecimentos de dúvidas.
“A dúvida que todos têm é o risco de bronco-aspiração. Isso é um medo teórico. Morte por bronco-aspiração é rara”, atesta o presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria, Aristides Schier da Cruz. Segundo ele, a posição de lado também é desaconselhada, pois o bebê pode facilmente virar o rosto para baixo e facilitar uma asfixia. Aristides ainda salienta a importância da campanha quanto a outros fatores que podem colocar a criança em risco, como acomodá-la em um travesseiro muito fofo e o excesso de roupas.
“Quanto menos objetos estiverem no berço, menor é o risco de a criança se enroscar e se afogar”, afirma. A campanha ainda orienta as mães para que evitem fumar no mesmo ambiente do bebê. “As mortes súbitas acontecem três vezes mais em famílias com fumantes”, alerta o doutor Aristides. A campanha da Pastoral conta com apoio do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Fonte: CNBB

Para refletir

“Se nos calarmos, as pedras gritarão”
(Pedro Tierra)

Entrevista com o vereador Humberto Henrique (PT)



O Vereador reeleito, Humberto Henrique (PT) da cidade de Maringá tem demonstrado que é possível sim legislar com honestidade e transparência cumprindo verdadeiramente o papel do vereador. Infelizmente a maiorias dos vereadores de Maringá não são dignos de respeito pela forma como exercem a função, porem que bom termos um exemplo que merece ser reconhecido.
Em entrevista a este blog Humberto fala sobre:
Como se deu o processo que o levou a vereador; o porque considera seu mandato um mandato participativo; a importância da participação dos cidadãos e cidadãs nas decisões sociais e política; a aplicação dos recursos do município; atuação da Câmara; faz uma analise da atual situação social e política do país e deixa uma mensagem a todos e a todas visitantes deste blog. Leia a entrevista aqui

Dos pecados e responsabilidades

Publicado no jornal Valor Econômico
É um bom texto, a ser lido por aqueles e aquelas que defendem o fim do senado. Leia o Artigo

Escolhido o Tema e Lema da Campanha da Fraternidade 2011

Em 2010, a Campanha da Fraternidade será ecumênica e terá como tema “Economia e vida” e lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
Em 2011 o tema será “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”.

Plano Agrícola e Pecuário 2009-2010

Abaixo algumas informações sobre o Plano Agrícola e Pecuária 2009-2010.

Carta da Petrobras ao jornal Folha de São Paulo

A Petrobras já respondeu ao jornal Folha de S.Paulo em 13/06/2009 perguntas relativas a indícios de irregularidades em contratos e pagamentos efetuados pela gerência de Comunicação do Abastecimento.
No entanto, em matéria publicada na edição de ontem ( 22), o jornal mantém versões que não se sustentam em fatos e dados segundo a Petrobras. Por conta disso, a Companhia enviou a seguinte carta para a Folha de S.Paulo.

Maioria da população desconhece problema do tráfico de pessoas

Em entrevista a ADITAL, advogada e pesquisadora Andréia Costa falou a respeito do tráfico interno de seres humanos no Ceará. Pesquisas recentes apontam o estado como uma das quatro principais rotas desse crime no Brasil, juntamente com Goiás, São Paulo e Rio Janeiro. A cidade de Fortaleza, capital do estado, é considerada lugar de trânsito para homens e mulheres que "esperam encontrar melhores condições para exercer o ofício em outro lugar dentro do território brasileiro", afirma Andréia. Confira a entrevista.

Envolvido no Massacre de Eldorado de Carajás será julgado hoje

Hoje (23), um dos principais envolvidos no Massacre de Eldorado de Carajás, o coronel da Polícia Militar do Pará, Mário Colares Pantoja, terá o recurso especial julgado no Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Na ocasião, o STJ decidirá se anulará ou não o julgamento no qual o policial foi condenado a 228 anos de prisão. Entidades sociais estão mobilizadas em ações que pedem a continuidade da condenação.