11 dezembro, 2008

Desabafo de um Professor de Teologia

Este texto nasce no ambiente das Igrejas Evangélicas, mas infelizmente, há muita coisa semelhante na Igreja Católica.
Um abraço,
Pe. Tomaz
Sempre pergunto aos calouros a respeito de suas convicções em relação ao chamado e à vocação. Pois outro dia, um calouro saiu-se com a brilhante resposta: "não passei em nenhum vestibular e comecei a sentir que Deus impedira meu acesso à universidade a fim de que eu me dedicasse ao ministério. Trata-se do mais típico caso de "certeza da vocação" adquirida na ignorância." Na íntegra

10 anos da Paróquia São Bonifácio

No dia 20 de dezembro, sábado, será celebrada Missa pelos 10 anos de criação da paróquia São Bonifácio em Maringá, que fica no bairro Cidade Alta. A celebração Eucarística será às 19h30.

Que mulher é essa?

Artigo de Dom Anuar Battisti, arecebispo da Arquidiocese de Maringá
Leia aqui

Índios comemoram com dança da vitória

Na Vila Surumu, o principal foco das recentes tensões envolvendo a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, os índios comemoraram com danças a vitória obtida ontem (10) no Supremo Tribunal Federal (STF). O temor de novos conflitos não se confirmou e o que mais chamou a atenção na região foi justamente o clima de tranqüilidade.
“Vamos lembrar esse dia 10 de dezembro como uma data histórica”, disse o líder indígena Cristóvão Galvão Barbosa. Os índios acompanharam, por meio de telefonemas, cada um dos oito votos proferidos ontem pelos ministros do STF. A cada decisão, o resultado era anunciado ao microfone na quadra de esportes localizada no centro da vila.
Quando o placar fechou em oito votos a favor da demarcação contínua, eles fizeram a tradicional dança do parixara e tomaram caxiri, bebida de teor alcoólico feita a partir da mandioca.
Os índios já avaliam o que fazer nas terras ocupadas por arrozeiros. O Conselho Indigenista de Roraima quer ajuda de organizações não governamentais, da Embrapa e do Ministério do Meio Ambiente para que parte da área irrigada seja usada para a piscicultura e outra para a recuperação ecológica.
Em Boa Vista, os índios também dançaram em praça pública para comemorar a vitória esperada por mais de 30 anos. Desde o início da manhã, um grupo de cerca de 200 macuxis, uapixanas e ianomâmis se reuniu na Praça do Centro Cívico, onde fica a sede dos três Poderes. Pintados de branco, preto e vermelho, eles assistiram ao julgamento em um aparelho de televisão instalado ali mesmo.
A reportagem é de Roldão Arruda e Loide Gomes e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 11-12-2008.

Hoje em segunda votação criação de taxa de tratamento de lixo na cidade de Maringá

Hoje (11) em segunda votação, como sempre sem antes ouvir o povo será votado a criação de uma taxa de tratamento do lixo. Infelizmente na primeira votação apenas os vereadores Humberto Henrique (PT) e Mário Verri (PT) foram capazes de votar contra. Apresetado em regime de urgência, sem nenhuma preocupação como é de costume do atual governo de fazer antes um debate de ouvir a população.
A Taxa do lixo pode chegar a 40% do salário mínimo por ano. Tomando como base os dados do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) elaborado pela Prefeitura de Maringá, a taxa de tratamento do lixo deve custar, em média, R$ 14 por mês a cada contribuinte. Saiba mais

Prometeu e vai cumprir

De Verdelírio Barbosa:
Mulher de peito Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural de Maringá, tem muito mais peito que muitos homens que presidiram a entidade. Na sua gestão ela vai fazer o que muitos queriam fazer, mas não tiveram peito. Vai fechar a arena coberta do Parque Internacional de Exposições, e quem quiser assistir os shows durante a Expoingá 2009 pagará um preço diferenciado de quem deseja apenas adentrar àquele parque.

Câmara federal aprova

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na tarde de quarta-feira (10), o Projeto de Lei Complementar 02/07, que faz ajustes à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, redefinindo, entre outros pontos importantes, a transferência das empresas contábeis para o anexo III da tabela do Supersimples, criando a figura do Micro Empreendedor Individual (MEI) e ampliando a abrangência do Simples Nacional (Supersimples), com a inclusão de novos setores econômicos no regime tributário. A sanção presidencial está prevista para 18 de dezembro, as novas regras devendo entrar em vigor em 1º de janeiro de 2009.
Com a Lei do Microempreendedor Individual pode mudar a vida de empreendedores que trabalham por conta própria, mas vivem na informalidade. São milhões de pessoas que terão agora a oportunidade de legalizar o próprio negócio.