19 março, 2009

Ato Ecumênico marcará dia da Água em Paiçandu

Domingo, 22, Dia Mundial da Água, será realizado um ato ecumênico de compromisso de preservação das águas na cidade de Paiçandu-Paraná. Católicos e evangélicos se reúnem a partir das 14h no Centro de Eventos na avenida Ivaí, para depois seguir de ônibus aos rios e mananciais do município. O objetivo é preparar um relatório sobre a situação desses locais.
No final da tarde será assinado um documento chamado “Compromisso com a Água”, cujo objetivo é mobilizar as comunidades para a preservação do meio ambiente.

Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Dom Anuar Battisti - O Hino a Ser Cantado Sempre

No dia 14 de março do ano passado, faleceu Chiara Lubich, sem dúvida uma das figuras femininas mais expressivas das últimas décadas. Não só o Papa, mas também representantes de outras religiões, políticos e artistas enaltecem essa mulher extraordinária. O cenário em que Chiara Lubich ouviu o chamado de Deus é a cidade de Trento, Itália, destruída pelo mais violento bombardeio que sofreu em 13 de maio de 1944.
Entre os escombros, ela abraça uma mulher enlouquecida pela dor. Uma mãe brada todo o desespero causado pela morte de seus quatro filhos. Neste contexto de extrema aflição, Chiara Lubich, estreitando nos seus braços mais uma “Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, pois não existem mais”(MT 2,18), se sente chamada a abraçar os sofrimentos da humanidade e descobre que a mais poderosa revolução, capaz de incendiar tudo com um só fogo, é o amor. Leia na íntegra

Vaticano defende posição do papa sobre camisinhas após críticas

Vaticano defendeu na quarta-feira a oposição do papa Bento 16 ao uso de camisinhas como meio de prevenir a Aids, enquanto ativistas, médicos e políticos criticaram a posição, dizendo que é perigosa, não é real nem científica. Leia aqui

Bolsa-Família vai priorizar áreas metropolitanas por causa da crise

O governo vai concentrar a ampliação do Bolsa-Família em áreas metropolitanas e reduzir o foco no Nordeste. Este ano, o governo vai expandir os benefícios a 1,3 milhão de novas famílias e insiste em que a medida é parte da resposta à crise econômica. Na íntegra

Pastoral da Juventude de Maringá capacita jovens para usar o Ofício Divino da Juventude

A Pastoral da Juventude (PJ) acolhe neste final de semana os participantes do encontro de formação do Ofício Divino da Juventude (ODJ), que será realizado na paróquia São Mateus Apóstolo, em Maringá.
Ao todo 30 jovens, lideranças de grupos de jovens, vão conhecer e aprender sobre roteiros de oração adaptados à linguagem juvenil para utilizar em situações como momentos de oração, celebrações, encontros de formação, assembléias pastorais, reuniões dos grupos de jovens, nas visitas aos doentes, nas celebrações de aniversários e vigílias.
Um dos objetivos da formação, que começa na sexta-feira e vai até o domingo, é promover nos jovens uma adesão pessoal e comunitária às causas da vida, a partir da espiritualidade bíblica.
A organização do encontro conta a colaboração de assessores da PJ e de seminaristas da arquidiocese.

Fonte: PJ Maringá

Corpo de Clodovil Hernandes (PR-SP) é sepultado


Deputado morreu na terça-feira em Brasília, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). O velório foi realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo e foi sepultado às 17h de quarta-feira (18) no cemitério do Morumbi, Zona Sul de São Paulo, ao lado da mãe, Izabel Sanches Hernandes, no jazigo da família.

Educação participa de mobilização social pela conferência nacional

O dia 19 de março é marcado pelo “Dia de Debates nas Escolas – Conferência Nacional de Educação – CONAE Paraná”, cabendo a cada escola organizar os debates internos, dentro das possibilidades e realidades locais. O objetivo é pensar alternativas para a participação efetiva dos estudantes na vida escolar, bem como dos pais e comunidade em geral.
Em Maringá, a Secretaria de Educação irá realizar o encontro neste sábado (21), para não prejudicar o calendário escolar. A reunião terá início às 8 horas nas unidades escolares do município, envolvendo professores, pais e representantes de alunos de 8ª série, trazendo os assuntos que estão no calendário letivo (reunião pedagógica do dia 23 de maio para o este sábado, 21).
Durantre o encontro deverão ser estudado seis eixos do documento do CONAE. Cada eixo possui duas perguntas que deverão ser respondidas no debate para a partir daí serem elaboradas preposições consensuais majoritárias para o grupo, visando ações dos gestores públicos e ações prioritárias do coletivo da escola.

Fonte: Prefeitura