07 julho, 2015

A Igreja precisa ser presença amiga e confortadora! (Lucimar Moreira Bueno)

Segue um pequeno texto que escrevi para uma reflexão

A Igreja precisa ser presença amiga e confortadora!

As palavras de São João precisam ressoar hoje em nossas vidas. “Minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” (Jo 10,27). Assim como nos diz o Papa Francisco, pensando numa igreja inserida no meio do povo: “Uma Igreja que se sabe abrir para abraçar todos, onde todos podem ser renovados, transformados pelo seu amor: os mais fortes e os mais fracos, os pecadores, os indiferentes, os que se sentem desanimados e perdidos”.

Na Palavra de Deus, aparece constantemente este dinamismo de “saída”, que Deus quer provocar em nós.   Abraão aceitou o chamado para partir rumo a uma nova terra (cf Gn 12,1-3). Moisés ouviu o chamado de Deus: “Vai; Eu te envio” (Ex 3,10), e fez sair o povo para a terra prometida (cf. Ex 3,17).  Maria sai para visitar Isabel, Lucas acentua a prontidão de Maria em atender as exigências da Palavra de Deus, o anjo lhe falou da gravidez de Isabel e, imediatamente, Maria saiu de casa para ir ajudar a uma pessoa necessitada (cf. Lc 1,39-40). A Jeremias disse: “Irás aonde Eu te enviar” (Jr 1,7). Naquele “ide” de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova “saída” missionária.

Cada um de nós e cada uma de nossas comunidades há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todas e todos são convidados a aceitar este chamado: “sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho.” (Evangelli Gaudium 20). Como são belos os pés das mensageiras e dos mensageiros que anunciam a Paz. (cf. Is 52,7).