31 julho, 2010

Demolir Igreja? - partilhando uma pergunta

Um dia deste conversando com umas pessoas elas perguntaram:
Lucia, qual a sua opinião sobre demolir igreja para construir uma maior?
Respondi:
A justificativa que conheço quando demoliu uma igreja para construir outra geralmente é que a igreja é pequena, não cabe os fieis.
Não gosto dessa justificativa, não é para mim convincente, porque acredito que existe outro caminho.
Geralmente isso acontece com a igreja matriz em uma paróquia que não suportando todos os fieis muitos ficam sem ter onde sentarem e até nas portas e aí “tomam” a decisão de demolir e construir uma maior.
Juntamente com uma igreja demolida tomba também uma história, uma luta de um povo.
- Acredito que em vez de demolir, aumentasse o numero de missas nos finais de semana resolveria o problema de igrejas superlotadas.
- Acredito que em vez de demolir, construísse pequenas capelas mais próximas do povo, resolveria o problema de igrejas superlotadas.
- Acredito que em vez de demolir, no final de semana na matriz tivesse uma missa ás 18 horas e ás 20 horas nas CEBs, resolveria o problema de igrejas superlotadas.
Ás vezes não consigo entender, vejam, é bonito ver como a nossa arquidiocese vem demonstrando o valor de ser uma arquidiocese em redes de comunidades. As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) foi assumida como uma de suas prioridades, mas ao mesmo tempo é triste ver que na pratica fica a desejar.
Para uma arqui/diocese que quer assumir em ser redes de comunidades não deveria permitir demolição de igreja, mas sim a construção de pequenas capelas, levando a igreja perto do povo.
A celebração nas pequenas capelas é riquíssima. A celebração é mais viva, porque é mais próxima da realidade daquele povo que forma aquela pequena comunidade, que se conhecem.
Para ser uma Igreja Samaritana a Serviço da Vida é preciso ir até o povo.

6o Encontro Mineiro das CEBs - artigo de Gilvander

Amiga/o, eis, em anexo, o artigo "6o Encontro Mineiro das Comunidades Eclesiais de Base - Olha a glória de Deus brilhando nas CEBs!", de Gilvander Moreira, frei carmelita
Em Montes Claros, Norte de Minas, de 22 a 25 de julho de 2010, mais de 1.200 representantes das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs – de Minas Gerais participaram do 6o Encontro Mineiro de CEBs. Uma nuvem, a glória do Deus da Vida, acompanhou o Encontro. Foi um momento para revigorar forças e experimentar energia e luz divinas irrompendo de relações humanas. Cf. o texto com fotografias, em anexo.
Um abraço terno.
Gilvander Moreira, frei Carmelita.

Lei da Ficha Limpa barra primeiro candidato no Paraná

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) barrou, ontem (30), o registro da primeiro candidatura com base na Lei da Ficha Limpa do Paraná.
Erivan Passos da Silva, do PRTB, foi considerado inelegível por já ter sido condenado por Crime Ambiental pela prática de pesca ilegal. Silva é servidor público municipal e pretendia disputar uma vaga de deputado estadual. Ele ainda pode recorrer. Silva contou que foi condenado por pescar na Represa do Passaúna, na região de Curitiba. “Eu não me lembro bem, mas esse fato aconteceu em 1998. Eu estava pescando lá, mas não sabia que era proibido”, explicou. O servidor público foi condenado e reverteu a pena em pagamento de cestas básicas. O processo de registro de candidatura de Silva foi indeferido por unanimidade dos juizes do TRE-PR.

Prefeito de Maringá responde nova denúncia-crime

Do site do Rigon
O prefeito de Maringá, Silvio Barros II (PP), está respondendo uma nova denúncia-crime no Tribunal de Justiça do Paraná. Desta vez, o motivo é a transgressão do decreto-lei 201/1967 – que define os crimes de responsabilidade – por ter nomeado, admitido e designado servidor contra expressa disposição da lei. Esta é a terceira denúncia-crime contra Silvio II; uma delas não foi aceita e outra está em trâmite. A mais recente está desde o final de julho com a desembargadora Lilian Romero. O prefeito foi notificado e tem prazo de 15 dias para apresentar defesa.