04 agosto, 2009

Resultado da pesquisa Ipea constata que Pobreza e Desigualdade caem mesmo durante a crise

Segundo a pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a crise econômica atual não aumentou a taxa de pobreza nas regiões metropolitanas do Brasil desde o último trimestre de 2008, sobre desigualdade e pobreza no Brasil durante a crise internacional.
Conforme o levantamento, ao contrário dos períodos recentes de turbulência econômica (1982/83, 1989/90 e de 1998/99), nos quais a taxa de pobreza aumentou nos meses após a crise, na atual conjuntura não houve aumento.
A desigualdade, medida pelo índice Gini, também manteve sua trajetória de queda, mesmo com o acirramento da crise internacional, destacou o instituto. Veja dados da pesquisa .

Como o governo Lula pretende resolver o problema da habitação

Críticas e observações sobre o programa "Minha Casa, Minha Vida" do Governo Federal
Uma discussão preliminar do pacote, a partir das informações, medidas e instruções normativas que foram divulgadas até o momento (julho de 2009). Veja aqui

2ª Conferência Arquidiocesana para Ações Sociais


Arquidiocese de Maringá
A Associação de Reflexão e Ação Social - ARAS é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, sensível às questões sociais, que promove a formação e mobilização popular de diversas formas, como a Escola de Cultura, Fé e Política, a realização da Romaria do Trabalhador e da Trabalhadora e a Conferência Arquidiocesana para Ações Sociais. A ARAS é filiada à Cáritas Brasileira e ao Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH, entidades que atuam na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável solidário.
Dando continuidade às atividades, a ARAS realiza no dia 12 e 13 setembro a 2ª Conferência Arquidiocesana para Ações Sociais, que contará com a presença de personagens que atuam na luta pelo combate às desigualdades sociais tanto em nível nacional como regional.

Como evitar a gripe suína

O médico Marcio Bontempo (CRM-DF 15458), especialista em Saúde Pública e naturopata, alerta como as pessoas adquirem a gripe suína (Influenza A - H1N1) e mostra como preveni-la através da alimentação, de produtos naturais e biológicos e dá outras dicas, além dos procedimentos de praxe. Veja aqui

"Congresso Democrático do IBGE"

No site http://www.assibge.org/blog/ você pode ver informações sobre o "Congresso Democrático do IBGE", que está sendo organizado pelo ASSIBGE-SN na expectativa de trazer os mais diversos atores sociais (movimentos sociais, estudantes, sindicatos, entre outros) para debater as funções e a quem o IBGE está servindo hoje. A idéia surgiu a partir da tenda do ASSIBGE-SN no Fórum Social Mundial de Belém!

Missionária Umuaramense que foi para a África conta como surgiu seu chamado



A missionária umuaramense, Joiciele Cristina Botelhos viajou no dia 28 de julho para a cidade de Bafatá, para o país da Guiné Bissau, na África. Lá ela vai exercer trabalhos missionários relacionados aos jovens, Pastoral da Criança e aulas de matemática. Em entrevista ela conta um pouco desta experiência de deixar tudo e ir trabalhar pelo Reino num outro país. Confira a entrevista

Ipea divulga estudo sobre desigualdade e pobreza no Brasil

O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, divulga hoje (4) o estudo Desigualdade e Pobreza no Brasil Metropolitano Durante a Crise Internacional. Primeiros Resultados, será às 14h na sede do Ipea.
A pesquisa mostra a evolução da desigualdade de renda nas principais regiões metropolitanas, a trajetória da pobreza no Brasil metropolitano, o comportamento da pobreza para cada uma das seis regiões metropolitanas e a evolução da desigualdade e da pobreza durante a manifestação da crise financeira internacional no país.

Onde está nosso Deus nos Conflitos no Campo?

Artigo de frei Gilvander "Onde está nosso Deus nos conflitos no campo?", publicado no livro anual da CPT "Conflitos no Campo Brasil 2008", pp. 120-126. Leia o artigo

Presidente Lula sanciona nova Lei Nacional de Adoção

Texto prevê que adoção seja feita por maiores de 18 anos, independentemente do estado civil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira, 3, a nova Lei Nacional de Adoção, uma iniciativa da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE). Atualmente, o cadastro nacional de pais adotantes conta com 22 mil inscritos, enquanto duas mil crianças estão em condições de serem adotadas.
O texto final permite que a adoção seja feita por maiores de 18 anos, independentemente do estado civil, mas, em caso de adoção conjunta, exige que os adotantes sejam casados no civil ou mantenham união estável. A adoção por pessoas ou casais residentes fora do país só será admitida se não houver brasileiros habilitados no cadastro nacional de pais adotantes.
Na perspectiva de preservação da identidade cultural, procurou-se garantir a adoção de crianças indígenas ou oriundas de remanescentes de quilombos por integrantes de suas próprias comunidades. Leia na íntegra a matéria publicada no estadao.com.br.