26 novembro, 2014

Mensagem de Natal de Dom Pedro Casaldáliga

Com alegria publico a mensagem de Natal de Dom Pedro Casaldáliga, que com carinho todo ano ele me envia.

Clique na imagem para ampliar


Íntegra do discurso do Papa Francisco ao Parlamento Europeu

Mensagem de esperança e encorajamento.
Vale a pena ler o discurso lúcido, corajoso, profético que o Papa Francisco pronunciou ontem ao Parlamento Europeu. 

Profeticamente o Papa disse:

"Realmente que dignidade existe quando falta a possibilidade de exprimir livremente o pensamento próprio ou professar sem coerção a própria fé religiosa? Que dignidade é possível sem um quadro jurídico claro, que limite o domínio da força e faça prevalecer a lei sobre a tirania do poder? Que dignidade poderá ter um homem ou uma mulher tornados objeto de todo o gênero de discriminação? Que dignidade poderá encontrar uma pessoa que não tem o alimento ou o mínimo essencial para viver e, pior ainda, o trabalho que o unge de dignidade?"
"Promover a dignidade da pessoa significa reconhecer que ela possui direitos inalienáveis, de que não pode ser privada por arbítrio de ninguém e, muito menos, para benefício de interesses econômicos."
Leia aqui a íntegra do discurso do Papa Francisco ao Parlamento Europeu.

Comunidades Eclesiais de Base - Regional Nordeste I

“Vinde, benditos de meu Pai, recebam como herança o Reino que meu Pai preparou para vós!”

Irmãos e irmãs da caminhada das CEBs, Paz e Bem!

          Estivemos reunidos/as nos dias 21 a 23 de novembro de 2014 no frio serrano da comunidade Itacoatiara, Diocese de Itapipoca. Fomos muito bem acolhidos/as na Capela Nossa Senhora das Neves, padroeira da comunidade. Percebemos o quanto esta comunidade é comprometida com a defesa da vida através da casa de sementes, casa do doce, experiências de irrigação sustentável, aproveitamento de garrafas pet para irrigação e construção de muros, plantios coletivos, escola muito bem cuidada, etc.

          Nossa programação foi extensa. Fizemos uma análise de conjuntura eclesial e sócio econômica, onde os/as assessores/as nos apontaram alguns desafios: a) È preciso investir mais na formação dos leigos e leigas para que estes/as atuem com mais qualidade, defendendo as linhas de caminhada das CEBs; b) Precisamos ter uma formação e atuação política mais contundente no sentido de ajudar nosso povo na base a compreender nossas realidades locais, municipais, estadual e nacional para que se defendam os direitos dos pobres e se criem as políticas públicas necessárias à vida do povo, principalmente daqueles mais ameaçados. Precisamos estar atentos e nos mobilizar em defesa do projeto popular de sociedade.

           Partilhamos a vida das CEBs em cada diocese, onde percebemos que temos em comum o desafio de sermos compreendidos na nossa forma de evangelizar tendo como foco a integração entre FÉ e VIDA, privilegiando o respeito ao jeito de viver de cada comunidade, respeitando também as outras religiões. Porém, apesar desse desafio, vemos muita vida e dinamismo, expressos nas nossas visitas missionárias, nossos domingos da fraternidade, nos encontros, nas músicas, nas danças, nas cores. Mas, não nos basta ser movimento, como temos sido tratados. SOMOS IGREJA! Estamos nas pastorais, nos grupos evangelizadores, nos círculos bíblicos. Como Igreja, precisamos nos colocar contra toda forma de opressão e exclusão!

             Dom Antônio Cavuto, bispo desta diocese esteve conosco, nos abençoando e falando da proposta de conselhos comunitários das CEBs, o que tem difundido nosso trabalho aqui.
             A manhã de domingo nos acordou com a graça de viver o dia do Cristo Rei/ dia do leigo e da leiga. O evangelho do dia nos mostra os critérios para construção do Reino de Deus, atendendo sobretudo às necessidades básicas de cada filho e filha de Deus: “Tive fome e me deste de comer; tive sede e me deste de beber. Estive nu, me vestiste. Preso e doente me visitastes. Como estrangeiro me acolheste”

               Que todas as nossas comunidades possam beber desta verdade e desta fonte e vivenciar os sinais do Reino!

Amém, axé, awêre, aleluia!

Itacoatirara, Diocese de Itapipoca, 23 de novembro de 2014.