29 março, 2018

Quinta-feira Santa


“Compreende o que acabo de fazer?”

Celebramos a nova e eterna Aliança de nosso Deus conosco, que somos suas filhas amadas e filhos amados.

Jesus mesmo falou que desejou muito celebrar conosco esta ceia.

A Eucaristia é a memória de Jesus e de todas aquelas e aqueles que vivenciam experiências das refeições partilhadas, comungam suor e sangue, tristezas e alegrias, sonhos e esperanças, vinho e pão, mesmo diante da opressão e dos poderes opressores.

Jesus o centro da Ceia que oferece sua vida, seu sangue e sua utopia sem impor condições.

Ele pede que façamos o mesmo que ele fez, e assim manter viva sua memória. “Fazei isso em memória de mim!”.

Participar da ceia de Jesus é comprometer-se em dar continuidade de seu testemunho profético contra as injustiças, em defesa da vida, de toda a criação e dar continuidade aos seus gestos de amor e ternura, de cuidado e de acolhida e isso é lindo.

Jesus depois de partilhar o pão e o vinho, lava os pés dos que estão com Ele à mesa, que humildade, serviço que cabia as mulheres e crianças.

Ao lavar os pés, esse lindo gesto de Jesus emociona ao sabermos que é o próprio Deus que de joelho lava nossos pés. Um Deus Pai e Mãe que se inclina diante da humanidade, quebrando assim as hierarquias e revelando a igualdade de todas as filhas e filhos de Deus.
 
Jesus é todo servidor e sua missão compartilhada conosco é o de se colocar a serviço de todo o povo de Deus, principalmente dos pobres e marginalizados.

Um grande desafio.

“Compreende o que acabo de fazer?”

“Vós me chamais de mestre e Senhor e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.”