28 novembro, 2008

Uma moradora de Santa Catarina pede ajuda

Uma amiga do Pe. Dirceu Alves do Nascimento da Arquidiocese de Maringá via e-mail faz um apelo: "Peço, por favor, que ajudem. Precisa-se de roupas, chinelos, roupas de cama e banho, colchões, fraldas, cobertores, material de limpeza".

Conta aberta por Dom Murilo para receber doações:
Banco do Brasil S.A. - ag 3174-7 - conta 17.611-7 - Ação Social Arquidiocesana/ flagelados SC 2008

Segue o relato da amiga do Pe Dirceu
Querido amigo, a situação aqui é desesperadora. A cidade foi arrasada primeiro pelas chuvas intensas e depois pela enchente. Minha casa ficou ilhada, não entrou água dentro de casa. Consegui socorrer e trazer para minha casa duas famílias. Ficamos 3 dias em situação difícil (de domingo até quarta-feira), racionando água, comida, sem banho, sem poder dar descarga no banheiro. Sem água na torneira e sem luz, sem nenhum acesso, sem comunicação (telefones fixo e celular não funcionaram e internet também). Agora que as águas baixaram, 90% da cidade foi afetada, 80% perderam tudo ficando somente com a roupa do corpo. A água não poupou nem ricos nem pobres. Desolação total. Todos estamos abalados e a cidade precisa de ajuda. O Porto de Itajaí foi completamente destruído (a maior fonte de arrecadação da cidade). Peço, por favor, que ajudem. Eu estou bem, minha casa está bem e estou correndo atrás dos que estão bem como eu pedindo ajuda para socorrer quem conheço e quem não conheço. Precisa-se de roupas, chinelos, roupas de cama e banho, colchões, fraldas, cobertores, material de limpeza. Os bancos estão fechados, nada funciona, alguns mercados abertos só vendem com dinheiro vivo. O exército demorou para chegar e ajudar. Eles chegaram na quarta-feira na cidade com muita água. O vandalismo correndo solto, depredações. Agora o exército iniciou um trabalho gigante de ajuda e distribuição de alimentos, água, remédios, roupas. Estamos com toque de recolher às 22h. Isto aqui me faz lembrar um campo de guerra que ao invés de bombas aconteceu com água. A cidade está parada. A polícia não deixa o comércio abrir as portas por causa dos oportunistas e aproveitadores da desgraça alheia. Tem bairros completamente destruídos, casas viraram escombros e lixo por toda parte. As pessoas que puderam voltar para suas casas estão limpando e jogando nas calçadas tudo que não serve mais. O que vc vê na tv é verdade.
Obrigada por tudo.
Bjs, Mirna.

Um abençoado final de semana para você


Pequenos gestos como um abraço amigo e carinhoso, um sorriso, um aperto de mão, um olhar, um impulso positivo pode construir um mundo de otimismo e esperança.
Um 'você consegue' quando as coisas estão difíceis.

“PT envelheceu internamente e precisa se revigorar”

Por:Emir Sader
O impulso inicial que deu vida ao PT e desembocou no governo Lula, se esgotou. O dinamismo, a referência hoje está no governo e não no PT. Este precisa revigorar-se social e ideologicamente, para voltar a desempenhar um papel importante no campo político e ideológico do país, que tem na conjuntura já aberta da sucessão presidencial a maior das suas batalhas contemporâneas. Na íntegra

Do ventre da terra o grito que vem da Amazônia


O Planeta Terra é a única casa que todos os seres vivos têm para morar.
Se a vida ficar inviável no planeta terra, morreremos todos.
A vida humana, embora a única que pensa como todas as formas de vida é vida frágil.
Onde não há condições favoráveis à vida, a vida deixa de existir.
Somos mulheres e homens, filhas e filhos desta terra, mesmo com tantas lutas de resistência dos povos indígenas, negros, brancos, o povo pobre, nosso pais continua sendo um território para extração de riquezas que alimentam o lucro de grandes capitalistas.
Para os capitalistas, a terra, as águas, as sementes, o ar, as matas são recursos que devem ser explorados conforme seus interesses econômicos.
Em nome do desenvolvimento, do progresso e da modernidade, o capitalismo avança sobre o mundo desrespeitando limites, leis, colocando em risco a vida de todos os seres vivos, inclusive da humanidade.
Para todos nós Povo de Deus os elementos terra, água, sementes, o ar, as matas são dom de Deus, que devem ser cultivado e cuidado como amor, porque é fonte de vida.
Não podemos nos omitir.
Nós podemos mudar essa realidade, se formos de fato seguidoras e seguidores de Jesus.
Precisamos nos deixar questionar e avaliar as nossas ações pessoais e comunitárias para juntos buscarmos formas de mudança e ajudarmos na construção de um novo mundo que acreditamos ser possível.
Pequenas ações no dia a dia, como jogar o lixo no lixo, evitar queimadas a menor que seja e o fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer à barba e ao lavar as louças, é como um tijolinho na construção de um mundo justo e fraterno para todas e todos.
Deus colocou nas mãos de nós mulheres e de nós homens toda á sua criação.
O ser humano e a natureza gritam e choram, ouça o eco do grito da Mãe Terra pela Vida.

Lucimar Moreira Bueno (Lucia)

Pedagio no Paraná esta mais caro

A nova tabela com os preços reajustado foi divulgada ontem pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias.
A Secretaria Espeical para Assunstos Rodoviários informou que vai recorrer contra o aumento.
Clique na tebela abaixo para ampliar e veja como ficou os novos valores

Aberta a temporada de Natal em Maringá

Ontem (27) com uma grande festa na Praça da Catedral, cidade de Maringá foi aberta a temporada de Natal. Teve apresentação do Coral e Orquestra da 1a. Igreja Presbiteriana Independente e do Coral de Sinos do Instituto Adventista Parananese. Foi acesa a iluminação especial de fim de ano e para a alegria da criançada a chegada de Papai e Mamãe Noel. Uma queima de fogos encerrou a solenidade.

Nota de Solidariedade ao povo Catarinense

O Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB, reunido em Itaici durante esta semana, manifestou solidariedade a todos os atingidos pelas enchentes no Estado de Santa Catarina. Em nota, a CNBB diz que os bispos oferecem as preces da Igreja “pelos que perderam sua vida”. Que “a fé e a esperança cristã confortem a todos na reconstrução de suas vidas e de seus bens”, diz o documento.
Os bispos também chamaram a atenção para as questões ambientais. “As intempéries da natureza evocam os cuidados e a responsabilidade de todos nós para com a ecologia e o meio-ambiente, tão agredidos. A terra é dom de Deus e casa de todos e, como tal, deve ser preservada. Reafirmamos assim o valor fundamental e primário da vida, que a Campanha da Fraternidade deste ano fez ecoar em todos os recantos do Brasil: “Escolhe pois a Vida” (Dt 30,19).
Suplicamos as bênçãos de Deus, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, em favor de todas as famílias enlutadas e de todos os que sofrem com as enchentes e suas conseqüências. Mesmo na provação e na experiência da cruz, nós cristãos, inspirados no ensinamento do Apóstolo Paulo, repetimos: “tudo concorre para o bem dos que amam a Deus.” (Rm 8,28).”
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Para doações em dinheiro: Ação Social Arquidiocesana/flagelados SC 2008 ag 3174-7 conta 17611-7

Mudanças no repasse de recursos pela prefeitura de Maringá pode gerar demissões

Por: Jorge Goncalves de Oliveira
Embora exista manobras e um esforço enorme em "passar o pano" ou "tapar o sol com a peneira", a fim de não causar transtornos em meio as preparações para as festas de fim de ano, em relação as mudanças no repasse de recursos que a prefeitura faz a entidades que prestam assistência social, ESTA INFORMAÇÃO É VERÍDICA e devido a novas exigências pela administração no governo de Silvio Barros II, entidades do terceiro setor estariam estudando, ou já decidiram pela demissão de funcionários, e as conseqüências serão vistas em muito breve, é so dar um tempo para conferir.
O que esta acontecendo de fato, é que estas entidades foram informadas que não poderão mais utilizar os repasses para pagar funcionários e a maioria delas usavam parte deste montante para cobrir folha de pagamento e como muitas das entidades que prestam assitência tem dificuldade na captação de recusros, a solução que estão encontrando seria demitir funcionários.
vamos aguardar pra ver..., mas a justificativa de meu alerta procede..., e a intenção era evitar que o pior aconteça, ou seja, a sociedade se mobilizar antes.

E agora prefeito Silvio II

Infelizmente foi aprovado por 11 votos o Projeto de Lei Complementar nº 1.128/2008, de autoria do Vereador Chico Caiana não reeleito. Com isso Maringá poderá ser a única cidade de grande porte do estado sem democracia para escolha da direção das escolas do município.
Agora prefeito Silvio II esta em suas mãos, já que vem afirmando na mídia que é a favor da escolha direta, tem 15 dias para decidir se veta ou sanciona a proposta. Com base no primeiro mandato não da para ter muita esperança que o projeto será vetado. Saiba mais

Ministros querem modelo baseado na agricultura familiar

Presentes à X Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf), ministros e vice-ministros de Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela avaliam que o mundo passa por intensas transformações sociais e econômicas e que chegou a hora de garantir a soberania alimentar dos povos do continente. Na íntegra

Boa relação com vizinhos é ponto forte no Imperial

Apesar de ser considerado um bairro de alto padrão, vizinhos comerciais e residenciais se ajudam no Jardim Imperial. Na íntegra