05 janeiro, 2018

Mais um livro de Pe. João Caruana

Com muita ousadia Pe. João Caruana lança o livro "Comissão Pastoral da Terra" com participação do Pe. João Maria Cauchi.


O livro está disponível online, em PDF, no link:  

A capa cobre uma foto do Pe. John Mar Cauchi, que apareceu na primeira página do jornal brasileiro “O Correio”, quando sofreu a primeira tentativa de sua vida.

O livro é composto por duas parte:

PRIMEIRA PARTE

1 Métodos e estratégias no Brasil e no mundo
2 O Latifundio
3 O Nascimento da Comissão Pastoral da Terra (CPT)
4 Ativistas Ambientais Assassinados
5 Diferentes Variações de Fazendas
6 Monsenhor Tomás Balduino entrevistou em seu 90o aniversário
7 Prêmio Mgr Óscar Romero 2017
8 Mulheres Homenageadas
9 Centro de Estudos Bíblicos (CEBI)
10 Peregrinação dos Mártires do Caminho

SEGUNDA PARTE

1 Pe. John Maria Cauchi
2 O Conflito Agrário Relatado nos Jornais
3 Aprendendo a Metodologia Pastoral Popular
4 Testemunho de Frei Anastácio Ribeiro, OFM
5 Testemunho de Dom José Maria Pires
6 O Epílogo

Em dezembro de 2016 Caruana lançou o livro “Pensadores da Caminhada - 30 Anos Vividos nas CEBs”.


Sobre o Autor

Pe. João Caruana, nascido em Mosta, Malta, no dia 3 de junho de 1941, foi ordenado padre em sua terra natal no dia 11 de março de 1967. Sempre sentiu muito forte a vocação missionária, mas precisou esperar dezessete anos para realizar o seu sonho.
Durante estes dezessete anos, Pe. João serviu como diretor das vocações por alguns anos, tendo mudado para a Paróquia de São Guliano, onde serviu por treze anos como vigário paroquial. Depois foi escolhido como secretário administrativo do Seminário de Malta.
Durante este período participou no Conselho dos Vice-Párocos e fez parte do Conselho Representativo Diocesano (KRD), responsável por decidir quais as prioridades e as reformas necessárias na gestão dos recursos da diocese.
Pe. João serviu também como presidente de Sociedade Christus Rex, que era uma sociedade independente interessada na vida dos padres. Serviu na diretoria da revista mensal Pastor, e junto com um outro grupo, iniciou e manteve uma página semanal em inglês, chamada Catholic Outlook, no jornal de grande prestígio The Sunday Times of Malta.
Pe. João chegou ao Brasil no dia 7 de setembro 1984 e assumiu a paróquia Nossa Senhora das Graças, na época única paróquia do município de Sarandi, que já tinha 40.000 habitantes. Dedicou-se ao serviço das Comunidades Eclesiais de Base que tinham sido recém-plantadas pelo Pe. Vicente Costa, o primeiro pároco. Apoiou ativamente os movimentos sociais que trabalharam na cidade e no campo.
Também serviu por dois anos numa paróquia irmã em Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia. Foi a Malta por mais dois anos, escrevendo um livro chamado The Maltese Missionary Experience, e voltou ao Brasil, servindo como vigário numa outra paróquia em Sarandi, a São Paulo Apóstolo.