22 maio, 2010

Pentecostes – a presença amiga do Espírito Santo de Deus

“A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. (Jo 20, 21).
“Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados” (Jo 20, 23).
“A manifestação do Espírito é dada a cada um para proveito comum” (1 Cor 12, 7).

O dom de Deus manifesta-se na gratuidade.

No dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu com poder sobre os Apóstolos; teve assim início a missão da Igreja no mundo e hoje somos nós convocados a dar continuidade a essa missão.

Dons do Espírito Santo são os dons que o Espírito Santo nos dá para o serviço na igreja e na sociedade.

Pentecostes nos desafia com o entusiasmo e a coragem de Maria e dos apóstolos de falar da ressurreição e ser força vida da Igreja.

A presença dos dons do Espírito Santo une, gera comunhão; transforma a ambição em serviço; a vaidade em simplicidade; a esperteza em transparência; a impaciência em tolerância; o individualismo em espírito comunitário; o autoritarismo em democracia; o sentimento de vingança no ideal de libertar a todas e a todos; o apego à vida em disposição de sacrificar a própria vida em favor daquelas e daqueles que nascem excluídos do direito de viver uma vida plenamente humana.

As nossas vidas precisam ser movidas por gestos de amor. Não tenhamos medo de sonhar e lutar por uma sociedade justa e solidária, capaz de tornar as riquezas deste país acessíveis a todas as brasileiras e a todos os brasileiros, de modo que, a paz seja fruto da justiça e, o amor, o pão nosso de cada dia.

Que o sopro de Jesus que nos dá o Espírito Santo nos anime a sermos sua presença amiga onde haver necessidade.

Organizações lançam Campanha pela integralidade e implementação do PNDH-3

Desde dezembro do ano passado, organizações sociais e movimentos populares lutam pela implementação do Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3). No dia 20, a ação ganhou ainda mais força: mais de 20 entidades da sociedade civil lançaram a "Campanha pela integralidade e implementação do PNDH-3".
Desde o lançamento no ano passado, o PNDH-3 é alvo de ataques de alguns setores conservadores da sociedade. No último dia 13, os ataques ao Programa foram concretizados. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou o decreto n° 7.177, o qual altera alguns pontos do PNDH-3.
Em Manifesto, os apoiadores da Campanha se posicionam contrários ao decreto e pedem a revogação dele, pois consideram que foi "feito sem o devido respeito ao processo democrático e participativo". De acordo com Ricardo Barbosa, do MNDH, as organizações já deixaram claro que são contra esse decreto: "a sociedade civil não abre mão da participação", afirma. Leia na íntegra