16 julho, 2009

BALONISMO - Condições climáticas adiam “caça à raposa”

Vento com velocidade acima do normal não permitiu a decolagem do balão em forma de raposa que seria seguido pelos competidores.
As condições climáticas desta quinta-feira obrigaram a equipe técnica que coordena o 11º Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo a mudarem os plano se adiarem a prova da “caça a raposa”, na qual um balão em formato diferenciado deveria ser seguido pelos competidores. Este tipo de aeronave exige ventos mais fracos para decolar com segurança.
O diretor da prova, Marcos Bonincomtro, comandou o briefing de abertura e em seguida as equipes se dirigiram à Praça da Catedral onde aguardaram por mais de uma hora que o vento diminuísse. Por volta das 17 horas, o diretor alterou definitivamente a programação e apresentou três opções de alvos, todos localizados na região do Borba Gato e do Contorno Sul, para serem atingidos pelos pilotos. Ainda assim alguns preferiram permanecer no solo.
A direção de prova divulgará nas próximas horas o resultado parcial da competição. A programação do 11º Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo vai até domingo, com vôos sempre às 7 e às 16 horas. No período da tarde os pilotos irão decolar do Parque do Balonismo (antigo aeroporto), onde também acontece a Radical Fest, com encontro de carros antigos e vôos de paramotor. As pessoas que quiserem poderão levar um quilo de alimento, ques erá repassado ao Provopar para ser destinado à entidades e famílias carentes de Maringá.

Arquidiocese de Maringá

Uma Igreja Samaritana a Serviço da Vida
Notícias da Igreja

1) Ordenação Presbiteral
Ordenação Presbiteral do diácono Paulo Felipe dos Santos. Amanhã, 17 de julho, às 19h30 no Ginásio de Esportes Xanduzão em Mandaguari.
Veja no you tube: http://www.youtube.com/my_videos
2) Comissão do Anúncio participa de assembleia do Regional Sul II
Cinco integrantes da Comissão do Anúncio da Arquidiocese de Maringá participam nesse fim de semana da Assembleia da Comissão Missionária Regional SUL II da CNBB. Serão discutidos temas como: A paróquia Missionária à Luz de Aparecida; O Brasil na Missão Continental e as Pontifícias obras missionárias.
3) Paróquia de Marumbi celebra Jubileu
Dia 06 de agosto, quinta-feira, às 19h30 será celebrada Santa Missa por ocasião do jubileu da paróquia Senhor Bom Jesus em Marumbi. A paróquia foi crida em agosto de 1.959 por Dom Jaime Luiz Coelho e é uma das mais antigas da arquidiocese de Maringá.
4) Noite das Famílias no ginásio de esportes de Marialva
Sábado, 08 de agosto. Início às 19h. Haverá show com Will e Banda, da diocese de Jacarezinho. Os participantes poderão levar fotografias dos familiares para serem abençoadas.
5) Jornal Maringá Missão tem novo e-mail
jornalmgamissao@hotmail.com
Na Mídia
A)
Ouça dom Jaime Luiz Coelho em entrevista à rádio CBN
http://www.cbnmaringa.com.br/pages/noticias.php?id_noticia=26134
B) TV 3º Milênio
Católicos evangelizam durante vestibular da UEM
http://www.youtube.com/watch?v=o-foXm4J6xc


Hoje é dia de Nossa Senhora do Carmo
SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

“O salto do investimento direto estrangeiro no Brasil”

Por: Enio Verri
Eu quero comentar um dado muito importante divulgado nesta semana pelo Banco Central. São dados econômicos que atingem diretamente a vida de todos os brasileiros. A grande notícia é que

Padres de Sarandi manifestam contra depositar o lixo de Maringá em Sarandi

Abaixo carta que os padres de Sarandi–Paraná escreveram manifestando-se contra a decisão de depositar o lixo de Maringá em Sarandi.

LIXO DE MUITOS – LUXO DE POUCOS

“Na complexidade da vida atual, a Igreja se depara com inúmeras e importantes frentes de trabalho, com as quais ela pode colaborar. Para cada uma delas, brotam diversificados caminhos e estilo de atuação” (DGAE, 181).

Está sendo discutido em Sarandi, nos bastidores, a viabilização do recebimento do lixo de Maringá. Isto porque, o contrato entre a Prefeitura de Maringá e a BIOPUSTER venceu, e a Cidade Canção não tem onde colocar as 300 toneladas dia de lixo que produz.
Sarandi deposita entre 40 e 50 toneladas dia no aterro de nossa cidade, gerido pela empresa Central Regional de Tratamento de Resíduos (PAJOAN) e pelas quais o município deverá pagar neste ano um milhão e meio.
Se o contrato for aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pela prefeitura a empresa PAJOAN receberá pelo negócio cerca de dez milhões/ano, transformando Sarandi em um lixão de Maringá.
A quem interessa esta negociação? Que retorno a população de nossa cidade terá com este negócio costurado em bastidores, na calada da noite ou dos gabinetes? Qual impacto isto causará para o meio ambiente urbano e rural de nosso município?
Uma decisão dessa envergadura exige a participação, mobilização e transparência no debate com a população que não está sendo consultada e que sofrerá as consequências. Com o lixo de muitos, transformado em riqueza e luxo de poucos beneficiários da negociata.

Sarandi, 16 de julho de 2009

Atenciosamente

Paróquia Nossa Senhora das Graças
Paróquia Nossa Senhora da Esperança
Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus
Paróquia São Paulo Apóstolo

Dados sobre emprego no Brasil

No mês de junho, o país criou 119.495 postos de trabalho. Foram admitidos 1.356.349 e demitidos 1.236.854 de trabalhadores formais, ou seja, com carteira assinada. No semestre, o número de empregos criados acumula 299.506. Os dados constam do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e estão sendo divulgados em entrevista coletiva do ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Por Dom Anuar Battisti

MEDO DO DESCONHECIDO EM NÓS
No mundo das relações humanas, a base fundamental é conhecer-se e, conhecendo, estabelecer relacionamentos verdadeiros. Muitas vezes, prevalece o medo de entrar em nosso interior e tomar posse do que realmente somos e cremos, sem criar máscaras de proteção, que escondem nossa verdadeira imagem. A busca de conhecimento do outro, passa necessariamente pelo conhecimento de nós mesmos. O desconhecido em nós, faz com que não tenhamos a força suficiente para ir ao encontro do outro, como somos. Tomar posse do meu eu, para possuir o eu do outro...continue lendo...

12° Intereclesial começa na próxima terça-feira, em Porto Velho

Na próxima terça-feira, 21, Porto Velho sediará um dos maiores eventos de sua história. São aproximadamente sete mil pessoas envolvidas com a realização do 12° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, que se encerra no dia 25.
Representantes de Comunidades Eclesiais de Base de todo o país, da América Latina e do Caribe refletirão temas atuais e que envolvam desde a consciência política, até a luta por melhores condições de vida para as comunidades indígenas, ribeirinhas, camponesas E quilombolas, sobretudo, o cuidado com a biodiversidade do planeta.
O tema do 12° Intereclesial é “CEBs, Ecologia e Missão” e o lema: “Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia”.
Além dos três mil delegados, o Intereclesial vai contar também com nomes de destaque na defesa dos interesses dos indígenas como a vencedora do prêmio Nobel da Paz, Rigoberta Menchu, vinda da Guatemala; o arcebispo emérito da Paraíba e defensor dos direitos humanos, dom José Maria Pires e a ex-ministra e atual senadora Marina Silva.
História
As Comunidades Eclesiais de Base se espalharam pelo Brasil no final da década de 60 e contribuíram para a redemocratização devido à luta contra o regime que se instalou no país após o golpe de 64. Desde então, as CEBs têm sido um apoio a população e sempre presente no trabalho em defesa dos povos da floresta, dos ribeirinhos, dos índios, dos sem terras, dos negros, das mulheres e também do meio ambiente.

Fonte: CNBB

Seminaristas participam de curso de formação missionária em Brasília

Nos dias 12 a 23, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília acontece o Curso de Formação Missionária para Seminaristas. Aproximadamente 38 jovens, vindos de várias partes do país se inscreveram e estão em processo de formação missionária. O tema deste ano é “Formação Missionária para Seminaristas à Luz dos discípulos de Emaús: Não estava nosso coração ardendo? (Lc 24,32)”. Mais informações

Campeonato em Maringá começará com “caça à raposa”


A decolagem da prova de abertura está marcada para esta quinta-feira, 16 horas na praça da catedral.

Balão em forma de raposa sendo perseguido pelos competidores será odestaque de abertura do campeonato. A direção técnica do 11º Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo, que será disputado em Maringá a partir desta quinta-feira (16), já definiu qual será a primeira prova da competição: uma “caça à raposa. Esta prova produz um dos espetáculos mais belos do balonismo. Nela todos os pilotos se reúnem em um determinado ponto da cidade e enquanto preparam seus equipamentos de voo, um primeiro balão, chamado de raposa, decola e deve ser seguido pelos demais, que só são autorizados a deixar o solo vários minutos após. Vence a prova o piloto que conseguir pousar sua aeronave mais próxima de onde pousar o balão raposa.Trata-se de uma tarefa bastante difícil para os pilotos, pois eles precisam buscar as correntes de ar mais próximas da quelas seguidas pelo balão raposa, o que certamente renderá ótimas imagens para os profissionais que estiverem cobrindo o evento e também para as pessoas que estiverem assistindo. A grande novidade da prova que será disputada em Maringá é que a aeronavea ser seguida não será um balão comum. “Trouxemos para cá um balão em formato de raposa, o que proporcionará um espetáculo ainda mais bonito no céu da nossa cidade”, diz o piloto e organizador do campeonato, o maringaense Adriano Perini.

Crédito da fotografia: Federação Paranaense de Balonismo

A Pessoa do Catequista

Clique na imagem para ampliar

15ª Convenção Estadual dos Contabilistas