16 março, 2012

Maringá acolhe neste sábado as CEBs da Província Eclesiástica de Maringá

Dom Getúlio Teixeira Guimarães, assessor das CEBs no Regional Sul II, realizará uma visita pastoral à Província Eclesiástica de Maringá. Será neste sábado (17), das 9h30 às 16h, na Paróquia São José Operário.
O objetivo é um bate papo com os bispos, os/as coordenadores e assessores diocesanos de CEBs e os padres coordenadores da ação evangelizadora da arquidiocese de Maringá e dioceses de Campo Mourão, Paranavaí e Umuarama, que compõe a Província Eclesiástica de Maringá; com abertura para a importante presença de padres e outras lideranças.

Nota da Arquidiocese de Maringá sobre o projeto de incineração do lixo

Por meio de uma nota oficial, a Arquidiocese de Maringá manifestou o seu posicionamento contrário ao projeto da prefeitura que planeja instalar uma usina de incineração para queimar o lixo da cidade.
O posicionamento, explica a nota, foi tomado depois de ouvir esclarecimentos de cientistas, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e de Movimentos Sociais. “Entre os problemas apontados verifica-se o prejuízo social dos trabalhadores da reciclagem, além dos graves e irreversíveis danos à saúde dos seres vivos, notadamente das pessoas”, destaca.
O comunicado da Igreja também manda um recado aos fiéis, alertando que “os cidadãos não devem permitir que, num município nacionalmente conhecido como “Cidade Verde”, o Poder Público Municipal implante uma política que privilegie a incineração dos resíduos sólidos, em detrimento da não geração, redução, reutilização, reciclagem e compostagem, tal como estipula a Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Nº 12.305/2010)”. Confira a nota

Lei do Sinase entra em vigor em abril para mudar tratamento dado aos adolescentes em conflito com a lei

Todos os Estados e municípios brasileiros terão que se adequar à Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socieducativo – Sinase (Lei nº 12.594), sancionada em 18 janeiro deste ano pela Presidência da República. A implicação disto é que será preciso mudar a forma de funcionamento do sistema dedicado ao atendimento de adolescentes de 12 a 18 anos em conflito com a lei. A nova legislação obriga Estados e municípios a colocar em prática uma política integrada em que as ações de responsabilização, educação, saúde e assistência social sejam inseparáveis. O Sistema também busca assegurar a co-responsabilidade da família, comunidade e Estado.
Dados do Levantamento Nacional do Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei mostram que no Brasil existem hoje 12.041 adolescentes em centros de internação, 3.934 em internação provisória e 1.728 em semiliberdade. A média brasileira é de 8,8 adolescentes internados para cada 10 mil adolescentes.
São Paulo é uma das regiões que eleva estas cifras, pois a região concentra 42% dos adolescentes em regime fechado. A estimativa é de que pelo menos 1.787 não deveriam cumprir medida de internação, pois seus casos não se encaixam nas regras presentes no artigo 122 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As medidas socioeducativas que podem cumpridas pelos adolescentes (12 a 18 anos) são: advertência, prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação. Conheça a Lei nº 12.594 aqui.

16ª Romaria das Comunidades Negras de 2012

A Pastoral Afro-brasileira da cidade de Colombo, região metropolitana de Curitiba (PR), esteve reunida nos dias 10 e 11 de março, debatendo o tema, o lema e vários procedimentos para a Romaria das Comunidades Negras de 2012. A partir da realidade brasileira, da caminhada da Igreja e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, o grupo pôde preparar a Romaria.
O tema definido para este ano será “Comunidade Negra em estado permanente de missão, a luz do Vaticano II” e o lema será: “com a mãe negra a serviço da vida plena”.
O assessor da Pastoral Afro-brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, padre Jurandyr Azevedo Araujo, que esteve presente nesta reunião, afirma que “os agentes de pastoral negros estão em comunhão com a Igreja e também se dirigem ao Santuário da Padroeira do Brasil para celebrar, agradecer e reforçar o compromisso com a missão da Igreja. Missão esta que é embasada no Documento de Aparecida, quando afirma que, ‘a diversidade cultural não significa ameaça, mas sim diálogo a partir de visões culturais diferentes, de celebração, de inter-relacionamento e de reavivamento da esperança’ (DAp 97)”.
 
Fonte: CNBB