25 agosto, 2009

Casos da gripe suína hoje em Maringá

Por pe. João Caruana

Prezada Lucimar!
Entre Segunda 07 de Setembro e Domingo 13 até meio dia, devo estar em Maringá e região. Tenho um batismo da segunda filha de Cristina Lopes que trabalhava comigo na Paróquia Santa Terezinha.
Espero encontrar com você e outros colegas internautas do seu Blog. Nestes dias, completo 25 anos de Brasil e de Maringá - coitado Brasil e coitada Maringá! Mas línguas! Não tanto, eu sei! Não sou egoísta, mas o importante que para mim mudar para o Brasil era "um lucro entanto". Quando reclamo ou ando triste antes de dormir vou enfrente do espelho e falo a mim: "pare com isso, você está bem, muito bem por sinal. Você esta no Brasil. Só acompanhando a Igreja no Brasil de perto - e outras coisas mais - o que deve ser uma grande alegria pra você!" Terminando o meu exame de consciência, do meu jeito, vou dormir sossegado! Ainda estou otimista!
Devo ficar com Padre Hildo e pretendo manter contato com a Regina secretaria da paróquia, deixando ela informada de onde estarei nesses dias.
Até mais!

Pe. João Caruana

Pastoral Afro-Brasileira pede aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

A pastoral afro-brasileira, órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), emitiu uma carta endereçada ao deputado federal Carlos Santana (PT/RJ), pedindo a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, que voltou a tramitar no Congresso Nacional. Santana é titular da Comissão Especial da Câmara, que analisa o projeto.
“A aprovação desse instrumento faz-se necessária devido à explícita situação de pobreza e miséria da população afro-brasileira, os preconceitos e discriminações sofridas. Sua posterior implementação dará condições de o Brasil sanar sua dívida com essa parcela da sociedade brasileira, um dos pilares da identidade nacional”, afirma um dos trechos da carta, assinada pelo bispo responsável pela pastoral Afro, dom Frei João Alves dos Santos, e pelo assessor padre Ari Antônio dos Reis.
O Estatuto possui 85 artigos que abordam temas como o acesso à Justiça; a criação de ouvidorias; o funcionamento dos meios de comunicação; sistema de cotas raciais; mercado de trabalho; direitos dos quilombolas; direitos da mulher afro-brasileira; incentivos financeiros; religião; cultura; esporte e lazer.
Para ler a integra da carta clique aqui
O texto completo do Estatuto da Igualdade racial se encontra no site da Câmara: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/359794.pdf

Fonte: CNBB

Audiência Pública

No dia 26, na Câmara Municipal de Maringá - plenário principal, às 18 horas, Audiência Pública que debaterá sobre mudanças no PLANO DIRETOR da cidade de Maringá. A participação popular é muito importante, podendo, vá partipar. Veja o documento com a proposta de alteração.

Após pré-sal, Vale é "alvo" de ação de Lula

Ao anunciar a sua proposta de nova Lei do Petróleo no final do mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializará uma inflexão no papel do Estado brasileiro: o governo passará a ter maior ação na economia. Nos seis anos e oito meses de governo, Lula aumentou a influência do Palácio do Planalto sobre a Petrobras. Concluída a proposta de novo marco regulatório para o petróleo, Lula deverá aumentar a pressão sobre a Companhia Vale do Rio Doce. A Petrobras é uma estatal de capital misto na qual o governo tem a maioria das ações com direito a voto. O governo indica o seu presidente. No entanto, do capital total, 60% estão em mãos privadas. A Vale, a maior empresa brasileira depois da Petrobras, é uma companhia de capital misto também, mas um pouco diferente. O governo não interfere diretamente na gestão da Vale como faz na Petrobras, mas tem feito pressões para influenciar os rumos da administração da empresa...continue lendo...

Aposentados recebem a antecipação do décimo-terceiro salário

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deposita a partir de hoje (25) a antecipação do décimo-terceiro salário dos beneficiários da Previdência. Mais de 22 milhões de segurados vão receber a antecipação, juntamente com o benefício de agosto, até o dia 8 de setembro. Os beneficiários que ganham até um salário mínimo receberão a parcela ainda neste mês. Nesta terça, recebem os que têm cartão com final 1.
Segundo o Ministério da Previdência, com a primeira parcela do décimo-terceiro, serão injetados cerca de R$ 7,9 bilhões na economia do país durante os meses de agosto e setembro, além de cerca de R$ 17 bilhões do benefício mensal.

O sonho da casa própria

Procurando resolver uma das suas principais promessas, o governo federal lançou recentemente o programa Minha Casa Minha Vida, que vem alimentando o sonho de milhões de famílias brasileiras de morar em sua própria casa. Ainda que tardia, a iniciativa, que está envolvendo estados e prefeituras, é positiva. Mas, restringindo-se ao tema, analisemos por que tantos brasileiros ainda não têm onde morar ou vivem em habitações inadequadas, com crianças brincando ao lado de esgotos a céu aberto, sem água tratada, sem luz ou com energia roubada. Leia na íntegra

Maringá perde para Londrina no ranking de desenvolvimento no Paraná


Londrina é a cidade mais desenvolvida do Paraná e a 51ª do Brasil, segundo levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Levantamento levou em conta aspectos de emprego e renda, saúde e educação. Cidade registrou índice de 0,8634, é a 1ª no estado e 51ª no Brasil. Saiba mais

Adiada Romaria da Terra e da Água de Santa Catarina

A nova data para sua realização será o dia 15 de novembro.
Em reunião ontem (24), por causa da gripe suína, o bispo de Blumenau (SC), dom José Negri, com membros do governo estadual e municipal e com lideranças da diocese e da Comissão Pastoral da Terra, decidiram adiar a Romaria da Terra e da Água de Santa Catarina prevista para acontecer no dia 13 de setembro, em Ilhota (SC). Segundo padre Raul Kestring, a decisão de mudar a data foi sofrida, mas necessária. “Em vista do cuidado com a vida, pregado pela própria espiritualidade da Romaria, adiou-se o evento para 15 de novembro próximo”, disse o padre.