05 novembro, 2018

Logomarca oficial do Mês Missionário Extraordinário



Logomarca oficial do Mês Missionário Extraordinário

Explicação do logomarca  do Mês Missionário Extraordinário  

A logomarca mostra uma cruz missionária cujas cores tradicionais lembram os cinco continentes. A Cruz acolhe o mundo e favorece o encontro entre os povos, a comunicação entre as pessoas e com a Igreja universal, como se fosse um link, criando laços reais entre os povos.

A cruz é o instrumento e o sinal eficaz da comunhão entre Deus e os homens para a universalidade da nossa missão.
O mundo é transparente para significar que nossa ação de evangelização não tem barreiras nem fronteiras. É fruto do Espírito Santo. A Cruz abraça todos os homens e mulheres desse mundo e, graças a ela, estamos unidos, conectados e abertos à comunhão.

Nossa solidariedade é universal. De fato, o mundo transfigurado no Espírito supera as distâncias e abre o olhar da nossa mente e do nosso coração. É o amor de Jesus que não conhece limites e fronteiras.
As palavras BATIZADOS E ENVIADOS, que acompanham a imagem, indicam os dois elementos característicos e inalienáveis de todo cristão: o batismo e o anúncio. Da Cruz brota o batismo para a salvação do mundo para o qual somos enviados a anunciar o Evangelho de Jesus.

As cores da Cruz são aquelas tradicionalmente atribuídas aos cinco continentes: vermelho para a América, verde para a África, branco para a Europa, amarelo para a Ásia e azul para a Oceania. Cada cor tem um significado simbólico que torna possível a conexão entre os continentes e seus povos, na comunhão de Deus com a humanidade.

O vermelho recorda o sangue dos mártires do Continente Americano, sementes para uma nova vida na fé cristã. É a cor da paixão dos missionários que, tendo chegado a um novo país, estão interessados na salvação do povo.

O verde é a cor da vida, da natureza, da vegetação, da esperança. Simboliza crescimento, fertilidade, juventude e vitalidade. Verde é a cor que harmoniza o todo. O continente africano é chamado a essa harmonia mesmo no meio do deserto e do sofrimento.

O branco é símbolo da alegria, o começo de uma nova vida em Cristo. É o desafio para uma Europa antiga, chamada a reapropriar-se da força evangelizadora que a gerou, graças a tantas Igrejas.

O amarelo é cor da luz, que se alimenta da luz invocando a verdadeira Luz. A Ásia é o continente onde nasceu Jesus, o Filho de Deus, nosso Sol, que surge do alto.

O azul é a cor da Oceania, formada por inúmeras ilhas espalhadas pelo oceano. É a cor que mais se aproxima do invisível, recorda a vida divina, lembra o mistério e nos convida à transcendência. É a cor da água da vida que mata a sede e nos restaura ao longo do caminho. 
 

Mês Missionário Extraordinário


Mês Missionário Extraordinário  

O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como o Mês Missionário Extraordinário.

O objetivo de: “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.  

o centro dessa iniciativa, que envolve a Igreja Universal, estão: a oração, o testemunho e a reflexão sobre a centralidade da missio ad gentes como estado permanente do envio.  

O tema para o Mês Missionário Extraordinário foi definido pelo papa Francisco: Batizados e Enviados: A Igreja de Cristo em missão no mundo. 

Francisco indicou quatro dimensões como forma para prepararmos e vivermos outubro de 2019:

– O encontro pessoal com Jesus Cristo vivo na sua Igreja: Eucaristia, Palavra de Deus, oração pessoal e comunitária.

– Testemunho: os santos, os mártires da missão e os confessores da fé, que são a expressão das Igrejas espalhadas por todo o mundo.

– Formação: bíblica, catequética, espiritual e teológica sobre a missio ad gentes.

– Caridade missionária: como ajuda material para o imenso trabalho de evangelização, da missio ad gentes e da formação cristã das Igrejas mais necessitadas.  

Mulher!



Mulher

Mulher lua
A outra face, a face nua
Mulher terra
O que é mistério, o que se espera
Mulher natureza
O que é firme, o que é beleza
Mulher força
A gravidade, a correnteza
Mulher água
O nascimento, a incerteza
Mulher vida
Por toda parte, a tua semente.
Mulher gente.

Rayme Soares]