27 dezembro, 2013

Retrospectiva 2013

Como é bom lembrar das manifestações de rua, o novo papa ás várias categorias de trabalhadoras e trabalhadores conquistaram direitos em 2013, entre elas:

- os vaqueiros tiveram a profissão regulamentada. A nova lei diz que eles são responsáveis pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos e cavalos. A categoria, no entanto, não conseguiu garantir a inclusão de seguro obrigatório de vida e de acidentes nos contratos de trabalho. 

- As domésticas conseguiram aprovação e promulgação da Emenda à Constituição 72, a PEC das Domésticas, que estende à categoria os mesmos direitos de demais trabalhadores. Alguns direitos já estão valendo, como a jornada de oito horas diárias e o repouso semanal remunerado. Outros ainda dependem de regulamentação, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o adicional noturno e o seguro-desemprego. Essas e outras regras constam na proposta (PLS 244/13), que já foi aprovada no Senado, mas ainda depende de votação no plenário da Câmara.

- As categorias de árbitros de futebol e comerciários passaram a ter reconhecimento em lei. - 

- Os taxistas conseguiram garantir o repasse aos herdeiros da permissão para explorar o serviço.

- O médicos e outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos se dividiram sobre a aprovação do Ato Médico. Aprovada pelo Senado em junho, a proposta estabeleceu atividades privativas aos médicos.

Trago presente também, as tristes catástrofes naturais de 2013 que nos leva a refletir sobre nossas atitudes no dia a dia.

Partiram pessoas queridas, pessoas de destaque como:

Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro bispo de Maringá (1957-1979) e primeiro arcebispo metropolitano (1979-1997). Na CNBB, foi também o primeiro secretário do Regional Sul 2 (1964-1965). Participou de quatro sessões do Concílio Vaticano II (1962-1965) e da 3ª Conferência do Episcopado Latino Americano (Celam), em Puebla, no ano de 1979. 

Nelson Mandela, um dos últimos grandes líderes da história recente. 

-Hugo Chávez, presidente da Venezuela, destaque da esquerda latino-americana, patrocinador de programas sociais e da estatização da economia. 

- Margaret Thatcher, ex-premiê britânica, conhecida como “Dama de Ferro”, conduziu uma liberalização econômica no seu país e manteve uma postura dura enquanto esteve no poder.

os mártires de hoje que tiveram seu sangue derramado por lutar pela verdade, pelam justiça e pelo Evangelho.

Faz parte também desta retrospectiva os pequenos acontecimentos, os pequenos gestos fraternos e amigo na família, na comunidade, na sociedade, que são geradores de vida.

Governo vai lançar portal para o povo monitorar programas sociais

Em janeiro, o governo federal disponibilizará, um portal que vai permitir à população monitorar os programas sociais. A presidenta Dilma Rousseff e a Casa Civil usa o mesmo instrumento para fiscalizar as ações. Atualmente são monitorados cerca de 40 programas, destes, estarão no portal a partir de janeiro -  Mais Médicos, Minha Casa, Minha Vida e Desastres Naturais.