25 março, 2022

Celebração dos Mártires - Dom Oscar Romero



“O sangue dos mártires é a semente dos cristãos” (Tertuliano)


Muitos de nós podemos não compreender martírio como um dom. São Oscar Romero disse: “O martírio é uma graça de Deus que eu acho que não mereço, mas se Deus aceita o sacrifício da minha vida, que o meu sangue seja uma semente de liberdade e o sinal de que a esperança será em breve realidade”.

Mártires vem do grego màrtys que significa “testemunha”, aquela e aquele que anunciam a dolorosa caminhada e a alegria da ressurreição. Aquela e aquele que celebram a vitória da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio, da justiça sobre a arbitrariedade dos poderosos.

O Papa Francisco disse que “hoje existem mais mártires que no início da vida da Igreja, e eles estão por todos os lugares”. A frase inquietante do Evangelho continua atual hoje, “Bem-Aventurados sois vós quando vos injuriarem, perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa” (cf. Mt 5, 11-16).

Em todos os tempos e muito forte nos dias atuais, defender o projeto da Justiça e lutar pela vida significa correr riscos e enfrentar a morte. Na América Latina, milhares de pessoas, mulheres e homens, sofreram e sofrem torturas e muitas foram e são assassinadas por estarem inseridas na caminhada de libertação de nossos povos.

Na mensagem pessoal do Papa Francisco enviada para a cerimônia de beatificação de Dom Oscar Romero, ele diz: “Em tempos de coexistência difícil, Romero soube como guiar, defender e proteger o seu rebanho. [...] Damos graças a Deus porque concedeu ao bispo mártir a capacidade de ver e ouvir o sofrimento de seu povo. [...] Quando se entende bem e se assume até as últimas consequências, a fé em Jesus Cristo cria comunidades artífices de paz e solidariedade”.

As CEBs da Arquidiocese de Maringá têm a cada ano, celebrado a recordação do martírio do Santo Oscar Romero, que deu a vida para defender os pobres de El Salvador e foi assassinado por milícias da ditadura militar. Romero foi canonizado pelo Papa Francisco em 14 de outubro de 2018.


Celebração do Mártires
Dia Sábado, 26/03/2022.
Chegada às 19h.
Início às 19h30.
Local: Paróquia São Judas Tadeu.
Cidade de Cruzeiro do Sul.
Região Pastoral Paranacity

_____________
Por Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)
Equipe de assessoria das CEBs


Vatican Media Live - Português