04 fevereiro, 2009

Proteção contra corte do Ipê Imperial é aprovada

O projeto de lei é do vereador Humeberto Henrique (PT) e tem como base o Código Florestal Nacional. A lei federal estabelece que “qualquer árvore poderá ser declarada imune de corte, por motivo de sua localização, raridade, beleza ou condição de porta-sementes”.
A proposta foi aprovada em primeira discussão e determina ainda que a Prefeitura recolha sementes produzidas pela árvore para fins de preservação da espécie.
Na próxima quinta-feira o projeto segue para votação em segunda discussão. Leia na íntegra

Vereadores de Maringá aprovam feriado da igualdade racial

A Câmara Municipal de Maringá aprovou por unanimidade, em primeira discussão, um projeto de lei que institui o dia 20 de novembro como feriado municipal do Dia da Consciência Negra.
No Paraná, Maringá pode se tornar pioneira da iniciativa. A proposta é do vereador Humberto Henrique (PT) e possui também a assinatura dos edis Belino Bravin e Zebrão, ambos do PP.
O dia 20 de novembro já é feriado em cerca de 400 municípios brasileiros, inclusive em São Paulo, a quarta maior cidade do mundo.
Presente na votação, o assessor de Promoção e Igualdade Racial do município, Ademir Felix de Jesus, elogiou o projeto e afirmou que a medida atende anseios da comunidade negra que luta pela igualdade entre todas as raças.
Quinta-feira o projeto será apreciado em segunda votação. Se aprovado novamente segue para sanção do prefeito. Leia na íntegra

Qualidade de Mestre

No século XVI, M. Montaigne (1533-1592) se perguntava que mestre se desejaria ter. Sua resposta traduz uma necessidade surgida em seu tempo. Revela muito do espírito francês, mas não deixa de ser valiosa também para nós.

“Desejaria que se tomasse cuidado de escolher-lhe um mestre que tivesse de preferência uma cabeça, uma inteligência bem feita, a uma mente entulhada de saberes.”O significado de ´uma cabeça bem cheia´ é obvio: é uma cabeça onde o saber é acumulado, empilhado, e não dispõe de um princípio de seleção e organização que lhe de sentido. ´”Uma cabeça bem feita´ significa que, em vez de acumular o saber, é mais importante dispor ao mesmo tempo de: - uma aptidão geral para colocar e tratar os problemas; - princípios organizadores que permitam ligar os saberes e lhes dar sentido”.

A Bíblia na Mão do Povo

Necessitamos de uma “mobilização bíblica” para sermos discípulas e discípulos missionários. Sem Bíblia o discipulado é incompleto. O primeiro passo é ter a bíblia nas mãos. Leia aqui

Arquidiocese de Maringá informa

A arquidiocese de Maringá comunica que a missa de sétimo dia de Luis Roberto Ubinge, irmão do padre Genivaldo Ubinge, será sexta-feira, 06, às 19h30 na paróquia São Judas Tadeu.

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Prefeito da cidade de Maringá orienta seus CCs

Veja o que li no blog do Rigon
"O prefeito de Maringá, Silvio Barros II (PP), conseguiu reunir ontem uma boa parte dos cargos comissionados nomeados em seu segundo mandato - ele, através de um trem da alegria e com a ajuda da Nova Turma do Amém, aumentou o número de nomeações políticas. Conseguiu reuni-los num teatro - afinal, existe outro lugar ideal?
Disse aos CCs, alimentados com a grana do imposto do contribuinte maringaense (incluindo a futura taxa de tratamento do lixo), que eles não podem deixar a população acreditar que eles são meros enfeites do organograma, que recebem sem trabalhar. A população, acrescentou, deve saber que eles merecem receber o CC, que não são meros sanguessugas.Ele nada falou na reunião, claro, sobre os cargos de confiança que já em janeiro pouco apareceram para trabalhar e já embolsaram o primeiro salário de 2009. Incluídos políticos de outras cidades aqui empregados."

Livro comemora centenário de Dom Helder Câmara

No dia 7 , a cidade de Fortaleza promoverá algumas comemorações pelo centenário de Dom Helder Camara.
A paróquia de Santo Afonso sediará o lançamento do Selo do Centenário, produzido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), e do livro "O Peregrino da Paz".
Organizado por padre Geovane Saraiva e José Cajuaz, professor de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o livro tem o apoio da Pastoral da Comunicação (Pascom) da paróquia e do Secretário da Cultura do Estado (Secult), professor Auto Filho.

Assistir muita televisão pode causar depressão

Passar muitas horas na frente da televisão ou jogando videogame durante a adolescência é um hábito que pode estar relacionado ao desenvolvimento de sintomas de depressão em jovens adultos, de acordo com um estudo internacional.
De acordo com o estudo, ficar horas em frente à TV leva os jovens a dedicarem menos tempo a atividades sociais, intelectuais, ou esportivas, que têm um efeito protetor contra a depressão. Leia na íntegra

Prefeitura divulga resultado da avaliação de projetos financiados pela Lei de Incentivo à Cultura

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Cultura, irá destinar recursos para a realização de projetos culturais previstos para incentivo cultural.
A Secretaria da Cultura do Município de Maringá, abriu inscrições para diversos projetos e está divulgando o resultado da avaliação final dos projetos inscritos no Edital de Credenciamento nº 001/2008, relativo à Lei de Incentivo à Cultura, realizada por comissão nomeada pelo Decreto nº 1.150/2008.
“A lei vai beneficiar projetos iniciantes, permitindo a descoberta de novos talentos maringaenses e parte do recurso também será destinada a temas livres, permitindo que os projetos sejam avaliados levando em conta o caráter artístico”, explica a secretária da Cultura Flor Duarte.
Confira o edital completo: Resultados Lei de Incentivo

Prefeitura de Apucarana vai abrir concurso para Guarda Municipal

Seleção deve acontecer até o final deste semestre, de acordo com o prefeito
Mais 30 pessoas serão contratadas no próximo concurso da Guarda Municipal de Apucarana.
Ele explicou que a solitação do aumento de contingente da Guarda Municipal foi feita pelo comando geral da entidade, que atualmente atua com 30 integrantes.
O motivo das contratações seria, segundo Oliveira, a necesssidade de ter guardas no controle das câmeras de vigilância e nas ruas do município.
O prefeito também adiantou que haverá concurso para outros cargos públicos.