12 novembro, 2008

Pregar e ganhar: a fé como mercadoria


A presença do capitalismo já não é imperceptível nas igrejas; a mais valia é objeto de fundação de novas instituições.
Texto de Lello Montanher

Bispos do Regional Noroeste da CNBB manifestam preocupação com a situação local

Os bispos das dioceses de Rondônia, do Acre e do sul do Amazonas estiveram reunidos, de 21 a 23 de outubro, na V Assembléia Geral do Regional Noroeste da CNBB, realizada em Porto Velho.
“Queremos manifestar nossa preocupação de pastores pelo presente e o futuro desta parcela do povo que Deus nos confiou e que forma as igrejas particulares do Regional Noroeste”, afirmam os bispos.
“Preocupa-nos o avanço do desmatamento para promover o agronegócio, a pecuária extensiva, o plantio de cana para produzir etanol. Olhamos com apreensão o inchaço de algumas cidades, resultado da migração contínua do interior destes Estados e de outras partes do país. Homens e mulheres procurando oportunidades de trabalho na construção das hidrelétricas já iniciadas no Rio Madeira. Se há um direito da pessoa de trabalhar e viver dignamente do fruto do trabalho, se há um dever do governo de desenvolver uma política energética visando um futuro melhor para o país, também há um grave compromisso de alertar para os perigos à qualidade de vida, particularmente das famílias carentes e das futuras gerações. Existe mais um agravante: há, segundo informações da Funai, povos isolados nas proximidades dos canteiros de obra. O que será deles”, alertam os bispos.
Leia na íntegra

Arquidiocese de Porto Velho em defesa da Amazônia

A arquidiocese de Porto Velho (RO) realizou nos dias 7 a 9, sua 17ª Assembléia anual de Pastoral. Assembléia destacou a importância da arquidiocese se colocar em defesa da vida dos povos amazônidas. “Somos 25 milhões de amazônidas desigualmente distribuídos na Amazônia Legal que representa quase 60% do território”, diz a Carta Final do encontro.

Obama visitará o Brasil


O Presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama conversou ontem(11) por telefone com o presidente Lula e aceitou o convite para visitar o Brasil, em data ainda a ser definida. Aqui mais informações.

Um site interessante

Documentos da Igreja: Catecismo, Concílios, Encíclicas e outros. Veja

Em Maringá são 1300 idosos atentido pela Pastoral da Pessoa Idosa

134 mil idosos já são atendidos pelas pastorais da pessoa idosa em todo o Brasil em Maringá são 1300 idosos. A coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Zilda Arns, esteve ontem(12) em Maringá e disse que além de cuidados de saúde os idosos precisam de atenção e objetivo de vida. Ouça entrevista da CBN Maringá

Delegado diz que flanelinhas é sim caso de polícia

O delegado-chefe da Polícia Civil em Maringá, Márcio Amaro discordou da opinião do Ministério Público do Trabalho de que a atuação dos flanelinhas não deve ser combatida com a força policial. Ele disse que a Polícia vai continuar realizando operações de combate à pratica. Ouça entrevista da CBN Maringá