11 fevereiro, 2013

Dom Anuar: "Bento XVI demostrou grande sabedoria e humildade ao tomar tal decisão"

Estamos surpresos com a notícia da renúncia do Papa Bento XVI, porém confiantes de que o Espírito Santo é Quem conduz a nossa Igreja. Bento XVI demostrou grande sabedoria e humildade ao tomar tal decisão. Sabedoria e humildade que são marcas do Pontificado de Joseph Ratzinger. Continuemos a rezar pelo Santo Padre, por todo o Povo de Deus e entreguemos a Nossa Senhora, Mãe da Igreja, a providência para a escolha do próximo Papa.
Bento XVI, muito obrigado. 

Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá-PR

Surpresa e humildade: Card. Braz de Aviz comenta renúncia de Bento XVI

Cidade do Vaticano (RV) – “O sentimento é de surpresa, muito grande”: palavras do Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Card. João Braz de Aviz, que estava presente no momento do anúncio da renúncia de Bento XVI.
Contatado pela Rádio Vaticano, Card. Braz de Aviz fala da reação de surpresa dos cardeais presentes:
Nós fomos convocados esta manhã às 11h para o Consistório dos cardeais com o programa de aprovação de novos santos para a Igreja. Toda a sessão foi feita em latim, e no final da sessão o papa pessoalmente anunciou esta notícia para nós muito extraordinária. Eu inclusive consultei o cardeal que estava ao meu lado e disse: “O Papa está dizendo que ele está renunciando?” Porque não me parecia verdade. De fato, depois vimos que já estava confirmado e era isso mesmo que ele estava dizendo. Foi uma surpresa para todos nós porque esta atitude da renúncia não é uma atitude muito comum na Igreja. Mas a gente acredita que o Papa, provavelmente ajudado pelos seus médicos, pelas pessoas que lhe estão perto, seguramente ele avaliou isso, e o fez no conjunto da Igreja para o bem da Igreja. É um ato de extrema humildade por parte do Papa, de extremo amor à Igreja e que nos colheu muito de surpresa. Mas nós acreditamos realmente que o Papa o fez por amor à Igreja, por amor à Sé de Pedro, e nós sabemos o quanto ele trabalhou, quanto ele está trabalhando e trabalhará até o dia 28 ainda nesse sentido. O sentimento é de surpresa, muito grande. A gente via na própria sala esta surpresa. Não sabíamos de nada, só da questão do consistório para os santos e não de sua renúncia. Nesse sentido, foi uma grande surpresa. Também a atitude dele: “Continuarei ajudando através da minha oração e do meu testemunho”. Isso é muito bonito da parte do Santo Padre. Da nossa parte, queremos pedir pela Igreja, pedir também pelo novo Conclave e pedir para que o Senhor dê a nós o Pontífice que ele pensou para este momento.

Sugestão de leitura

Como sugestão de leitura apresento artigo de Leonardo Boff "Quaresma: que eu procure mais amar, que ser amado" e o artigo de Rubem Alves "A Quaresma e a tristeza divina".