16 dezembro, 2009

Número de empregos criados em novembro é recorde

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados hoje, no mês de novembro o país gerou 246.695 postos de trabalho formal, o que representa um recorde para o mês. No ano, o país acumula a criação de 1.410.302 vagas. Em novembro foram admitidos 1.413.043 trabalhadores e demitidos 1.166.348.
O comércio (1,61%) , os serviços (0,66%) e as indústrias de transformação (0,53%), de construção civil (0,83%), e extrativa mineral (0,35%) foram os setores que mais geraram emprego no período.
O Paraná gerou 16.031 empregos formais , já são 105.068 novos empregos com carteira assinada este ano no Paraná.

Paraná possui nove das 100 cidades mais ricas conforme IBGE

O levantamento indica que Curitiba é a quinta mais rica cidade brasileira. Em seguida, vêm Araucária (36.ª), São José dos Pinhais (42.ª), Londrina (44.ª), Paranaguá (52.ª), Maringá (65.ª), Foz do Iguaçu (66.ª), Ponta Grossa (79.ª) e Cascavel (96.ª). Mais informações

Entrevista com o arcebispo de Maringá Dom Anuar Battisti


1) Blog da Lucia
Há cinco anos o senhor assumiu como pastor da Arquidiocese de Maringá. Como está sendo a relação afetiva entre pastor e rebanho?
Dom Anuar
Eu sempre gostei de trabalhar com pessoas, estar próximo dos agentes pastorais. As relações afetivas acontecem na medida em que cada um se aproxima um do outro a fim de estabelecer relacionamentos verdadeiros. Sinto isso nas visitas pastorais, pois o nosso povo é muito acolhedor e afetivo. Quero continuar crescendo nesta dimensão fundamental que é conhecer melhor para poder amar sempre mais.

2) Blog da Lucia
Em maio de 2008, em assembléia, a Arquidiocese de Maringá assumiu quatros prioridades (CEBs- Comunidades Eclesiais de Base / Pequenas Comunidades; Juventude; Família; e Promoção da vida e ação social). Qual o balanço o senhor pode fazer desse período, de um ano e sete meses após a assembléia, e quais as expectativas?
Dom Anuar
A primeira etapa que durou quase um ano foi o que chamamos de sensibilização e conhecimento do Plano. A partir desta etapa as pastorais envolvidas diretamente com as prioridades começaram a formação e a organização das atividades. Neste momento posso dizer que estamos no caminho de concretização cada vez maior das atividades planejadas e permanente aprofundamento das mesmas. Não chegamos ainda ao grau de satisfação desejado, mas perseguimos as metas traçadas. A expectativa é de um envolvimento cada vez maior de todas as pastorais e movimentos no objetivo comum.

3) Blog da Lucia
A Arquidiocese de Maringá possui um avanço com relação a meios de comunicação, possui Site, a Rádio Colméia, Jornal Maringá Missão e a TV 3º Milênio. Qual a importância e o papel desses meios de comunicação?
Dom Anuar
Quem não se comunica não existe, o anonimato mata. Na medida em que nos colocamos em relação com os outros comunicando o que somos e o que fazemos, nos tornamos presente e participamos da construção do bem comum. Para a organização social, política e religiosa é fundamental o uso dos meios de comunicação. Mais do que nunca hoje é uma necessidade para levar a boa noticia e construir um mundo melhor.

4) Blog da Lucia
Como se dá as relações entre a Igreja e a sociedade num mundo onde muitos sofrem por não ter acesso aos direitos básicos como saúde, educação e alimentação e por outro lado corrupção e descasos da maioria dos políticos em mudar essa realidade?
Dom Anuar
Essa relação nunca pode ser de passividade. O protagonismo dos leigos e leigas deve ser concreto. A participação efetiva nos organismos sociais, como são os conselhos municipais, sindicatos, na reivindicação e organização de políticas públicas que venham ao encontro das verdadeiras necessidades deve ser a bandeira número um de todos. Não basta só indignação é preciso ação que venha mudar a realidade podre da corrupção.

5) Blog da Lucia
Pesquisas apontam um crescimento em todos os setores da sociedade em nosso país, diminuição da pobreza e da fome. Conforme dados divulgados, o país vem conquistando respeito, porém os desafios ainda são muitos. Qual o balanço o senhor faz do governo Lula?
Dom Anuar
Ninguém pode negar que nestes dois mandados do Presidente Lula, constatamos grandes avanços. As pesquisas mostram o Brasil como o país da cobiça das grandes potencias mundiais, é o país do futuro.

6) Blog da Lucia
O Natal se aproxima e um novo ano também. Deixe uma mensagem aos visitantes deste blog.
Dom Anuar
Eu cresci 20% a mais em relação ao ano passado
Essa é a expectativa do comercio este ano.
Qual a minha e a sua expectativa de crescimento pessoal para este Natal e ano novo?
Quanto poderia crescer esse ano em sabedoria e graça,
Quanto por cento poderia aumentar os ganhos em virtudes humanas e espirituais,
Quanto poderia crescer no relacionamento verdadeiro com os colegas de trabalho,
Quanto poderia aumentar o amor aos pobres e marginalizados,
Quanto poderia crescer em fidelidade às pessoas e aos compromissos assumidos,
Quanto poderia aumentar o meu conhecimento das verdades do Evangelho,
Quanto poderia crescer naquilo que sou e não tanto naquilo que faço!
Se você não teve tempo de projetar para este ano, não perca tempo, agora é Natal,
Calcule agora e ponha o pé na estrada, ainda é tempo, porque Natal não é um dia, a vida nasce e renasce a cada instante que você der um passo novo naquilo que você é e não só naquilo que você faz. O Amor de Deus nunca se repete, Ele te ama sempre com amor novo a cada dia de sua vida!
Abençoado e permanente Natal!

Cá Entre Nós


EMBORA ESQUECIDO que o seu partido, o PT, também teve o seu “mensalão”, em resposta ao “mensalão” do Distrito Federal e à insignificante punição aos crimes que trazem prejuízos aos cofres públicos, o presidente Lula propôs ao Congresso a aprovação de lei que define como hediondos os crimes de corrupção passiva e ativa, peculato e concussão, aumentando o rigor das penas.
Disse literalmente o presidente: “Pode ser que não resolva, mas pelo menos a gente começa a passar para a sociedade (a ideia de) que não há impunidade”.
Impressão de que não há impunidade é o que já ocorre hoje. Corruptos até são investigados e denunciados, como vemos nesse escândalo do DF, mas raramente punidos.
A pura e simples aprovação de leis mais rigorosas nada vai alterar se não forem obedecidas, se não levarem a sentença e execução. São fartos os exemplos em nosso país.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Proibição as casas geminadas atenderia interesses de Ricardo Barros

Segundo ficamos sabendo a proibição as casas geminadas atenderia interesses de Ricardo Barros na construção de apartamentos de até R$ 80.000,00, com financiamento do ‘Minha casa minha gente’. Este tipo de construção atende interesses de construtoras, imobiliárias, políticos ficam bem com eleitores menos esclarecidos, sem contar que parte dos recursos são desviados, via material de segunda e outras formas, como já aconteceu nas décadas de 80 e 90. É um esquema!Continue lendo . Publicado no blog do Rigon

Prefeito de Maringá x Casa Geminada x Povo

Na época de Moisés o Egito era um país rico, primeiro mundo. A classe dominante, escravizando os imigrantes, podia construir para si monumentos maravilhosos, que até hoje subsistem, como as pirâmides.
Os hebreus eram numerosos, mas pobres, como, por exemplo, os negros no Brasil, os latino-americanos, nos Estados Unidos, ou os imigrantes, na Europa, os sem casa própria em Maringá, etc.
Uma coisa, porém, uniam os pobres: a fé e a certeza de que Deus não faltaria à sua promessa de torná-los um povo numeroso como as areias do deserto e como as estrelas do céu.
Apesar de escravizados, sua fé os mantinha de pé, orgulhosos de sua raça. Sua esperança os fazia olhar até com certo desprezo para o esbanjamento dos poderosos que os dominavam.
Deus é quem liberta, mas o povo precisa também se libertar. Moisés luta para conseguir que o povo tome juízo, se conscientize e se levante contra o faraó. Só assim poderá sair da escravidão e terá coragem de enfrentar o desafio do deserto, para construir uma nova nação, sob a proteção de Deus.
As famílias que não tem condições de adquirir uma casa em data inteira, precisam se unir, se libertar do medo, do comodismo e juntos, vereadores que procuram ouvir a voz dos "pequenos" como Humberto Henrique, Mario Verri e Marli, fazer o prefeito e companhia escutar o que o povo "pobre" pensa sobre o projeto de lei complementar do prefeito Silvio Barros II que proibe a construção de casas geminadas em Maringá.

1.867 municípios não têm atendimento de urgência do SUS

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgou ontem dados que fazem parte do estudo Presença do Estado no Brasil: Federação, Suas Unidades e Municipalidades.
A população de 1.867 municípios brasileiros (33,5% de um total de 5.562) não conta com estabelecimentos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de urgência. A Região Sudeste concentra a maioria dessas cidades (31,7%). Em seguida, vêm o Nordeste (29%), o Sul (24,2%), o Centro-Oeste (9,2%) e o Norte (5,9%).
Segundo a pesquisa, até abril deste ano, duas cidades em todo o país não contavam com atendimento ambulatorial do SUS: Paraíso, em São Paulo, e Mimoso, em Goiás. De acordo com o estudo, em 1.875 municípios não há unidades públicas de internação.

Brasil e os desafios de Copenhague (CoP-15)

Teve iní­cio no dia 7, em Copenhague/Dinamarca, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que seguirá até o dia 18 e abrange 192 países. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Quioto
A delegação brasileira na capital da Dinamarca é chefiada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, domingo (14) a ministra dedicou o dia a negociações com representantes dos países em desenvolvimento.
Oficialmente, o presidente Lula antecipou a viagem numa tentativa de reforçar a posição brasileira na CoP-15.
Conforme noticia publicada ontem no jornal Valor, Dilma conversou com os representantes dos países em desenvolvimento, os mesmos que integram os Bric, com exceção da Rússia e a inclusão da África do Sul. Teve ainda uma conversa com o representante da China. À noite, um jantar com os delegados dos emergentes.
A agenda em comum negociada por Dilma demanda respeito ao Protocolo de quioto e, sobretudo, a rejeição da noção de que os emergentes e os ricos têm responsabilidade igual. "Essa conta é dos desenvolvidos", disse a ministra.
Os eventos brasileiros tiveram boa receptividade do público presente à CoP-15. Dilma falou para um auditório lotado por 250 pessoas.