18 março, 2009

Gleisi Hoffmann visita região de Maringá e Paranavaí

Nos dias 19, 20 e 21, nove cidades da região de Maringá e Paranavaí serão visitas pela presidente estadual do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann, pelo secretário geral Floris Souza e pelo secretário estadual do planejamento, o deputado estadual Enio Verri. No roteiro, visita aos prefeitos, vereadores e um conversa com a militância do partido, com a explanação sobre o planejamento estratégico do PT, a avaliação do governo Lula e as metas para 2009 e 2010. “O governo Lula está mudando a vida dos brasileiros com o desenvolvimento econômico, da educação, dos planos habitacionais”, comemora a presidente Gleisi Hoffmann.
Ao todo a comitiva da Executiva Estadual do PT já visitou mais de 50 cidades. “Precisamos alinhar ações e sabemos que vários diretórios têm desenvolvido um trabalho de construção para o partido nos municípios, desempenhando importante papel para o fortalecimento estadual e nacional do PT”, destaca Gleisi Hoffmann.
Nas visitas às prefeituras a Executiva colocará o PT à disposição para trabalhar em conjunto no que for possível para buscar benefícios para a cidade. “Temos uma vida pública e isso nos traz obrigações e deveres. Ações nos municípios refletem em toda região e por isso unir forças é valorizar o desenvolvimento do nosso Estado”, finaliza Gleisi.
As visitas seguirão o seguinte roteiro:
19/03- quinta-feira
10h- Itambé
11h30- Marialva
13h às 19h – Visita aos órgãos de imprensa de Maringá
19h- Reunião Executiva PT Maringá
20/03- sexta-feira
7h30- Paranavaí.
9h30- Amaporã
11h- Rondon
13h30- Paraíso do Norte
15h- São Carlos do Ivaí
21/03- sábado
9h- Maringá. Local: Câmara Municipal de Maringá
Fonte: PT Maringá

Falta de fiscalização em lan house preocupa pais e autoridades


Adolescentes lotam as lan houses em Maringá e desafiam a legislação em vigor, que proíbe o acesso de menores, salvo em companhia de pais ou responsável. Não se sabe ao certo quantas casas que oferecem o acesso virtual funciona na ilegalidade em Maringá como porta de entrada para crimes cibernéticos. Nos estabelecimentos visitados pela reportagem, não há restrição de idade de usuários, não há proibição de acesso a sites, nem a proteção por câmeras monitoradas. Na íntegra

Diocese de Campo Mourão - Jubileu de Ouro

No próximo domingo (22), Campo Mourão abre oficialmente as festividades alusivas aos 50 anos da Diocese, com uma missa às 17 horas, na Catedral São José, presidida pelo bispo diocesano, dom Francisco Javier Delvalle Paredes e contará com a presença dos bispos do Paraná.
Durante o ano, padre Roberto comenta que serão promovidos vários eventos marcantes na diocese. Entre os principais, ele cita a missa de Envio dos Missionários, em junho, além de três peregrinações: a primeira de São José, que começa em abril e passará por todas as paróquias da diocese; e as peregrinações aos dois santuários da diocese, o de Santa Rita de Cássia, em Barbosa Ferraz, no mês de maio e o de Nossa Senhora Aparecida, em outubro na Vila Urupês. “Mas o grande evento do jubileu é o trabalho missionário que consiste em visitar todas as famílias católicas da diocese para fazermos o anúncio, uma forma de fazer com que todos possam celebrar e festejar conosco. Essas visitas acontecem em julho, outubro e fevereiro de 2010”, completa.

Carta aberta de Dom Daucourt, bispo de Nanterre, a Dom Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife

Tenho relações de amizade e de colaboração com muitos evangélicos que são contrários, como o senhor e eu, ao aborto. Mas não proclamam condenações públicas. Talvez, é uma das razões pelas quais as comunidades evangélicas atraem hoje tantos católicos, particularmente no Brasil. Constato que a opinião pública não entende nada de excomunhão. Ela a percebe como uma condenação das pessoas e não uma proposta de cura e de conversão. Considero que devemos encontrar outros meios para dizer às nossas comunidades que o comportamento ou as palavras de certos católicos não estão de acordo com o que a Igreja pretende e crê que seja a vontade de Deus.
Não lhe escondo nem que me pergunto também como se pode dizer que o estupro é menos grave do que o aborto que suprime a vida no ventre de uma mãe. Mulheres estupradas se confiaram a mim. Algumas puderam resolver-se e avançar na vida com a lembrança das suas feridas que nunca desaparece completamente. Mas outras, mesmo estando vivas fisicamente, foram mortas no mais profundo do seu ser e não conseguem mais viver. A vida não é apenas física, o senhor bem o sabe. Leia na íntegra

Após decisão do STF, Raposa Serra do Sol terá batalha por indenização

Terminado o julgamento sobre a demarcação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol (RR), previsto para hoje no STF (Supremo Tribunal Federal), uma nova batalha vai começar nos tribunais, desta vez sobre o valor das indenizações que serão destinadas aos arrozeiros. Leia na íntegra
Veja aqui "clipe" Raposa Serra do Sol - Resumo inteligente e verdadeiro em favor da demarcação

Setran altera sentido das ruas Men de Sá e Estácio de Sá a partir desta quarta (18) - cidade de Maringá-Pr

Os motorista precisam ficar atentos, a partir de hoje haverá mudanças de sentido nas ruas Men de Sá e Estácio de Sá, no trecho próximo à Câmara de Velórios e Instituto Médico Legal. A rua Estácio de Sá passa a ter sentido único no trecho entre a avenida Juscelino Kubitschek e rua Marciano Haltchuck, no sentido avenida-bairro. A rua Mem de Sá terá sentido contrário neste mesmo trecho. Mais informações

Cá entre Nós


TRANSPARÊNCIA é o tipo da postura que desejamos ver universalizada, sob todos os aspectos, com todos os instrumentos possíveis, na administração pública brasileira; mas parece sintomático que menos de 30 parlamentares, entre senadores e deputados federais, de um universo de 594, tenham concordado em participar do Movimento pela Transparência lançado, no Congresso, depois das denúncias do senador Jarbas Vasconcelos de corrupção generalizada no País. Ou esses parlamentares não-adesistas acham que vivemos sob total transparência ou não querem mesmo que certas coisas venham a público.

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

O deputado federal Ricardo Barros (PP), ex-prefeito de Maringá é condenado a ressarcir cofres públicos

O deputado federal Ricardo Barros (PP), ex-prefeito de Maringá foi condenado pela 2.ª Vara Civil a devolver aos cofres públicos o dinheiro adquirido com a venda de dois equipamentos coletores e compactadores de lixo da prefeitura realizada em 1991. Na decisão, o juiz Airton Vargas da Silva considerou que houve fraude na venda dos equipamentos.
O deputado e o espólio de Soares foram condenados a ressarcir aos cofres públicos de Maringá a diferença entre o efetivo valor de mercado e o valor obtido pelo município com a venda dos equipamentos, no total de CR$ 1.010.000,00 na época, montante que deve ser corrigido e acrescido de juros. Na sentença, os valores corrigidos não foram calculados. Mais informações

Curso de Políticas Públicas

Inscrições abertas até 27 de março.
Com o sucesso alcançado pelo primeiro curso à distância oferecido pela Escola de Formação Política do PT do Paraná, que teve inscritos em 15 Estados brasileiros, sendo que 123 cursistas concluíram o processo de formação e foram certificados, o curso de Políticas Públicas será reeditado.
As inscrições devem ser feitas pela página do PT do Paraná, mediante pagamento de taxa.
“Nosso objetivo, desde o princípio, foi fazer da Escola de Formação um instrumento de debate, construção e elaboração política do PT, atingindo militantes e simpatizantes”, ressalta Rose Zanardo, Secretária de Formação Política do PT/PR.A
Escola de Formação irá oferecer no ano de 2009 outros dois cursos à distância. "Em junho teremos o curso de Gestão Pública e em setembro, o de História do Partido dos Trabalhadores, que será um projeto a ser construído em parceria com a Escola de Formação Política do PT de Santa Catarina", complementa Rose. Cursos presenciais estão sendo elaborados com foco nos Fóruns Regionais Institucionais, Mulheres e Juventude.
A Secretaria de Formação tem um papel importante e divide com a Presidência do Partido, os Secretários Estaduais e Dirigentes municipais a responsabilidade pela execução da formação.
Rose Zanardo salienta ainda que “a formação política, além de acumular e levar o conhecimento, é responsável por preparar a base militante paras as disputas a serem feitas na sociedade”.