31 janeiro, 2013

Comunicado do Lar Escola da Criança de Maringá

Fundo para a Infância e Adolescência - FIA
Tendo em vista a necessidade de informar à Receita Federal o valor, o nome e CPF das pessoas físicas e jurídicas que realizaram destinação ao FUNDO PARA INFANCIA E ADOLESCENCIA, o Lar Escola da Criança de Maringá, solicita aos contribuintes que  encaminhem cópia do boleto e comprovante de recolhimento bancário, com nome completo e CPF ou CNPJ. Esse processo é muito importante para evitar divergências quando da apresentação da declaração de imposto de renda. As cópias devem ser enviadas até o próximo dia 7 de fevereiro. 
As destinações de pessoa física para o FIA podem ser realizadas até 31 de abril de 2013, podendo essa destinação ser apresentada como destinação referente ao ano base de 2012. Nesse segundo período, as destinações são de até 3% do valor devido do imposto. Para os contribuintes que já dispõe de boleto para esse segundo período de recolhimento, é necessário QUE ENTREM EM CONTATO COM A ENTIDADE, PARA EFETUAR A TROCA/SUBSTITUIÇÃO DO BOLETO, VISTO QUE POR DETERMINAÇÃO DA RECEITA FEDERAL O NÚMERO DA CONTA E O CNPJ DEVERÁ SER DIFERENTE DO UTILIZADO NO ANO DE 2012. Sobre esse assunto, outros esclarecimentos podem ser buscados junto ao órgão gestor desse fundo: CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - fone 44 3221-6415. Outras informações pelo fone: 44 3227-3030 ou pelo  

Bote Fé em Maringá será nos dias 9 e 10 de fevereiro


No mês de fevereiro, os principais símbolos da Jornada Mundial da Juventude vão percorrer todas as dioceses do Paraná. A passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora faz parte do evento Bote  que, em Maringá, será realizado nos dias 9 e 10 de fevereiro. Organizado pela Arquidiocese de Maringá, o evento conta com o apoio da Associação Comercial (ACIM), Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) e do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau. 

Os símbolos serão recepcionados às 15h do dia 9 (sábado), nas proximidades do Shopping Catuaí, e vão sair em Peregrinação por entidades assistenciais da cidade. Às 20h, na Catedral, haverá Missa celebrada por Dom Anuar Battisti e, ao final da Celebração, uma Via Sacra será realizada em torno da Igreja. Uma passeata pela Avenida Tiradentes está programada para as 23h.

A partir da meia-noite, terá início uma vigília conduzida pelas Regiões Pastorais da Arquidiocese que vai perdurar durante toda a madrugada. Às 8h do dia 10 (domingo), os símbolos vão continuar a peregrinação pelas entidades e retornará para a Catedral para atividades externas. A tarde será animada pelo DJ Ed Maria, Ministério de Artes Renascer (MAR) e Ministério de Dança São Miguel, e, às 16h, uma missa celebrada por Dom Anuar. Após a celebração, haverá shows de artistas católicos na Praça da Catedral. Entre as atrações, está a banca Capella e a cantora de axé católico, Jake. 

Jacquelinne Michelly Santos Trevisan, a Jake, é natural de São Paulo, mas está ganhando todo o Brasil. O seu mais recente sucesso, “Pó Pará com Pó”, é de composição da própria cantora e já ultrapassou os 800 mil acessos no Youtube. O hit já foi cantado por Daniela Mercury, Chiclete com Banana e Ivete Sangalo, que dividiu o trio elétrico com Jake em Natal (RN).

O encerramento está previsto para às 22h30.

A Cruz
A Cruz de Madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da católico próximo ao altar principal da Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (1983 a 1984). O símbolo ficou conhecido por diversos nomes. Muitos a denominaram de “Cruz dos Jovens” porque ela foi entregue a juventude pelo Papa João Paulo II que pediu aos jovens que levassem a cruz por todo o mundo.

Em 1994, a cruz  ganhou um novo compromisso que, atualmente, já é uma tradição. Ela percorre as dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como meio de preparação espiritual para o evento. É a primeira vez que o Brasil recebe a Jornada Mundial da Juventude.
O Ícone de Nossa Senhora
Em 2003, na 18ª Jornada Mundial da Juventude, o papa João Paulo II confiou aos jovens mais um símbolo para percorrer o mundo juntamente com a Cruz da JMJ. O Ícone de Nossa Senhora é uma cópia contemporânea de um sagrado e antigo ícone encontrado na primeira e maior basílica Santa Maria Maior, no Ocidente.
Preparação
Em preparação a Jornada Mundial da Juventude, jovens católicos realizaram a ação evangelizadora “Rio que Cresce Entre Nós na Arquidiocese de Maringá. O projeto foi uma iniciativa do Regional Sul II da CNBB e envolveu jovens de praticamente todas as 56 paróquias em uma experiência missionária que também arrecadou fundos para as despesas com a JMJ. No Paraná, o projeto envolveu as 18 dioceses do regional e, também a Eparquia São João Batista (Rito Ucraniano).
Em julho do ano passado, a Arquidiocese promoveu o Bote  na Vida em preparação a Jornada Mundial da Juventude deste ano. O evento ocorreu na tarde do dia 22 e marcou a contagem regressiva para o início da JMJ, que acontecerá no Rio de Janeiro. A caminhada de rua foi animada pelo DJ Ed Maria e mobilizou a juventude católica da cidade.
Além das atividades a nível arquidiocesano, as paróquias também estão se mobilizando. Encontros, formações, retiros, campanhas, rifas e até festas estão sendo organizadas pela juventude para, além de arrecadar fundos para a JMJ, divulgar o maior encontro de jovens católicos do mundo.

Contatos:
Adrielle e Débora: sjdemaringa@gmail.com
Telefone: (44) 3024-0731
Horário de atendimento:
Segunda-feira: das 8h00 às 12h00
Terça-feira: das 19h00 às 22h00
Quinta-feira: das 8h00 às 12h00 e das 17h00 às 21h00

Priscila Dias
Responsável pela Comunicação / Setor Juventude - Arq. Maringá