12 janeiro, 2010

Presidente Lula sanciona lei de assistência técnica e expansão rural


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira, 11, a Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater). Ela é voltada à agricultura familiar, a assentados de reforma agrária, aos povos indígenas e aos remanescentes de quilombos, entre outros. A Política Nacional de Assistência define os princípios e os objetivos dos serviços de Ater e cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater)...continue lendo...

Pela primeira vez Igreja recebe recursos do PAC


Igreja de Ouro Preto é a primeira a receber recursos do PAC para restauração
A Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, no distrito de Cachoeira do Campo, um dos mais antigos de Ouro Preto (MG), palco e testemunha de fatos marcantes da história do Brasil, será a primeira igreja no país a receber recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), das cidades históricas.
Agora, depois de três séculos de construção, a igreja volta a ganhar destaque e reconhecimento, para mostrar o esplendor da arte barroca e sua importância na memória brasileira. A partir de março, ela começa a ser restaurada.
Admirar os altares, o forro pintado, as portas de madeira e as paredes grossas é viajar de volta nos séculos e conhecer mais sobre Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, a 95 km de Belo Horizonte.
Tombada há 60 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré vai ser restaurada com verbas do Ministério das Cidades e da Prefeitura local.
Construída entre 1725 e 1755, traz detalhes da primeira fase do barroco mineiro, como os altares folheados a ouro. A pintura no forro da nave representa a coroação da Virgem pela Santíssima Trindade.

Fonte: CNBB

Estudo indica, Brasil pode zerar miséria e se igualar a países ricos em 2016

Conforme conclusão de estudo "Pobreza, desigualdade e políticas públicas", divulgado hoje (12) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o Brasil poderá praticamente zerar a pobreza extrema e alcançar indicadores sociais próximos aos dos países desenvolvidos em 2016, caso mantenha o ritmo de desempenho que teve entre 2003 e 2008.
Também há expectativa de alcançar uma taxa nacional de pobreza absoluta (até meio salário mínimo per capita, R$ 255) de 4% naquele ano, o que, segundo o Ipea, significa quase a sua erradicação. Em 2008, o índice estava em 28,8%.
São considerados pobres extremos aqueles que recebem até 25% de um salário mínimo por mês, enquanto os pobres absolutos dispõem mensalmente de até 50% de um salário mínimo.
Na década atual, o instituto destaca razões como a combinação entre a continuidade da estabilidade monetária, a maior expansão econômica e o reforço de políticas públicas, como a elevação real do salário mínimo e a ampliação do crédito popular.

Fique atento - dengue na cidade de Maringá

Em comparação com novembro, o índice de infestação do mosquito da dengue dobrou. A cidade de Maringá apresenta índice de 3,8%, admite-se infestação de até 1%. Mais informações

Após reação da igreja, Lula recua sobre defesa do aborto

Após reação da Igreja Católica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou revisão do trecho que defende o aborto no decreto (assinado por ele) que instituiu o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos, alegando que o texto não traduz a posição do governo. Haverá alteração ainda no trecho sobre a apuração de excessos praticados na ditadura.
Leia a reportagem de Eliane Cantanhêde e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 12-01-2010.

Mudança climática: O canto das aves dá o alarme


A mudança climática está modificando a conduta das aves e este fenômeno pode agir como um sistema de advertência sobre os perigos que o aquecimento global implica para a vida na Terra, afirmam ornitólogos. “As aves modificarem sua conduta significa que o clima já está mudando”, afirmou Marco Lambertini, presidente da Birdlife International (BI), uma federação mundial dedicada à conservação dos pássaros e de seus habitats. Estes animais são “um excelente sistema de alerta diante do que ocorre com o clima”, ressaltou. Leia a reportagem é de Ido Liven, da IPS e publicada pela Agência Envolverde, 12-01-2010.

Garis e democracia

Pouco depois de revelar o seu verdadeiro caráter em público, referindo-se preconceituosamente aos garis na passagem do ano, o apresentador de TV Boris Casoy volta à carga. Como se nada tivesse acontecido retorna com informações truncadas, nitidamente partidarizadas.
Na primeira terça-feira deste ano, dia 5, ao apresentar o Jornal da Band leu, entre uma e outra notícia sobre enchentes e nevascas, a seguinte “nota pelada” (no jargão do telejornalismo trata-se de um texto sem imagens de cobertura):...continue lendo...