07 janeiro, 2009

Nota da Consulta Popular

Solidariedade ao povo palestino e a todos os que vivem em Gaza, e repúdio e condenação da agressão do Governo de Israel contra aquela região.
A Consulta Popular vem a público apresentar sua irrestrita solidariedade ao povo palestino e a todos os que vivem na Faixa de Gaza, num primeiro momento atacada de modo covarde pelos bombardeios da Força Aérea, e em seguida invadida por tropas do Exército do Estado de Israel, levando o terror à região.
Mais uma vez o terrorismo do Governo de Jerusalém tem sido respaldada pela Casa Branca que, entre outras medidas, sabotou e bloqueou qualquer decisão ou declaração do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
A situação torna-se ainda mais grave e intolerável, quando sabemos que já são mais de 500 (quinhentos) palestinos mortos e mais de 3.000 (três mil) feridos, havendo sido constatada e denunciada a utilização de urânio empobrecido nos bombardeios.
Juntamo-nos assim a todas as forças de esquerda e progressistas em todo o mundo, na condenação do Governo Israelense e no irrestrito apoio à causa palestina.
Entendemos, pois, que é urgente o fim das agressões e a abertura imediata de negociações por uma paz justa e duradoura, e convocamos os nossos militantes e o povo brasileiro a cerrar fileiras e participar de todas as manifestações nesse sentido.
Pela Paz internacional
Pela solidariedade entre os povos
Pelo socialismo
Nosso apoio ao povo palestino e nossa condenação a terrorismo do Estado de Israel.
Coordenação Nacional da Consulta Popular,
São Paulo, 6 de janeiro de 2009.

Não de esmola

O Conselho Tutelar de Maringá lança sexta feira (9) às 15 horas, na Rua Bernardino de Campos 581, Vila Santo Antonio uma campanha para que os maringaenses não de esmola às crianças e adolescentes.
A campanha tem o título: “Não dou esmola às drogas. Ajudo de verdade”.
A mensagem diz: “Grande parte das esmolas doadas nas ruas são usadas na compra de drogas. Ao ver crianças e adolescentes pedindo esmola, ajude de verdade. Informe ao Conselho Tutelar de Maringá - Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente, fone 0800-6435115″.

82% dos americanos são contra o aborto

Uma pesquisa realizada em todo o território dos Estados Unidos, a pedido da Conferência Episcopal do país, revela que a esmagadora maioria dos adultos, 82%, pensa que o aborto deva ser considerado ilegal em todas as circunstâncias. Apenas 11% consideram que a legalidade do aborto poderia ser limitada.
Um mínimo percentual, apenas 9%, pensa, ao invés, que o aborto deveria ser legalizado em quaisquer circunstâncias, por quaisquer razões e em qualquer momento da gestação.

Fonte: Rádio Vaticano

“Água e Terra para outro mundo possível”. Aproxima-se o III Fórum Mundial de Teologia e Libertação

Entre os dias 21 e 25 de janeiro, às vésperas do Fórum Social Mundial, acontecerá em Belém/Pará, o III Fórum Mundial de Teologia e Libertação. Com o tema “Água e Terra para outro mundo possível”, o Fórum abordará o tema central das contribuições da teologia e das religiões para o cuidado ecológico. Saiba mais

Retiro Nacional dos Seminaristas acontece em Salvador

“Deixai-vos conduzir pelo espírito”. Com este tema, acontece entre os dias 12 e 16 de janeiro, o Retiro Nacional dos Seminaristas (Renasem).
O evento acontece em Salvador (BA), no campus federação da Universidade Católica de Salvador (UniSal).
Cerca de 500 seminaristas são esperados para a programação do Retiro que conta com formação espiritual e animação pastoral. O cardeal arcebispo de Salvador, dom Geraldo Majella Agnelo, preside celebração eucarística de abertura no encontro do dia 12, às 18h30, na catedral basílica.

As imagens de Gaza à espera de Obama


São imagens iguais a outras. Uma delas parece mera repetição de foto velha. Mas antiga é a cena, não a foto. Durante o novo ataque da máquina de guerra israelense contra a população civil palestina, voltou a cena do adolescente (Davi?), de pedra na mão, a desafiar o tanque israelense (Golias?). Entre 1948 e 2008 ela já apareceu tantas vezes que já não sensibiliza editores de jornais.

Israel e seus aliados nos EUA parecem certos de que com o fato consumado em Gaza, Barack Obama vai cair numa armadilha, tornando-se refém da mesma política ditada pelos neoconservadores a Bush. Resta saber até que ponto o governo Obama estará comprometido com a mudança que o candidato pregou na campanha. A análise é de Argemiro Ferreira em seu artigo de estréia na Carta Maior. ìntegra

Oi gente...

As vezes o tempo não para, não passa, e no andar da carroça as abóboras vão se assentando.
Como um velho violeiro que busca napoesia da vida o mistério de compor e cantar para contar a história. E no som da viola traz na memóriatoda ternura que o tempo fez questão de escrever para a pessoa amada.Cantar pois, é uma arte que não se aprende na escola ou na faculdade, mas flui dentro da gente como mina d'água que ao longo do caminho se torna rio e desaba feito cachoeiraaté chegar ao mais profundo e misterioso oceano.
Uma voz se une a outra e tantas outras,com ou sem instrumento, e o universo que em nós esta joga para o mundo toda sua magia e encantonuma beleza sem igual.
Cantamos porque por que amamos cantarcantamos para dizer o que sentimos cantamos para espantar os malescantamos para falar de alguem cantamos porque fazemos parte deste universo do som que da ritmo as nossas vidas.
Todos nó somos artistas desta caminhada bonita onde muitos ainda vão trilhar.
Jair