04 junho, 2012

Cimi lançará relatório anual de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lançará no próximo dia 13 de junho os dados de 2011 do relatório anual de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil.
A apresentação será feita às 9h30, no auditório Dom Helder Câmara, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a presença e depoimento de indígenas expostos às violências apresentadas no relatório. Deste modo, o Cimi busca denunciar o mosaico de violações contra os direitos dos povos indígenas.

Pastoral da Juventude planeja caminhada no Paraná

A Pastoral da Juventude do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) realizou no último final de semana o seu 18º Encontro Regional. Reunidos no município de Peabiru, diocese de Campo Mourão, coordenações diocesanas, assessores leigos, religiosas e padres estudaram as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e apresentaram propostas para construção do novo plano trienal da PJ no estado.
O encontro também oficializou a continuidade do jovem Claudinei Lima como coordenador da PJ no Regional e representante do Sul 2 na coordenação nacional, até o final de 2013. A decisão foi tomada para facilitar a continuidade das ações pós 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, realizado em janeiro deste ano na Arquidiocese de Maringá, e a preparação do Regional para a Jornada Mundial da Juventude.
As lideranças também aclamaram a indicação da jovem Milady Trava como articuladora para a província de Londrina. Nos próximos dias, mais três jovens, das províncias de Maringá, Cascavel e Curitiba, deverão concluir o processo de indicação para fazer parte da equipe que vai coordenar a caminhada da PJ do Paraná nos próximos anos.
Na pauta principal ainda foram abordados os projetos nacionais da Pastoral da Juventude, o subsídio “Somos Igreja Jovem”, lançado este ano para todo Brasil, e as ações desenvolvidas pelo Regional a partir da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.

Gelinton Batista
Foto: Priscila Dias

CEBs - Comunidades Eclesiais de Base




Vejam aqui notícias das CEBs

Lixo eletrônico será coletado no Cesumar nesta terça-feira

Como atividade para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá uma tenda montada no Cesumar nesta terça-feira (dia 5) para receber da população equipamentos eletrônicos que estão fora de uso e se acumulam nas residências por falta de local adequado para descarte. As pessoas poderão trazer aparelhos de TV, videocassete, DVDs, rádios, telefones, computadores, impressoras, celulares, baterias e outros objetos que formam o chamado lixo eletrônico para depositar no local. O ponto de coleta será o estacionamento dos professores, em frente ao bloco 8 (entrada pelo portão 1 da avenida Guedner). Estudantes do terceiro semestre matutito de Administração são responsáveis pela atividade e estarão de plantão no local das 8 da manhã até as 22 horas. Uma empresa especializada em destinação de lixo eletrônico irá fazer a coleta de tudo e dará tratamento correto a cada tipo de equipamento.

Bazer beneficente em prol do Marev

Quarta-feira, das 9h às 16h, acontece bazar beneficente com mercadorias doadas pela Receita Federal em prol do Marev. O bazar será na avenida Brasil 1.690, próximo à Igreja São José Operário, na Vila Operária, em Maringá. Serão vendidos aparelhos de som, artigos de pesca, produtos automotivos, cosméticos, perfumaria, roupas, entre outros produtos.