24 novembro, 2015

Partilhando um pensamento

Partilhando um pensamento

Famílias em nossas paróquias sofrendo com dependentes químicos, sofrendo por ter um filho preso porque roubou para saciar o vício.

O desafio de uma igreja missionária, que deve ir ao encontro do outro, de quem sofre, de quem precisa. De quem não se sente mais inserido.

Em nossas paróquias, pelas ruas de nossas CEBs começam ficar visível o sofrimento e a dor de famílias com dependentes químicos, famílias que tem um filho preso porque roubou. Roubou para poder saciar o vício.

Entre essas famílias, aquelas participativa, e por talvez “vergonha” começam a afastar-se.

Uma vez li um relato de uma mãe onde dizia:
"Meu filho trocou até as bonecas das filhas por crack" 
"É muito triste para uma mãe ter de recolher o corpo de um filho, mas, apesar da dor, sinto alívio."

Isso é muito triste.

Eu vejo que, como o vício se instala rápido, as famílias não têm tempo nem forças para digerir o problema e passam a agir por impulso.

Especialistas acreditam que, para vencer a dependência, não apenas o usuário, mas a família precisa de recuperação.

Para a sociedade não existe “ex-bandido”, dessa forma a isolação de familiares de presos é muito comum, como se a pena se estendesse a eles.

A vergonha pelo crime de alguém de sua família ou o medo do preconceito faz com que se isolam.

Esses dias conversando com o Pe. Dirceu Alves do Nascimento, comentei que na CEB que coordeno tem duas famílias vivendo essa situação e que as pessoas da comunidade tem procurado e perguntado:

 “Lucia o que vamos fazer para ajudar, as famílias estão sofrendo, doe ver o sofrimento...”

Acredito ser importante “um grupo na paróquia” para “VER – DESCOBRIR” o rosto e o grito de quem pede compaixão - de quem precisa da presença amiga e missionária da paróquia.

E aí convocar CPPs extraordinários para uma partilha. Ver – Julgar -  Agir – Rever – Celebrar.

Após essa partilha, as/os coordenadores de CEBs com ajuda das/os coord. das pastorais e movimentos paroquial, que moram em determinada CEB levar para CPCs extraordinários aberto a mais pessoas.

Assim penso,
Precisamos de momentos assim.



Padre católico cede capela para evangélicos realizarem cultos em Mariana MG

O Padre da Igreja Católica disponibilizou uma paróquia para que os irmãos da PIB – Primeira Igreja Batista de Mariana-MG possam cultuar a Deus.

A reportagem é de André Santos, publicada por Portal Padom, 21-11-2015.

Diante da tragédia, muitos moradores perderam tudo o que tinha, e precisaram se alocar e iniciar uma nova vida. 

De acordo com o Bispo Josep Rossello, a Primeira Igreja Batista foi atingida pela lama do desastre, e o templo da igreja foi totalmente destruído com a tragédia. Porém um ato inusitado por parte de um padre de Mariana fez em meio ao caos, pessoas acreditarem que é possível vivermos em um mundo onde o amor e a solidariedade possam falar mais alto do que a divisão da religião.

O Padre da Igreja Católica disponibilizou uma paróquia para que os irmãos da PIB – Primeira Igreja Batista de Mariana-MG possam cultuar a Deus.

De acordo com o padre, nesse momento de tristeza e dor, a missão como cristãos e filhos do mesmo Deus, é acolhermos uns aos outros como Cristo fez.

O gesto fez que católicos e evangélicos se unissem no momento de solidariedade, e os cultos tem sido motivo de alegria entre ambos os grupos, e até mesmo o padre tem participado dos cultos da Igreja Batista.

Tem sido uma bênção relata um fiel da Batista, temos sentido verdadeiramente o amor de Deus nos unir nesses últimos dias.