02 julho, 2009

Para refletir

"Os poderosos podem matar
uma, duas ou três rosas,
mas jamais conseguirão deter
a primavera inteira."
Che Guevara

Arquidiocese de Maringá divulga dados de pesquisa sobre religião

Arquidiocese de Maringá lança plano de Ação Evangelizadora para os próximos 4 anos e divulga dados de pesquisa sobre religião
Na tarde dessa quinta-feira, 02, a Arquidiocese de Maringá divulgou para a imprensa os dados de uma pesquisa inédita feita durante os meses de julho, agosto e setembro de 2007 em 53 paróquias em 27 municípios da região arquidiocesana. O objetivo foi conhecer melhor a realidade sócio-religiosa dos habitantes da Arquidiocese de Maringá quanto: a religião atual; se teve outra religião; como os não católicos consideram a Igreja Católica; se mudou de religião e qual o principal motivo dessa mudança.
Foram entrevistadas o total de 9.808 pessoas. A margem de erro decorrente deste processo de amostragem é de 1% para mais ou para menos com uma confiabilidade de 95% para as estimativas obtidas.
A pesquisa contou com a orientação técnica dos professores Carlos Roberto do Carmo Leite (professor aposentado do Departamento de Estatística da UEM) e Ivani Aparecida Basso da Silva (professora em exercício do Departamento de Estatística da UEM).
O resultado do trabalho deve gerar interesse não só da comunidade católica, mas também de membros de outras religiões e pesquisadores acadêmicos que, inclusive, já solicitaram os dados para estudos científicos no meio universitário. O levantamento serve para dar base ao plano de Ação Evangelizadora para os próximos 4 anos na arquidiocese.
Conforme a pesquisa, a população católica da arquidiocese de Maringá representa o total aproximado de 73,72% dos moradores. 21,15% são evangélicos; 1,46% espíritas; 0,24% muçulmanos; 0,15% budistas; e 2,67% não pertencem a nenhuma religião.
1,07% dos pesquisados que mudaram de religião nos últimos anos responderam que fizeram isso por causa da acolhida. 2,42% mudaram por influência de familiares. A doutrina da Igreja Católica motivou a saída de 2,99% dos entrevistados. “Encontrei um apoio para mudar de vida”. Essa foi a resposta de 1,12% dos pesquisados que deixaram a Igreja. Já 3,15% responderam que optaram pela mudança motivados pela “experiência de encontro com Deus”. E as questões financeiras, como dízimos e ofertas, fizeram que 0,20% deixassem a Igreja Católica Apostólica Romana na Arquidiocese.

Fonte: SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Assentamento do MST no Paraná sedia congresso

De 2 a 5 de julho, acontece o Congresso Nacional dos Petroleiros do Brasil no assentamento do Contestado, na Escola Interamericana de Agricultura do MST, na Lapa, PR. Mais informações

Lançamento do 22º Plano de Ação Evangelizadora

Arquidiocese de Maringá Lança seu 22º Plano de Ação Evangelizadora.
Tema: Uma Igreja a Serviço da Vida
Lema: "...viu, aproximou-se, sentiu compaixão e curou-lhe as feridas" (Lc 10,33-34).
O lançamento será hoje (2) das 20 às 22 horas na Paróquia Santo Antônio - cidade de Maringá no salão Paroquial.

PJ de Maringá: Inscrições abertas para o CCL

Estão abertas as inscrições para mais uma etapa do CCL - Curso de Capacitação de Lideranças, promovido pela Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maringá.
Em sintonia com o documento Nº 85 da CNBB: Evangelização da Juventude, o curso é uma oportunidade dos jovens receberem a capacitação necessária para a atuação em suas comunidades.
O CCL acontece em duas etapas, a primeira de 17 a 19 de julho e a segunda no mês de setembro. O tema deste ano é “Dimensões da formação integral do jovem”.
As inscrições devem ser realizadas pela Internet no site www.pjmaringa. com.br/ccl.
Outras informações estão disponíveis no site da PJ de Maringá [www.pjmaringa. com.br] e também nas secretarias das paróquias.

PSTU 15 anos


Sábado(4) no Auditório da ADUEM, rua professor Itamar Orlando Soares, 305 em frente à UEM o PSTU comera seus 15 anos. Veja a programação aqui

Vereadores cortam mais 41 comissionados na Prefeitura

Com a votação ficou excluída a possibilidade de que cargos de direção de unidades básicas de saúde, escolas municipais e centros de educação infantil sejam ocupados por funcionários sem concurso público. Agora, só poderão assumir essas funções os servidores de carreira, que ainda vão receber uma gratificação salarial. Mais informações