22 maio, 2009

Presidência da CNBB defende a inclusão na Constituição Federal da alimentação como direito social

Em entrevista coletiva concedida quinta-feira, 21, em Brasília, a presidência da CNBB manifestou o apoio da Igreja à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 047/2003, que recomenda a inclusão do direito à alimentação entre os direitos sociais estabelecidos no Artigo 6º da Constituição Federal (CF).
“Reiteramos a necessidade de incluir da alimentação na Constituição Federal como direito social. Incluir isso na Carta Magna brasileira representa um avanço muito grande para os famintos, já que este benefício social [o alimento] nem sempre é alcançado por todos. Garantir alimento é garantir vida”, explicou o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha.
De acordo com o presidente, a organização social do país não favorece os pobres e necessitados. “A organização social brasileira é frágil, pois privilegia os grandes latifundiários, monocultores e esquece que [o Brasil] tem uma população enorme passando fome. A CNBB trabalha para que seja aprovada a PEC 047/2003. Embora sendo um direito natural, o alimento deve fazer parte da nossa Constituição [como um direito social]”, afirma dom Geraldo. Segundo o arcebispo, isso obrigaria o Governo a garantir o alimento a todos.

Fonte: CNBB

3º Encontrão Arquidiocesano das CEBs

Convidamos você para amanhã (23) ajudar a construir o 3º Encontrão Arquidiocesano das CEBs.
Temática: CEBs espaço de vivencia fraterna, semente de novas relações.
Será as 14h no CEPA - cidade de Maringá
O 3º Encontrão Arquidiocesenao das CEBs será uma linda festa de nossa querida Arquidiocese de Maringá.
Queremos denunciar os tipos existentes de violência e o isolamento e individualismo das pessoas e ao mesmo tempo anunciar e celebrar o jeito de ser Igreja das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) que com ternura e carinho acolhe e aproxima as pessoas, gerando relações fraternas na família, na comunidade e na sociedade. Relações fraternas que destroem os tipos de violências existentes, o isolamento e individualismo.
O 3º encontrão será realizado no dia quatro de outubro, no Ginásio de Esporte Chico Neto e já estamos nos preparando para com muita alegria e ternura acolher o povo de Deus.
Se você tem vontade de ajudar a organizar o encontrão que manterá sua característica original revelando a face acolhedora, alegre, celebrativa e profética das Comunidades Eclesiais de Base, venha participar da reunião amanhã.

Entidades usam protesto contra CPI da Petrobras para criticar Serra e FHC


Passeata realizado no Rio, contra a CPI da Petrobras, criticaram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). A passeata reuniu cerca de 3.000 pessoas, saiu da Candelária e terminou com um "abraço" dos manifestantes à sede da Petrobras, na avenida Chile (centro da cidade). Mais informações

A luta dos quilombolas. Entrevista especial com Carlos Moura

O secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB), e ex-presidente da Fundação Cultural Palmares, Carlos Moura, analisou, na entrevista que concedeu à IHU On-Line, a questão dos quilombolas. Ele explicou, que o maior problema que essas comunidades estão enfrentando hoje se relaciona à questão da terra. Assim, Moura destacou questões culturais de comunidades quilombolas e como essa cultura está sendo preservada atualmente, de modo que seja reconhecida e valorizada pelo povo negro e não-negro também. “É preciso que, desde cedo, brasileiros e brasileiras fiquem sabendo que os africanos que aqui chegaram eram homens e mulheres livres nas suas terras”, defendeu ele, ao afirmar que a cultura africana precisa ser ensinada desde o ensino básico para que o preconceito de achar que negros e negras são ignorantes não exista mais. Confira a entrevista

A vitória judicial dos sem-terra. A mídia, entre fato e versão

Antonio Cechin e Jacques Távora Alfonsin comentam a importante vitória obtida pelas/os sem-terra em Canoas, RS e criticam a mídia. Segundo os autores, " quando é o patrimônio latifundiário o ameaçado ou agredido, que haja notícia e seja estrepitosa. Quando é a dignidade humana e a cidadania das/os pobres que estão sendo violadas, silencie-se ou fale-se bem baixinho. A credibilidade da notícia não pode ficar dependente do preconceito ideológico que pesa sobre eles, nem do poder econômico de quem a sustenta, sob pena de igualar-se comunicação social com enganação total". Leia na íntegra

PR: Sem Terras marcham contra a crise

Desde a manhã desta segunda-feira (18) 400 agricultores integrantes do MST e da Via Campesina seguem em marcha pelo estado paranaense. Organizados em duas colunas (Norte e Oeste), os militantes irão atravessar todo o estado, dialogando com a população sobre os efeitos da crise econômica, exigindo também a realização da reforma agrária como uma alternativa a esta crise. Diego Moreira, da coordenação estadual do MST e integrante da coluna norte, comenta que o objetivo é ocupar todos os espaços para que o debate seja realizado com o maior número de pessoas.
A reportagem é de Joel Felipe Guindani e publicada pela Agência de Notícias Chasque, 22-05-2009.
“Nós estamos passando nas escolas, universidades, nos bairros, nas comunidades para fazermos o debate com a população. O nosso objetivo é que esse debate sobre a crise, o debate da reforma agrária como uma das alternativas à crise, chegue ao maior número de pessoas possíveis. Nós estamos indo nas Câmaras de Vereadores, como fizemos isso terça-feira (19) em Londrina (PR) e fizemos na Câmara de Vereadores de Cambé (PR). Como falamos, o nosso principal objetivo é atingir principalmente a população, fazendo a panfletagem, passando vídeos, documentários nas associações de moradores”, comenta.
Diego ressalta que até o momento tudo transcorreu como o previsto e que a chegada à capital do estado deve ocorrer neste dia 04 de Junho. A marcha faz parte de um mutirão nacional que debate a crise econômica e um projeto popular para o Brasil, tendo como lema “Trabalhadores e trabalhadoras não pagarão pela crise!”.
Fonte: IHU

Petrobras, nova ofensiva da direita

Materias do Brasil de Fato sobre a petrobras.
A voces visitantes deste blog uma uma boa leitura e um bom estudo. É só clicar com seu mause sobre cada tema.
CPI da Petrobras, nova ofensiva da direita
CPI da Petrobras: desespero do PSDB
“O petróleo tem que ser nosso”
Qual é o tamanho das riquezas?
Os recursos energéticos e a base concreta da sociedade