21 julho, 2008

Capoeira se torna patrimônio cultural brasileiro

Demorou mas aconteceu. Nós capoeirista jamais esqueceremos o dia 15 de julho de 2008, data que em Salvador, Bahia, a capoeira se tornou o mais novo patrimônio cultural brasileiro, depois de dar a volta ao mundo e alcançar reconhecimento internacional.
A divulgação e implementação dessa atividade em mais de 150 países se deve aos mestres, que tiveram sua habilidade de ensino reconhecida.
O registro desta manifestação foi votado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que é constituído por 22 representantes de entidades e da sociedade civil, e delibera a respeito dos registros e tombamentos do patrimônio nacional.
O instrumento legal que assegura a preservação do patrimônio cultural imaterial do Brasil é o registro, instituído pelo Iphan. Uma vez registrado o bem, é possível elaborar projetos e políticas públicas que envolvam ações necessárias à preservação e continuidade da manifestação.
O presidente do Iphan anunciou a inclusão do ofício dos mestres da capoeira no Livro dos Saberes, e da roda de capoeira no Livro das Formas de Expressão.
Segundo o ministro interino Juca Ferreira, a votação foi um momento de reparação em relação a esta prática afro-descendente.
Triunfo da manifestação, que já foi considerada prática criminosa no século passado (chegou a ser incluída no código penal da República Velha), e agora é reconhecida como patrimônio cultural.
Capoeira patrimônio cultural brasileiro
VÍDEO AQUI e AQUI

Consulta sobre Fundamentalismo Cristão

FUNDAMENTALISMOS HOJE
O Fórum Ecumênico Brasil (FE-Brasil) tem a satisfação de convidá-lo/a a participar da Consulta sobre Fundamentalismo Cristão que se realizará nos dias 21 e 22 de agosto próximo.
Os objetivos da Consulta são:
- Levar os representantes de Igrejas e instituições a uma reflexão sobre os reflexos de posturas fundamentalistas;
- Oferecer pistas de cunho teológico-pastoral que contribuam para a manifestação de respeito à diversidade religiosa e cultural;
- Refletir sobre o Fundamentalismo e suas implicações pastorais.
As igrejas devem indicar dois participantes, sendo um representante da direção da igreja e uma liderança leiga, se possível, observada a paridade de gênero.
Os organismos ecumênicos devem indicar um participante.
Os sub-temas da consulta serão:
Aspectos Gerais do Fundamentalismo: Dr. Zwinglio Mota Dias.
(Pastor da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora).
Fundamentalismo no Contexto Evangélico. Dr. Leonildo Silveira Campos
(Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo).
Fundamentalismo no Contexto Católico Romano. Dra. Brenda Carranza.
Membro do Instituto Nacional de Pastoral INP/CNBB; Assessora permanente da Conferência Nacional de Religiosos do Brasil –CRB- no curso de formação de formadores: Profilíder; Professora-pesquisadora convidada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Área de concentração Antropologia Teológica.
Metodologia:
Cada palestra será seguida de discussões em grupos e posterior apresentação em plenário. A última sessão será dedicada à sistematização das reflexões e a sugestões de pistas pastorais.
Os participantes da consulta deverão fazer sua inscrição até 30 de julho pela internet, acessando www.aste.org.br, pelo telefone (11) 3257-5462 ou pelo FAX (11) 3256-9896.
Local: Centro UNISAL – Campus Pio XI – Rua Pio XI, 1100 – Alto da Lapa.Telefone: (11) 3649-0200.
Fórum Ecumênico Brasil
Conselhos: CONIC e CLAI-Brasil.
Igrejas do CONIC e da CESE: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Metodista, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, Igreja Ortodoxa Siriana e Igreja Católica Apostólica Romana.
Organismos Ecumênicos:
CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço;
KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço;
CEDITER – Comissão Ecumênica dos Direitos da Terra;
CESEP – Centro Ecumênico de Serviço à Educação Popular;
CECA – Centro Ecumênico de Evangelização, capacitação e Assessoria;
CEBI – Cento de Estudos Bíblicos;
DIACONIA;
Fundação Luterana de Diaconia;
GTME – Grupo de Trabalho Missionário (área de trabalho: povos indígenas);
UNIPOP – Universidade Popular;
CENACORA – Comissão Ecumênica de Combate ao Racismo;
Dia Mundial de Oração;
ASTE- Associação de Seminários Teológicos Evangélicos;
PROFEC-Programa de Formação e Educação Comunitária;
CREAS- Centro Regional Ecumênico de Asesoría y Servicio.