01 junho, 2009

A generosidade da mídia com os poderosos


"Sarney pede desculpas por informação errada sobre auxílio-moradia" foi o título na Folha de S.Paulo. "Sarney vai devolver auxílio-moradia" foi o título no O Globo. Bonito. Que íntegro homem público o presidente do Senado, ultimamente voltado a denunciar a "ditadura" na Venezuela, ele que se locupletou com duas décadas de absoluta servidão à ditadura consequente do golpe contra João Goulart, em 1964...
Deve ser íntegro, porque durante dois anos vinha recebendo, sem ter direito - principalmente nos últimos meses, quando, para além da própria residência em Brasilia, ainda contava com as mordomias infindáveis do palacete destinado ao presidente da Casa - R$ 3.800 reais a mais do que lhe confere o contracheque de Senador, "sem saber". Leia na íntegra

Dons do Espírito Santo

Querido Rubinho
Você pergunta quais seriam os Dons do Espírito Santo.
Percebo ao conviver com tantas pessoas que cada uma possui dons próprios e Deus que distribui a cada pessoa os seus dons, nem todos tem que fazer tudo, mas todos têm que fazer sua parte. Os dons são tão diversos como são as pessoas.
As pessoas vão descobrindo suas capacidades aos poucos, mas não podemos passar por esta vida sem descobrirmos os nossos dons, repito, todos tem que fazer sua parte.
Todos os dons são presentes de Deus, quando nos referimos ao Espírito Santo temos como referência os sete dons: Sabedoria, inteligência, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor de Deus, conforme Isaías 11, 2-3. Na pessoa de Jesus se cumpre à profecia, conforme os dons que Ele recebeu e de sua dedicação e obediência ao Pai suas ações foi alicerçada na justiça e na paz.
No meu entendimento os dons do Espírito Santo são muitos, mas, como o número sete no contexto bíblico significa universidade, totalidade e perfeição, ao falar em sete, podemos dizer que recebemos todos os seus dons.
São Paulo, em Gálatas 5,22-23, fala nos “frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si”.
Abaixo segue uma pequena reflexão sobre os sete dons, a fonte eu não sei, tenho anotado em uma agenda antiga sem identificação da fonte, talvez tenha sido eu mesma que escrevi para uma formação, mas pode ser que não.
1) Saberia
Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sábio e a mulher sábia é aquele (a) que pratica a justiça, tem um coração misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.
2) Inteligência
Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja. Ex. Deus é Pai de todos; em Jesus, Filho de Deus, somos irmãos ...
3) Ciência
A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente à cultura da morte.
4) Conselho
É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados...
5) Fortaleza
É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna.
6) Piedade
É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos.
7) Temor de Deus
Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.

Encontro da PJ em Maringá discute violência e redução da maioridade penal

Começa hoje, 01, em Maringá o encontro regional de assessores da Pastoral da Juventude do Paraná, no seminário arquidiocesano Nossa Senhora da Glória. O encontro, promovido pelo regional Sul II da CNBB, terá a presença do Bispo referencial e o assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, da secretária da PJ no Brasil, Hildete Emanuele e do padre que assessora a PJ no país inteiro, Gisley Azevedo. Entre os temas que vão ser discutidos estão: violência e realidade juvenil, e o projeto que prevê a redução da maioridade penal que está em pauta no Congresso. O curso, que acontece há vários anos, é destinado às pessoas que realizam o acompanhamento dos trabalhos de evangelização da juventude nas dioceses do estado.
A PJ foi reconhecida recentemente pelo Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) como a maior organização de jovens do país. Em Maringá são cerca de 80 grupos distribuídos nas mais diversas paróquias da Arquidiocese, que engloba 23 municípios.
Encontro Regional de Assessores da Pastoral da Juventude do Paraná
Início nesta segunda-feira com Santa Missa às 18h30.
Término: dia 04.
Local: Seminário Arquidiocesano Nsa. Sra. da Glória - Maringá
Rod. BR 376, próximo à saída para Paranavaí.

SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá

Acompanhe as sessões da Câmara de vereadores da cidade de Maringá

Todas terças e quintas-feiras, a partir das 16h, acompanhe "ao vivo" as reuniões dos vereadores de Maringá. Acesse http://www.cmm.pr.gov.br/e clique no banner "TV Câmara".Você também pode conferir a gravação, na íntegra, das sessões (projeto do vereador Humberto Henrique). Para assistir você entra no site da Câmara e escolhe o item "Sessões Gravadas".

Vereador discorda da forma como a prefeitura de Maringá conduz o projeto PAC

Vereador Humberto Henrique (PT) discorda da forma como a prefeitura está conduzindo o projeto PAC Santa Felicidade e aponta a necessidade de se respeitar a vontade da população.
O projeto está revoltando moradores da cidade porque a prefeitura está tomando terrenos destinados para equipamentos comunitários, como áreas de lazer e postos de saúde, e construindo moradias populares...continue lendo...

Nota de dom Pedro Casaldáliga

Em nota divulgada a imprensa, de apoio ao cacique Marcos Luidson, o bispo emérito da prelazia de São Félix do Araguaia (MT), dom Pedro Casaldáliga fala sobre a luta do direito da posse das terras do povo Xukuru e se diz “associado” na luta do cacique contra os que tentam tomá-la.
Segue a Nota
Querido povo Xukuru, povo do patriarca Xikão, mártir dos direitos do seu povo e do meu afilhado Marcos, o Marquinho, tão admirado.

Me associo ao testemunho de milhares do Brasil e do exterior, que respaldam vossa luta pelos direitos fundamentais de terra, cultura, justiça e paz. Denunciamos as fraudes, a corrupção comprada e a insensibilidade de certas autoridades estaduais e federais.

Com vocês e com esses milhares de irmãos e irmãs solidários, louvamos de coração a declaração tão certeira do bispo de Pesqueira (PE), Dom Francisco e renovamos nosso compromisso de vivenciar a causa indígena, e concretamente a causa Xukuru, em uma solidariedade fraterna.

O sangue dos nossos mártires e o testemunho dos nossos patriarcas e matriarcas nos batizam de coragem e de esperança.

Recebam um forte abraço de comunhão e um beijo no coração de cada um e na terra Xukuru mesmo.

Dom Pedro Casaldáliga
Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia

Semana do meio ambiente em Paiçandu


Semana do Meio Ambiente - cidade de Maringá

“Recicle. Transforme o lixo, preserve Maringá”. Este é o tema da Semana do Meio Ambiente que começa hoje, às 9 horas na Câmara Municipal de Maringá. Mais informações e progamação aqui

Começa hoje em Maringá

Começa hoje em Maringá o Encontro de Assessores da Pastoral da Juventude do Regional Sul II (Paraná). Dom Eduardo Pinheiro da Silva, coordenador nacional do Setor Juventude, e padre Gisley Azevêdo Gomes, assessor nacional do Setor Juventude, serão os assessores do encontro. Hildete Emanuelle, a secretária nacional da Pastoral da Juventude, também estará visitando as terras que em 2012, sede do X ENPJ, será a casa da juventude, a sua casa... Saiba mais...