24 janeiro, 2009

Brasil produz pela 1ª vez célula-tronco sem embrião

Cientistas cariocas produziram pela primeira vez no Brasil uma linhagem de células-tronco de pluripotência induzida. Conhecidas pela sigla iPS - "induced pluripotent stem cells", em inglês -, elas são idênticas às cobiçadas células-tronco embrionárias, com a vantagem de que não necessitam de embriões para sua obtenção. Em vez disso, a pluripotência (capacidade para se transformar em qualquer tecido do organismo) é induzida "artificialmente" em uma célula adulta, por meio da reprogramação de seu DNA. Leia mais

Turquia e Grécia

Olá!
Neste domingo celebraremos a Conversão do Apóstolo Paulo, então, estou fazendo um convite para uma viagem, que, também, percorrerá os Caminhos deste Apóstolo. Viagem a Turquia e Grécia.
Como poderá ver no Roteiro, em anexo, nossa viagem está prevista para o mês de julho, mas seria importante que as pessoas interessadas e que já estejam decididas a viajar, entrassem em contato com a MarkTur http://br.mc656.mail.yahoo.com/mc/compose?to=grupos@marktur.com.br e, desde já, combinassem a forma de pagamento (falar com a Janete).
Lembro que uma viagem deste porte tem um valor inestimável, é uma riqueza que se investe em si mesmo e que ninguém nos poderá tirar, é uma experiência que se guarda para sempre.
Desejo um bom final de semana e, se for da vontade de Deus, que você possa estar junto conosco nesta viagem.
Qualquer dúvida estou à disposição (ou também com a Franciele - Capela Santo Expedito - Fone 44 3263-4087).
Um abraço a todos e até.
Pe. Leomar Antonio Montagna (Pe. Léo)
Maringá - Paraná
Veja o roteiro aqui (obs.: ao clicar no aqui vc vai entrar no drop.io/lucimarbueno, procure o tema Turquia e grcia 2009.doc e clique em download e mande salvar. Depois é so abrir o arquivo onde vc escolheu para salvar em seu computador)

Teólogos afirmam necessidade de todos se comprometerem para salvar o planeta

Na sexta-feira (23), durante o III Fórum Mundial de Teologia e Libertação (FMTL), que acontece em Belém (PA) desde o dia 21, o professor da Universidade de KwaZulu, na África do Sul afirmou: “O trilho entre a vida e a morte deve ser navegado através da escolha moral humana”.
O teólogo Steve de Gruchy ao abordar o tema “Espiritualidade e ética na agenda da sustentabilidade”, partiu de três fatos que ocorrem em seu país: o sistema de balde na coleta de esgoto cloacal, a denúncia feita pelo cientista Anthony Turton sobre o mal gerencialmente da água pelo Governo da África do Sul e o surto de cólera em seu país.
O teólogo convida a refletir, neste contexto de desrespeito à natureza, casa comum, sobre a espiritualidade que vem do Rio Jordão. “O Rio Jordão é uma tradição baseada num código de regras em que a lei protege os mais fracos, os estrangeiros e os marginalizados”. E conclui: “A liberdade da servidão não é nada se não vem acompanhada da responsabilidade de zelar pelo próprio jardim, respeitar a cerca de divisa do nosso vizinho e lidar com os próprios detritos”.
A pastora batista estadunidense, Emile Townes, também falou sobre o tema do terceiro dia do Fórum Mundial de Teologia e Libertação. Partindo do relato da criação segundo o livro do Gênesis, Townes chamou a atenção para o cuidado que se deve ter com a criação.
Segundo Townes, é preciso descobrir de novo que o amor de Deus pode e deve significar graça. “Estamos paralisados em demônios todos os dias numa espiral de violência encontrada na maneira como vivemos. Precisamos aceitar o desafio da sustentabilidade, ainda que nos machuque. Mas, a culpa não nos ajuda se fizermos nossa vida na mesmice. A meta é construir uma comunidade na qual estamos dispostos a modificar. Precisamos trabalhar juntos para termos novas compreensões e análises. O futuro começou ontem e já estamos atrasados”, concluiu. Saiba mais